Raposa Crítica
Sorteio Harry potter 20 anos especial grifinória
FREEBIES
Guias TERA Online

4 motivos pelos quais eu não comento no seu blog

Se tem uma coisa que eu leio sem parar em grupos de interação de blogueiros é gente reclamando que se tem mais a cultura de comentários que tinham antigamente. Que pode até ter boas visualizações, mas as pessoas não comentam.

É claro que eu, a sempre do contra, acredito que isso é muito relativo. O comportamento de todos da blogsfera mudou, os comentários diminuíram sim, mas muito disso é culpa do próprio blogueiro. Sim, isso mesmo, você que está me lendo agora.

E para ilustrar, resolvi listar quatro motivos pelos quais eu não comento em um post e, se eu chego a comentar, eu posso acabar não voltando lá.

1. O seu texto me desmotiva

Todo mundo odeia comentário de uma linha, não é verdade? Parece que a pessoa não leu, não tem o que falar sobre o assunto abordado, e por aí vai. Qualquer blogueiro que se preze sabe MUITO BEM do que eu estou falando.

Porém, falando como leitora e não como escritora, existem alguns posts por aí na blogsfera que não tem como comentar nada consistente. É sério. Você quer postar uma wishlist só listando um monte de item? Beleza. Seu post tem menos de 100 palavras e espera que meu comentário seja maior que isso?

Alguns posts que eu encontro por aí são tão superficiais que mesmo lendo, não consigo do fundo do meu coração, achar o que comentar sobre além de "nossa, que legal, parabéns". E quem já recebeu comentário meu sabe que essa mania de falar demais não fica só aqui nos posts do blog não. hehe

2. Onde diabos está seu link para os comentários?

Em pleno 2016 isso acontece com mais frequência do que eu acho humanamente perdoável. É sério.

Quando falamos de identidade visual para um blog, não falamos só de algo bonitinho, falamos de algo prático e que facilite a experiência do leitor. Tem muito blog por aí em que encontrar o link para ir pros comentários é uma verdadeira caça ao tesouro, ou pior (!), a pessoa deixa o link para os comentários lá em cima junto com o título.

Porque com certeza faz todo sentido do mundo o seu leitor ler aquele texto quilométrico e ter que subir a barra de rolagem inteirinha para voltar lá no cabeçalho e conseguir ir para os comentários. Arram.

Levei mais de 3 segundos para achar o link para os comentários? Alt + F4.

3. Seu formulário de comentário pede coisas demais (ou de menos)

Tem uns alternativos de comentários por aí que é reclamação geral (oi disqus), por conta do cadastro que pede uma quantidade absurda de informações. Eu que já persisti a esse processo, hoje até gosto dele, mas deixo aqui o lembrete do ódio comunitário sobre esse empecilho do mesmo.

Outra questão é o comentário nativo do blogspot, e falo como alguém que usou o blogspot por seis anos e meio: libere todos os perfis de comentário. Gente, nem todo mundo que comenta no seu blog usa perfil do google. Meu blog é no wordpress e eu ODEIO ter que escrever meu link no final do comentário porque a pessoa não tem o Nome/URL habilitado. E eu pergunto, POR QUÊ?

Outro ponto é aquela confirmação de que se é robô ou não. Vou contar o que acontece comigo: abro várias abas com vários blogs, leio, comento, clico em enviar comentário e vou para outro blog. De repente, meia hora depois ou horas depois, eu descubro que meu comentário não foi porque ele ficou travado naquela aba de confirmação, aí eu confirmo. Às vezes envia numa boa, às vezes eu perco meu comentário e tenho que escrevê-lo de novo. Meu segundo comentário, se eu decido fazê-lo, nunca é tão bom quanto o primeiro.

Quer proteger seus posts de spam? Modere seus comentários. Não deixe o trabalho na mão do seu leitor, largue de ser preguiçoso, não te custa nada aprovar os comentários para o seu blog.

4. Vejo que você não responde comentários

Essa é clássica. A pessoa reclama a vida toda que não recebe comentário, aí ela recebe o comentário, lê o comentário e… pronto. É, não se dá ao trabalho de responder o comentário do leitor, de manter uma via de diálogo com ele. Bom, se é para ser ignorado, me conte, exatamente porquê um leitor vai sentir vontade de comentar no seu blog?

Se entro em um blog e vejo que os comentários não são respondidos, já fico desanimada de fazer o meu. O que motiva um leitor a fazer um comentário é o mesmo que te motiva a fazer um post: algo para falar. E, assim como você não gosta da ausência de feedback… Bom, é meio óbvio aonde quero chegar.

Converse com seu leitor, responda os comentários dele. Se você usa o WordPress, você tem a maravilhosa funcionalidade da resposta ir por e-mail (minha funcionalidade favorita da plataforma).

Falo por experiência própria quando digo que manter esse diálogo não só gera mais comentários, como fideliza seu público.

BÔNUS: A famosa prática da retribuição de visita

Querendo ou não grande parte dos comentários que um blog recebe vem de outros blogueiros. Essa comunidade costuma ser bem unida, principalmente porque quem produz conteúdo de determinado nicho, gosta de consumi-lo.

Quando um blogueiro comenta em outro blog, é natural a espera de um feedback. Tem gente que acha horrível, fala "ah, mas ele veio aqui no meu blog só porque espera que eu visite o dele de volta", como se gostar do seu conteúdo e criar um vínculo fossem duas coisas que se repelem.

Apesar de termos essas maças podres, que a meu ver estão longe de ser a maioria, a retribuição de visita sempre foi uma prática muito bem vinda. Além de te ajudar a conhecer outros trabalhos, os comentários antigamente eram o que hoje fazemos com os grupos de interação. Foi por conta dessa prática que fiz certas amizades na blogsfera que duram anos. Não acho certo que ela seja mau vista ou até mesmo abolida.

BTS the Wings Tour em São Paulo: Eu fui!
Cansei de gente que não se importa
Você é xenofóbico com Kpop sim

113 comentários
  • Lohana Campelo

    Amei Amei Amei Amei.
    Vi que você divulgou esse link num grupo do facebook e não dei tanta atenção na época. Mas agora que estou reestruturando e dando uma nova carinha para o meu blog, lembrei desse seu post e vim ler.
    Muito Obrigada!

    Responder
    • Jade Amorim

      Fico feliz que tenha gostado, Lohana! Boa sorte com o novo blog!

      Responder
  • Laís

    Obrigada pelas dicas! Vou verificar se o meu formulário de comentários só permite que somente quem tem conta no Google possa comentar (para ser sincera, não sabia que existia a opção de não restringir somente a quem tem conta no Google). Já até pensei em instalar o Disqus (que permite mais opções de login), mas agora que você comentou que é trabalhoso (eu nunca deslogo, nunca mesmo, então sempre que entro em um site com Disqus vejo que já estou logada), fiquei em dúvida.

    Abraço!

    Responder
  • Muryel Oliveira

    Jade, fiquei chocada e feliz ao mesmo tempo, porque você comentou no meu blog *ebaaa* e triste porque realmente vejo muitas pessoas que não respondem, minha ex amiga (isso é meio estranho), tem um blog e deixa os trinta e poucos comentários que ela recebe em todas as postagens sem resposta só pelo motivo de: "ninguém recebe as notificações de comentários do blogger" ou "o blogger não notifica, ninguém volta para conferir e já era, é isso, comento no próximo post o que eu lembrar do que alguém escreveu". Achei isso frio, sabe?? Eu luto para conseguir seguidores, leitores, amigos, companheiros de blogs e fico tão, mas tão feliz quando recebo um comentário de alguém, até aqueles de uma linha. As vezes eu não sei o que responder, fica meio "ah sim, bem isso que você disse" ou 'penso exatamente isso… comenta comenta comenta sobre o assunto". A minha maior felicidade foi passar 10 dias longe da internet e chegar, abrir o blog e ter 17 comentários em postagens que nem eram novas! Quase tive um troço hahahah. Bem, é isso, volte sempre que quiser, adoro você um pouco mais, fica bem! <3

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, como assim chocada? Eu sou uma pessoa como qualquer outra, tardo mais não falho e sempre retribuo o carinho dos meus leitores! <3
      Como eu comentei com outras pessoas que comentaram, quando eu usava o blogger (nos primeiros seis anos de blog), eu costumava responder o comentário das pessoas quando ia comentar no blog delas e retribuir a visita, exatamente porque é raro a pessoa voltar para conferir a resposta (geralmente essas pessoas visitam tantos blogs). Mas sim, é mó chato quando não há a resposta, mesmo que um pouco mais “tarde”. Por isso eu amo o wordpress, vale o valor da hospedagem só pelos meus leitores receberem suas respostas por e-mail. <3
      E de fato tem alguns comentários que fica meio difícil de responder, mas é só ficar tranquilinha, que a culpa não é sua de a pessoa ter deixado um comentário superficial né?
      Eu super fico feliz quando acordo e tem comentário no blog também (apesar de estar ficando louca tentando responder todo mundo). xD

      Responder
  • Marina

    A maioria dos meus leitores não voltam pra ver o que eu respondi, mas eu sempre respondo os comentários deles. Às vezes demoro um pouco, mas a resposta tá sempre lá. Tem alguns blogs que eu volto pra ver o que a pessoa respondeu, e imagina a minha surpresa em descobrir que a pessoa não respondeu nada. Fico até chateada. É o que mais me desmotiva a comentar. Se a pessoa não responde nem retribui o comment, aí é que não comento mesmo. Tô fazendo o que aqui nesse blog que a pessoa nem liga pra mim?

    Não participo de grupo de blog no Facebook, e comentar e receber comentário é minha única forma de interação com as pessoas. Se ela não corresponde, é como se eu estivesse falando com a parede.

    Responder
    • Jade Amorim

      Sabe Mah (na cara de pau mesmo), quando eu usava o blogger (nos primeiros seis anos de blog), eu costumava responder o comentário das pessoas quando ia comentar no blog delas e retribuir a visita, exatamente porque é raro a pessoa voltar para conferir a resposta (geralmente essas pessoas visitam tantos blogs). Mas sim, é mó chato quando não há a resposta, mesmo que um pouco mais "tarde". Por isso eu amo o wordpress, vale o valor da hospedagem só pelos meus leitores receberem suas respostas por e-mail. <3
      Mas sim, essa questão de manter o diálogo com o leitor é fundamental. A pessoa quer que comentem, mas não quer dar o feedback? Faz favor né! rs

      Responder
  • Gisley Scott

    O que me mata é entrar em blog bacana e as opções de comentários serem apenas com uma conta do Sapo, Disqus, Google + ou Facebook! Detestooooooooooo!!! Uma vez escrevi para uma blogueira, falando da minha dificuldade de comentar porque até pra criar a maldita da conta estava dando erro! Ela simplesmente respondeu que o Disqus era a única maneira de comentar. Ah tá, né? Deu vontade de digitar: E só isso. Não tem mais jeito!Acabou! Boa soooorteeeee!!!

    Beijos!
    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Esses plugins externos, que você citou, são extremamente susceptíveis a erros, e é por isso que eu também não sou nada fã dos mesmos, Gisley. Acredito que quem os usa, o mais prudente é usar esse e o formulário nativo da própria plataforma, sabe? Eu mesma, sou muito fã do tipo de comentários do wordpress, não trocaria por nada! rs

      Responder
  • Jefferson Reis

    Uma das coisas que me desmotiva a continuar no Blogger é a caixa de comentários, pouco dinâmica. Mas ainda não me convenci a migrar para o WordPress. Enquanto isso, deixo habilitados todos os perfis de comentários, como você disse.

    Responder
    • Jade Amorim

      A caixa de comentários do blogger não teve qualquer incrementação nos últimos anos, e isso é muito triste. Se eles melhorassem ficaria muito menos. 🙂

      Responder
  • Mariana Faian

    Jade, eu adorei esse seu post porque me abriu os olhos pra muitas coisas. Eu tenho o blog a pouco tempo e, com meu tempo corrido, eu acabo não respondendo os comentários, deixando pra fazer isso MUITO tempo depois do post. Teu post me provou que eu tenho que ser mais regrada com isso e trazer um público legal pro meu blog! Parabéns pelo post!

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Mari, tudo bem? Fico sempre muito feliz em saber que ajudei outros blogueiros. Eu te entendo totalmente quanto a questão de tempo (eu mesma to numa fase que está bastante complicada, desculpa a demora!), mas acredito que o importante é responder em algum momento. 😀

      Responder
  • Giovanna Carvalho

    Olha garota, nesse momento, eu escolhi te amar! Que post incrível, cheio de dicas principalmente para os blogueiros. Amei demais, posso afirmar que voltarei mais vezes <3
    Ps: 'Onde diabos está seu link para os comentários?' Essa ganhou meu coração hahaha

    https://publicando-blog.blogspot.com.br/

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Giovanna! Fico muito feliz que tenha gostado do post, viu? Espero te ver mais vezes por aqui! ♥

      Responder
  • Maria Eduarda

    Confesso que nunca fui de responder comentários. Acho que por ser totalmente desapegada e nunca esperar por respostas dos outros blogueiros (eu nem sabia que as pessoas tinham esse costume até o ano passado HAHAHA), eu acabei me iludindo e achando que ninguém se importava também. Agora vou começar a responder todos.
    E esse de devolver a visita me rendeu muito blog legal e fez com que muita gente linda que eu adorava fosse me visitar também. Acho que é uma dica ótima, porque expande nossa teia de amizade (?) na blogosfera e faz com que a gente conheça muitas pessoas que têm os mesmos interesses que nós.

    Beijão!

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Maria, tudo bem? Pois é, isso é algo que a galera preza bastante, inclusive porque estimula o leitor a voltar lá no blog e ler outras postagens! rs E sim, retribuir visitas e etc só nos traz outras pessoas amôr pro nosso círculo de amizade! ♥

      Responder
  • Victoria de Andrade

    Falou tudo! Eu tenho preguiça de comentar quando pede coisa demais ou quando da aquela travada pra confirmar que eu não sou um robô e aí perco o comentário. As vezes não comento porque o post não tem muito o que comentar né.
    Blog da Vicky

    Responder
    • Jade Amorim

      Vicky, eu deteeeesto perder o comentário, desanimo total e geralmente até desisto! haha Fico feliz que tenha gostado do post, beijos! :*

      Responder
  • Rebeca Cristal Borges Santos

    Amei, total realidade. Com certeza aplicarei as dicas a minha vida de blogueira. Tento sempre ser regular para que isso não ocorra!!

    Responder
    • Jade Amorim

      Que bom que gostou . 🙂

      Responder
  • Sthefani Monteiro

    Que post maravilhoso, adorei e concordo com muitas coisas! Quando o formulário é longo e dificil de preencher, eu já desisto. Sempre prefiro quando dá pra postar pelo face, ajuda super! hahaha Fico de olho também se a pessoa responde ou não comentários, porque é super chato nao ter retorno né …

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Sthefani, tudo bem? De fato comentar com o face é a maior praticidade, você inclusive recebe notificação quando a blogueira te responde! hahaha

      Responder
  • Betânia Duarte

    Adorei seu post moça, tapa na cara de muita gente, inclusive na minha. Esse ano tem sido FODA, não tenho tempo pra nada e os meros comentários que recebo não consigo responder com tanta rapidez, quando respondo. É uma coisa que me consome por dentro porque também não gosto de comentar em blogs que não respondem, ou seja, eu sou hipócrita. Espero poder mudar tanta coisa esse ano, que se eu passar na federal vai ser mais calmo, espero :))
    Ótimo post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    Responder
    • Jade Amorim

      Betânia, como vai? Acredito que problemas com tempo e compromissos todos tem, acho que o importante é o autor ter essa consideração e em >algum momento< responder, afinal, o vínculo que cria com o leitor super estimula ele a voltar . 😀

      Responder
  • Kamilla

    "Eu amei este post e vou protege-lo com a minha vida". Parei. Eu concordo com quase todos os motivos citados aqui, e acredito que tudo tem seus prós e contras, eu não me incomodo com comentários curtos ou longos, eu só quero que meus leitores comente conforme acharem mais confortável para eles, afinal não quero obriga-los a nada. E outra eu DETESTO empecilhos quando vou comentar, estamos numa era que quando dá muito trabalho o mais fácil é sair e não voltar nunca mais (Bem-Vindo a internet). E por fim o que mais me desmotiva a comentar é quando vejo que a pessoa não responde os comentários, isso me deixa furiosa, eu fico tipo: "Quer merda de blogueira é essa?" (Me desculpe o palavreado).

    Responder
    • Jade Amorim

      Kamilla, tudo bem? De fato, responder os comentários é fundamental, manter um diálogo com o leitor é importante. Às vezes a gente até demora porque não dá para controlar quando vai ter tempo, mas sempre que possível é importante ter esse cuidado. Quando falei de comentários curtos, não foi no sentido querer dizer como eles tem que comentar, apenas que tem alguns blogueiros que não tem conteúdo o suficiente para que você retribua o comentário do jeito que ele espera. Fico feliz que tenha gostado do post, espero te ver por aqui mais vezes! 🙂

      Responder
  • Sammy

    Super concordo com tudo! Outra coisa que acho péssima é quando alguém comenta "Adorei, vem visitar meu blog" é como se a pessoa só tivesse ali pra divulgar o trabalho dela. Acho super valido retribuição também, pode até surgir amizades entre blogueiras ( que cá entre nós é uma das melhores).

    Só mais uma coisinha, achei lindo seu blog !

    Responder
    • Jade Amorim

      Sammy, eu odeio esse tipo de comentário também, o que a gente já classicamente chama de spam. Se eu noto que a pessoa não leu o meu post eu IGNORO completamente o comentário dela, afinal, queremos leitores de verdade, não números, não é? Beijos!

      Responder
  • Ana Letícia Pinheiro Silva

    Olá Jade, adorei o post. Confesso que fiquei com medo na parte que você falou do Disqus, quando comecei meu blog, achei que ele seria bom, mas acredita que já recebi uma reclamação? Infelizmente não posso me desfazer dele, pois assim irei perder meus comentários e mesmo que eles sejam poucos, ainda sim significam muito para mim. Sobre posts superficiais, tem muita blogueira que por incrível que pareça, não gosta de escrever e acabam resumido o post a poucas palavras e muitas imagens, postagens assim é muito difícil achar o que falar. Soube não responder comentários, eu gosto de comentar no blog e depois voltar para ver o que a blogueira respondeu, acho legal essa interação entre blogueira e leitor, acabo ficando chateada quando retorno e não tenho nenhuma resposta,

    Tchauzinho e até logo.

    Meio Assimétrica

    Responder
    • Jade Amorim

      Ana, tudo bem? O Disqus realmente é uma onda enorme de reclamações dos usuários, e o pior é que como você disse ele meio que escraviza quem o utiliza. Uma sugestão que eu deixo é você usar duas opções de comentários, é sempre ótimo! E sim, eu entendo totalmente essa questão de "blogueiras que não gostam de escrever", não faz sentido para a proposta do que É um blog, de fato, mas muita gente quer "ganhar dinheiro com internet, não é verdade?
      Eu sinto muito pela demora para responder (meu início de ano tá parecendo uma criança que comeu açúcar demais e está hiperativa). Beijos!

      Responder
  • Kaila Garcia

    Que texto/reflexão mais incríveis! Acho bem difícil alguém tocar nesse assunto e ser tão sincero. Acho que o maior motivo pelo qual me desanima comentar em outros blogs é o conteúdo, hoje muitas blogueiras escrevem sobre qualquer coisa apenas para conseguir comentários e visualizações para no fim, conseguir parcerias e as coisas não são assim! É uma honra quando te vejo comentar no meu blog. Feliz ano novo. ❤

    http://www.kailagarcia.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Kaila, como vai? Olha, eu sinceramente sou do posicionamento que se não for pra ser sincera, eu nem escrevo o post, fiquei extremamente feliz com o feedback positivo que tive nele, inclusive.
      E quanto a questão de conteúdo, concordo totalmente com você. Muito do que acontece é a blogueira criar um blog não porque ama o ofício e etc, mas porque quer se tornar uma subcelebridade da internet, né? Aí fica bem nítido no próprio blog dela isso, com conteúdos super superficiais e mal feitos.
      Quando a pessoa ama o que faz, você consegue ver em cada post a dedicação, o carinho e o amor pelo blog! ♥

      Responder
  • Thami Sgalbiero

    Isso de fazer posts com wishlist até que é legal, mas depende muito da forma como é feito. Tem gente que só joga os itens lá e acha que pode ser legal para seus leitores, mas não é bem assim. Toda ez que eu faço wishlist, comento sobre cada item, acho que fica mais interessante para o leitor, porque eu me coloco no lugar do leitor, acho importante sempre pensar nisso. Nossa, isso do link para os comentários, já sofri muito, haha! Isso dos comentários é um dos motivos que eu quero trocar logo o meu blog para os WordPress pra ficar melhor pra quem tá vindo comentar e até quem não tiver blog poder comentar. Odeio ser ignorada também, comentar no post da pessoa e esperar que ela me responda se gostou do comentário ou não, espero interação, sabe? Essa funcionalidade do WordPress de enviar a resposta por e-mail já me salvou muitas vezes, porque as vezes eu deixava uma pergunta no comentário e esquecia de voltar pra ver a resposta. Eu só visito blogs que eu gosto do conteúdo, não vou ficar comentando besteira só por visitas, isso é horrível! Enfim, amei o post!

    Beijos!

    Responder
    • Jade Amorim

      Thami, sobre os posts de wishlist, de fato tem vários que são muito bons por aí, a pessoa prepara um conteúdo ao invés de apenas vomitar algumas muitas fotos.!
      E venha pro wordpress sim! Quando eu fiz a minha migração eu fiquei um mês editando e arrumando o blog aqui no wordpress sem desativar o blog no blogger, por questão de conteúdos, aí conseguia manter ainda a atividade no blog! (e dá trabalho viu, mas é muito recompensador!).
      E como eu tava falando com uma outra moça que comentou ali embaixo, a ideia do blog academicamente falando é a de exatamente promover essa troca, esse contato mais pessoal com o leitor, sabe? Então nada mais natural do que ter sempre esses feedbacks fomentar mesmo!
      Fico feliz que tenha gostado do post! ♥

      Responder
  • Ludmila Müller

    É bem verdade, né?! Também penso assim, mas nunca imaginei que alguém poderia transformar isso em um post tão bem articulado. Gostei de ler!

    Acredito que a palavra essencial é retribuição, mesmo. Se alguém vai no meu blog e comenta algo, é pelo fato de ter gostado ou ter alguma opinião sobre o que eu escrevi.
    Como é blog pessoal, se ela gostou, provavelmente eu também vou gostar do conteúdo do blog dela. Porque não retribuir e conhecer?

    *:

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Lud, tudo bem? Fico muito feliz que tenha gostado do post! E concordo contigo, retribuição é uma palavra de ordem muito forte na blogosfera! A ideia do blog academicamente falando é a de exatamente promover essa troca, esse contato né? Então nada mais natural do que ter sempre esses feedbacks e etc! ♥

      Responder
  • Nani Moreira

    A-DO-rei!, Sério, é bem isso mesmo! Tem tanto blog por ai ( e eu sou blogueira, tá?) que simplesmente taca a matéria lá e nem se dá o trabalho de produzir algo relevante ou bem escrito que dá até raiva! Eu sou dessas que preza por bom conteúdo e gosta de receber feedbacks e por que não, dar outros tantos. Faz bem pra alma e valoriza o trabalho que tem sido feito. Aliás, gostei da sua escrita e do seu posicionamento. Bjs nani moreira (ps…Oieee, vim do grupo no face United Blogs)

    Responder
    • Jade Amorim

      Eu não poderia dizer melhor, Nani! Muita gente começou a ter um blog com a intenção de virar sub-celebridade na internet, e aí faz qualquer coisa só para conseguir números. É super nítido quais são as blogueiras que tem esse tipo de comportamento, principal coisa que a gente nota: o feedback é mínimo e o cuidado é pouco!
      Quando a gente ama o que faz, o nosso carinho, atenção e dedicação transparece em cada post! 😀
      Fico feliz que tenha gostado do post, seja muito bem vinda aqui pelo blog, espero te ver mais vezes!

      Responder
  • Glaucia

    Estou começando agora com meu blog, confesso que aprendi muito com esse seu post , tudo que você escreveu eram coisas que eu já imaginava que deveria ser . Você me tirou um peso da consciência, tenho mesmo muito o que apreender . Obrigada por este post era tudo o que precisava .

    Responder
    • Jade Amorim

      Glaucia, fico muito feliz em saber que te ajudei nesse aspecto! É muito gratificante escutar coisas como essas! 😀
      Espero que você tenha muito sucesso com seu blog!

      Responder
  • Bárbara Nassar

    Nossa, tem vários blogs que escondem o botão de comentário, fico louca.
    Tem um que me encaixo, em relação a responder comentário. Estava atrasada, não respondia comentários desde 12 de Novembro. Mas é que as vezes fica muito corrido. Agora estou sentando, e respondendo todos <3

    Beijos, Love is Colorful

    Responder
    • Jade Amorim

      Bárbara, o importante é sempre responder, mesmo que leve um tempinho. Te entendo totalmente com esse negócio de tempo (olha só eu aqui, te respondendo super atrasada, dsclp). Quanto aos blogs que escondem o link de comentário, sinceramente, confesso que nunca vou entender! rs

      Responder
  • Leh Pimenta

    Oh me identifiquei bastante com seu texto, só sentir falta do tópico "Não comento no seu blog, por medo de escrever algo errado e virar chacota sua e das suas seguidoras," Esse é um dos comentários que mais esculto ou leio na hora que pergunto sobre porque não comentar em um blog e o fato da pessoa não responder que seja um muito obrigada por seu tempo. Concordo com você em relação a post sobre compras, até a forma que você fala sobre eles abre brecha para comentários, mas alguns fica tão superficial que nem da para escrever nada.

    http://www.coisasdemineira.com/

    Responder
    • Jade Amorim

      Leh, eu até esqueço que tem gente assim! Mas em minha defesa, nesse post eu falei sobre o que >me< faz não comentar, e eu tenho medo de comentar no blog dos outros não! hahahaha Mas eu ainda gostaria de entender porque algumas pessoas pensam assim, de verdade, tipo, eu procuro me mostrar o mais aberta e receptiva possível, pra que todas comentem, e sempre respondo (mesmo que com atrasos, desculpa!). Eu já vi muito post de wishlist sensacional por aí, que dá para comentar um montão! A pessoa só tem que montar um post de verdade, ao invés de sair jogando uns links e umas imagens com textinho superficial né? Beijos!

      Responder
  • Lilian

    Jade, esse teu post me fez refletir sobre diversas coisas. Quando eu entro em um blog e tenho que preencher 300 coisas para meu comentário ser validado, respiro bem fundo, com determinação para não desistir de deixar meu comentário.
    Isso de a pessoa não responder nosso comentário é muito chato! E o bacana seria se todos os sistemas de comentários tivessem a opção de ir para nossos emails. Gosto de ver, pelo email mesmo, a resposta que a pessoa me deu. Confesso que não lembrarei de todos os comentários nem paciencia para ir procurando meus comentários e ver se foram respondidos, a menos que minha expectativa esteja extremamente alta.
    Sobre comentários que deixam no meu blog: um comentário de duas linhas válido vale mais do que um com o dobro, mas que só fale abobrinhas. Apesar disso, também prefiro comentários mais longos, porque a discussão do assunto tende a possuir maior propriedade, né? O que gera uma troca.

    Responder
    • Jade Amorim

      Lilian, eu me sinto exatamente assim quando me deparo com um formulário enorme, e de fato eu não entendo porque plataformas como o Blogger não tem a opção de receber as respostas de comentário por e-mail, não deve ser algo tão difícil de fazer! :/
      Acredito que o importante é o conteúdo do comentário, mas é difícil um comentário ter conteúdo quando ele tem meia linha, não é verdade? rs

      Beijos!

      Responder
  • Luana Souza

    Antes de tudo, quero dizer que amei o formato do seu post e a maneira como você escreve <3
    Sobre o post, concordo com absolutamente tudo, especialmente com o primeiro item. Eu detesto posts superficiais, com poucas frases, sem cuidado e conteúdo -.- não da animo pra comentar!

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Luana, tudo bem? Muito obrigada pelos elogios! Tento sempre ser o mais clara, didática e ainda assim descontraída possível nos meus posts e é muito gratificante ver que pessoas gostam desse estilo de escrita. Já sobre o conteúdo, acredito que posts superficiais são realmente terríveis, eu não consigo muitas vezes nem terminar de ler quando vejo que a blogueira escreveu o conteúdo por escrever. :/

      Responder
  • Duds

    Puxa, pior que é bem assim mesmo! Eu me incomodo principalmente quando pede mil coisas ou quando é daquele concorrente d Disqus (agora me fugiu o nome) que se trava todo e não deixa comentar hahaha

    Responder
    • Jade Amorim

      Não existe um cenário em que esses formulários de comentário são legais né? É bom para ter várias opções, mas eu mesma se pudesse nunca os escolheria! Quando são os único eu até fico desanimada! haha

      Responder
  • Pyetra Melo

    Agora pouco pedi ajuda da galera de u grupo de blogs que participo pra saber como manter os leitores, fazer com que eles intejam comigo e uma linda me indicou o seu blog. Confesso que fiquei com um mega medo de ler esse post e ver que sou o tipo de gente que não dá pra comentar algo do fundo do coração kkkk
    Sobre a retribuição de visitas: algumas pessoas acham que não vale a pena ajudar alguém que tem menos que elas. Digo isso porque várias vezes entrei de blogs, relativamente, pequenos, deixei comentário, quis receber o conteúdo diário, mas a blogueira pouco se importou em retribuir, mesmo que fosse com um comentário vazio. Acho justo a gente se ajudar, ainda mais nesse meio, afinal, é bem difícil crescer sozinho.
    Adorei o seu blog, é diferente de todos que eu já vi. Apesar de não te conhecer, ao observar seu layout parece que te conheço, pra mim ele meio que transparece quem você é.

    Responder
    • Jade Amorim

      Olá Pyetra, tudo bem? Você não sabe como eu fico feliz de ler isso. Não precisava ter medo porque acredito que, mesmo que fosse, a partir do momento que tomamos consciência de algo que estamos fazendo errado, podemos mudar! 😀
      De fato tem muita blogueira por aí que é arrogante, acha que não precisa interagir com o leitor, vejo acontecer sempre e condeno bastante. Achava esse comportamento extremamente mau educado oito anos atrás, quando comecei e continuo achando agora.
      Enfim, eu realmente fico muito feliz com os elogios, cuido do meu cantinho com muito amor e cada vez que aparece um leitor dizendo coisas como essas, o coração da gente fica até mais aquecido. Espero te ver por aqui sempre! 😀

      Responder
  • Juliana Araújo

    Super válido, post muito bem completo! Todos deveriam ler… Eu lembro que quando eu comecei era super comum a retribuição de comentários e muita gente não respondia aos comentários. Só fui começar a responder agora quando voltei a blogar e percebi que isso só aumenta o feedback e a interação com o leitor, porque quem deixa um comentário está interagindo com o nosso texto, e quando lemos um comentário também temos mensagem pra passar pros nossos visitantes, abrir uma conversa a partir dali, por que não aproveitar isso?
    Entro em alguns blogs com o sistema de comentários difícil e imagino o porquê de receberem poucos comentários. Isso desanima bastante.

    Responder
    • Jade Amorim

      Juliana, acredito que ninguém começa fazendo certo, e é algo que vamos aprendendo com o tempo né? Por muito tempo eu fiz várias coisas que hoje vejo que poderia ter feito melhor, mas o importante é estarmos sempre em evolução. E aprender a manter e cultivar um diálogo com o leitor é uma das principais coisas! 😀

      Responder
  • Thalita

    Seu blog é super lindo *U* E eu super concordo contigo. As pessoas querem muitos comentários mas não fazem por onde.

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Obrigada pela visita, Thalita, fico feliz que tenha gostado do blog e do post. 😀

      Responder
  • Leslie Leite

    Eu li esse post seu ontem pelo celular, achou super legal e resolvi voltar dessa vez no Pc pra ficar mais fácil comentar, haha.
    Eu me identifiquei muito com seus motivos por que são praticamente os mesmo que me fazem desistir de comentar em alguns blogs. Mesmo não gostando, ainda assim, na maioria das vezes eu tenho paciência para responder ao captcha e preencher um formulário pra poder comentar, porém, o texto desmotivativo é o que mais me faz desistir de comentar. Geralmente meus comentários são grandes, eu gosto de conversar e expor minha opinião sobre o assunto que a pessoa fala no post, então quando não há nada pra eu comentar eu percebo que o problema não é comigo, e sim com o post que não merecia um comentário.
    Sobre responder os comentários… Meu blog é no blogspot, e lá por muito tempo quando a gente respondia o comentário, a pessoa recebia uma notificação na conta do google da sua resposta, atualmente, não sei o que houve e essa notificação não existe mais, quando respondemos os comentários, as pessoas nem ficam sabendo 🙁 Por isso eu não respondo os comentários do meu post diretamente lá, mas caso a pessoa faça um questionamento sobre algo que sei que minha resposta será de ajuda tbm para outros, eu respondo. Mas, prefiro sempre responder diretamente no blog da pessoa e dessa forma tbm posso retribuir a visita dela.
    Enfim, gostei muito do seu post. Servirá de alerta para muitas blogueiras.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Leslie, como vai? Então, eu também continuo comentando em muitos blogs apesar deles terem esses detalhes que não me agradam, mas o conteúdo não dá né? Assim como você, eu falo demaaaaais, e aí eu fico me sentindo até mal quando eu vou visitar um blog e não consigo comentar direito. Sinto que estou desrespeitando o autor fazendo comentário superficial, mas o que eu poderia dizer?
      Quanto a responder comentários no blogspot, eu entendo completamente o seu cenário. Como eu disse para outra moça que comentou por aqui, os seis anos que fiquei na plataforma blogger, eu fiz exatamente como você: não respondia os comentários no meu próprio blog, mas respondia no meu comentário no blog da pessoa ou na rede social que ela linkou durante o comentário. Acredito que o mais importante é manter o vínculo e o diálogo aberto com seu leitor, para que ele saiba que não está falando com as paredes! ♥

      Responder
  • Camyli Alessandra

    Eu sempre fico aflita com esse tipo de postagem:

    1. Eu odeio não ter o que comentar nos posts "look do dia" e resenhas sobre maquiagem e até receitas… Notei que a maioria dos comentários são superficiais: "Adorei o seu post! …. meu blog é http://www..."
    2. O link dos comentários não estar visivel ou o simples fato de ter um formulário já me desmotivam a comentar…. Posso comentar na conta do blogger e no facebook e isso facilita bastante a vida dos seus leitores.
    3. Confesso que eu falho nas respostas dos comentários…. Porém, eu vou em cada blog e respondo ou comento a postagem do coleguinha…
    4. A retribuição de comentários é a forma mais antiga de conquistar leitores na BogOsfera. Não sei de onde surgiu essa "moda" igual eu vi uma vez em um blog famoso -Não espere respostas ou que eu retribua a visita em seu blog… mi mi mi. Afff…

    Responder
    • Jade Amorim

      Camy, tudo bem? De fato, é bem difícil ter o que comentar em postagens de looks do dia, maquiagem e e etc. Já sobre os comentários, eu sou apaixonada pelo formulário do wordpress (preenchimento automático nos faz ter que escrever só uma vez, né XD), agora de fato ter várias opções de comentário dá maior liberdade para o leitor escolher o de sua preferência. Quanto responder os comentários, eu acredito que retribuir a visita é bem o suficiente nesse caso. Como eu disse ali embaixo para uma outra moça que comentou, nos seis anos que fiquei na plataforma blogger (que não notifica quando há uma resposta), eu fiz exatamente como você: não respondia os comentários no meu próprio blog, mas respondia no meu comentário no blog da pessoa ou na rede social que ela linkou durante o comentário. O importante é manter o vínculo e o diálogo aberto com seu leitor. 🙂

      Responder
  • Lia

    O post estar incrível percebi que eu tenho errado em algumas coisas no meu blog principalmente em quase não responder os comentários eu também acho que tem blog que tem muita frescura pra conseguir enviar um comentário e as você gosta do texto do blog só que você só quer ir lá visitar ler e não fazer comentários mais isso não significa que vc não tenha gostado,Geralmente eu comento quando o texto consegue me prender do começo ao fim

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Lia, tudo bem? Esse negócio de ler e não comentar é super normal. Geralmente a gente só comenta naquilo que pega o nosso coraçãozinho de jeito, não é verdade? Se você encontrou coisas que precisa melhorar no seu blog, não se desespere, eu já cometi muito desses "erros" aí acima, o importante é a gente ir melhorando sempre.
      Espero te ver mais por aqui, viu? Beijinhos! :*

      Responder
  • letras e costuras

    HAHAHAHA ri muito alto do título 😡
    agora que tu falou de wishilist, eu pensei que as que mais vejo são as com funkos, fico exausta. às vezes perco horas procurando o raios do comentários e não acho e odeioooo esse disqus, deveria se chamar demônio isso sim!
    muáaa :*

    Responder
    • Jade Amorim

      O título é sempre uma grande preocupação por aqui! hehehe Sim, wishlist sem conteúdo me deixa com muuuuuuita preguiça. Descobri que procurar link de comentários é um ódio compartilhado pela maioria das blogueiras e não sofra tanto por causa do menino disqus. haha Beijos. <3

      Responder
  • Karolini Barbara

    Ma oê! HAHAHAHAHAHAHAHA… Cara a blogosfera mudou muitoooo mesmo, e isso porque já tive blog quando tinha meus 16 aninhos de idade (Um bloguinho gótico, me orgulho dele até hoje u.u). Depois disse passei para blogs de escrita, que é meu forte e eu amo (uso o tumblr) e agora tenho esse bloguinho lindo e do fofo a qual posso postar minha opinião, escrever textinhos, participar de algumas postagens coletivas., e fazer resenhas de livros. Eu fiz alguns textos, principalmente voltados para blogueiros inciantes, e muitas partes do seu post estão lá (como minha opinião). Eu até entendo o ponto de vista, eu vou ser bem sincera, eu não sou de ficar respondendo aos comentários dos meus leitores. Alguns eu respondo, porém grande maioria não. É um costume que tenho dentro da "minha" blogosfera. E eu não acredito que isso atrapalhe no crescimento do blog, claro que já recebi comentários pedindo para que eu comentasse, mas o post tem que me interessar para que eu tenha vontade de comentar nele. Minha forma de responder ao comentário feito em meu blog, é comentando no blog do meu leitor. Mas, gostei bastante do post.

    Até mais!
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Karol, tudo bem? Eu também acompanhei de perto essa transformação da blogosfera. Muita coisa mudou, muita coisa continuou igual. Sobre responder os comentários do blog, o que você faz é responder o comentário do seu leitor. Pelo o que eu vi você usa o blogger, ele tem aquela tremenda desvantagem de mesmo que você responda seu leitor, ele não vai receber nenhuma notificação. Nos seis anos que fiquei na plataforma, eu fiz exatamente como você: não respondia os comentários no meu próprio blog, mas respondia no meu comentário no blog da pessoa ou na rede social que ela linkou durante o comentário. O importante é manter o vínculo e o diálogo aberto com seu leitor. ♥

      Responder
  • Anna Carollyne Oliveira

    "Porque com certeza faz todo sentido do mundo o seu leitor ler aquele texto quilométrico e ter que subir a barra de rolagem inteirinha para voltar lá no cabeçalho e conseguir ir para os comentários. Arram." (!!!)
    Que post… SUPER NECESSÁRIO! Juro, queria que todo blogueiro tivesse a oportunidade de ler este post. Às vezes, as pessoas esquecem que escrevem para o outro e que este deve ter uma leitura, acima de tudo, prática e fácil, uma vez que hoje em dia todo mundo tem afazeres e requer "perder" menos tempo.
    Além dessa inconveniência da caixa de comentários e da quantidade de informações necessárias para o gadget (o Disqus é um saco mesmo, mas depois que você cria um login, facilita mais), por último, mas não menos importante, o conteúdo do post é algo essencial. Diria que o principal. Ocorre que vez ou outra rola de sair um post em que não se tem muito o que falar a respeito, a exemplo das wishlists que você citou e infelizmente o comentário não vai passar de uma ou duas linhas, mas cabe ao blogueiro produzir seu conteúdo da melhor maneira e que fisgue seu leitor! E, muitas dessas pessoas que reclamam da falta de comentários, geralmente é por criar conteúdos vagos e superficiais e desse modo não há como manter um público fiel.
    Voltei recentemente à blogosfera e tem sido difícil receber comentários, por isso estou me permitindo comentar em vários blogs, sem realizar muita seleção, mas é inegável que sempre me deparo com esses casos e bate uma deprê lá no fundo por saber que em pleno 2016 ainda tem uma galera que parece produzir conteúdo e se contentar com a superficialidade. 🙁
    Jade, eu adorei seu blog logo de cara! Pelo o que me parece, você tem uma opinião forte, consistente e isso me conquistou logo de cara. Espero ver mais posts como esse! 🙂

    Responder
    • Jade Amorim

      Antes de mais nada, Anna, gostaria de dizer que eu vivo por comentários como esse seu. Nossa, que amor! Muito obrigada pelo carinho! ♥
      Confesso que estou bastante surpresa com o feedback que tive com esse post, eu fiz ele de maneira bem despretensiosa, mas me aquece o coração saber que eu não sou a chata ranzinza que reclama de tudo. Tem gente que concorda comigo. E são várias pessoas! hahahaha
      Como eu trabalho, vivo, respiro e pago as contas com criação de conteúdo, pra mim é tão claro que o conteúdo é a parte mais importante num blog, assim com a foto é num instagram. Facilitar a vida do leitor é a missão de todo produtor de conteúdo, e a minha como produtora de conteúdo para produtores de conteúdo! 😀
      Acredito que a máxima de que a gente colhe o que plantamos é super válida nessa situação. A meu ver quanto mais dedicação, carinho e cuidado com os detalhes o autor de um blog ter com seu conteúdo, mais ele receberá isso de volta de seus leitores. Quem quer escrever um post correndo, tem que entender que vai receber um comentário correndo, não é verdade?
      Eu que sou blogueira desde 2008, entendo esse seu sentimento de frustração com as superficialidades de conteúdo, mas acredito que esse amor que temos com nossos espaços é o que nos divide e faz nos destacar.
      Assim como você, voltei acredito que tenha cerca de três meses para o blog e visito bastante blogs, mas me permito fazer a seleção com blogs que são mais do nicho que eu gosto, e inclusive que eu vejo que o blogueiro tem maior dedicação. O que não falta é blog bom nesse mundão da internet! ♥
      Novamente, muito obrigada pelo carinho, fico extremamente feliz em saber que gostou do meu espaço e do meu conteúdo. Espero te ver mais por aqui sempre! 😀

      Responder
  • KARINE

    amei o post! concordo com tudo que disse. quando eu comento muito em algum blog eu sempre espero que: 1-a pessoa me responda pelo menos alguma vez / 2- que ela apareça o meu blog algum dia. se nada disso acontece, eu paro de visitar, porque passa uma impressão de pessoa arrogante (pq penso: se a pessoa tem tempo de postar, ela pode reservar um tempo pra responder, né?).

    Responder
    • Jade Amorim

      Karine, penso completamente igual a você. Entendo que alguns blogs tem um fluxo muito grande de visitas e comentários e que a blogueira pode até demorar para aparecer, mas responder os comentários e até mesmo retribuir o carinho da visita é algo tão… simples. E até mesmo tão rápido. Não custa nada, não é verdade?
      Fico feliz que tenha gostado do post, me enche de alegria sempre que tenho feedbacks tão incríveis assim. ♥

      Responder
  • Rayanne Buchweitz

    To feliz de saber que, dessa lista, a única coisa que tenho que trabalhar é a motivação para os leitores hahah Prometo que vou melhorar!! <3 Isso do link para os comentários já me deu tanta dor de cabeça, principalmente na hora das interações dos grupos. Tendo mais uns 15 blogs pra visitar e ler tudinho com atenção pra gerar um bom comentário ainda tinha que fuçar a página inteira até achar a bendita caixinha.
    E os blogs do wordpress que sempre tem que acessar a conta pra publicar o comentário? Confesso que muitas mas muitas vezes mesmo curti o post mas simplesmente fechei a página sem comentar em nada. Não sou nada fã de formulários ou confirmações de robôs, aaaaaah ninguém merece!
    Fazendo esse comentário que percebi como o item 1 é importante mesmo, só nesse seu post e olha o tanto que falei e ainda queria falar mais mas to meio atrasada pra um compromisso hahah Beijão Jade!

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Ray, como vai? Fico feliz em saber que você se preocupa com essas coisas no seu próprio blog. De fato o link dos comentários escondidos acho que foi unanimidade entre todos os comentários por aqui que é óooodio mortal.
      As interações inclusive liberam outro tipo de problema, que é a falta de conteúdo, e você lá obrigada a comentar no blog da pessoa. hahahahaha
      Eu detesto o formulário nativo do wordpress, mas como o meu está sempre logado, não tenho problema com eles. O resto incomoda, mas a gente tolera, apesar de que seria muito mais amor por exemplo que os autores tirassem aquelas malditas confirmações.
      O item 1 é realmente a alma do negócio, viu? Eu amooo³ receber textão de comentário e responder com uns textões maiores ainda! Fico feliz de verdade que tenha gostado. 😀

      Responder
  • Isabela Luccas

    Super concordo! kkk Tem alguns blogs que eu peno para comentar quando pego na interação. Infelizmente tenho visto muitos blogs sem conteúdo ou abandonados :/ Eu modero meus comentários, exatamente pra evitar o famoso "to seguindo, segue de volta? link do blog" kk é chato, eu não aprovo e não visito o blog.

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, eu tenho até medo de participar de interações por conta disso, sabe? Tem alguns blogs que até discordar da pessoa é difícil porque você não encontra uma opinião ali. Quanto a blogs mais abandonados, eu nem posso falar nada porque eu tenho minhas fases de sumir também (tenho oito anos de blog, mas acho que fiquei uns três sem dar as caras por aqui).
      Quanto a esses comentários, entra ano e sai ano e eles ainda existem, é impressionante (de um jeito ruim). Eu também não retribuo esse tipo de visita, acho muita falta de respeito com o autor! :c

      Responder
  • Rubyane Santos

    Só li verdades!
    Acho o fim quando eu tenho que procurar pela caixa de comentários, poxa, se a pessoa quer receber comentários ela tem que deixar a caixinha o mais visível e prática possível.
    Uma coisa bem parecida com o primeiro item que você citou é que muitas vezes o post pode ser ótimo mas eu simplesmente não tenho nada para falar sobre ele e comentar só um "Ótimo texto! Parabéns!" parece meio superficial, aí eu acabo nem comentando…. :/

    Responder
    • Jade Amorim

      Eu nunca vou entender o que passa pela cabeça das pessoas que escondem os comentários. É sério. Sobre não saber o que comentar, eu até entendo seu sentimento, às vezes o blogueiro escreve um post por exemplo que eu não gosto de dar muito minha opinião sobre, prefiro não falar muito e etc, e aí fica superficial mesmo fazer um comentário assim, não é?
      Mas nesses casos eu costumo procurar alguma lembrança, fazer alguma relação, contar algo que aconteceu comigo, dar uma palavra de apoio… Acho que aprendi com o tempo a lidar com essas situações. rs

      Responder
  • Poly

    Eu entrei no seu post bem despretensiosa, sem querer comentar, mas quando você falou do Nome/URL eu quis te abraçar e não soltar mais.
    Eu odeio quando não tem essa opção e não comento quando isso acontece. Fui expulsa de um grupo porque disse que não comentava em blogs sem a opção Nome/URL. Qual o problema, gente?
    Concordo em tudo da sua postagem.
    Beijos

    Responder
    • Jade Amorim

      Nossa Poly, como assim te excluíram do grupo só por causa disso? Você não tem mais direito a ter suas preferências particulares?
      Fico feliz em saber que você se identificou com o post, e pode abraçar sim que eu sou/ando bem carente e gosto de abraços.
      Esse negócio do Nome/URL me deixa super incomodada, acabei pegando o hábito de, em blogs do blogger, colocar sempre o link do meu blog no final do comentário, até mesmo quando a pessoa tem a opção Nome/URL por culpa disso. O que que custa a pessoa habilitar isso, não é verdade? 🙁

      Responder
  • simone

    Amei este post, já li alguns textos que eu não sabia o que comentar depois, ou era falta de coerência ou pouca informação. Eu tenho até tomar isso como exemplo para não errar no meu blog. Acredito que hoje eu tenha melhorado bastante, percebi que a blogosfera é uma fonte interminável de troca de informação, então eu tenho que fazer no meu o que eu gostaria de ver nos outros blogs, algo que acrescente significativamente na vida das pessoas e com isso o retorno será merecido.

    Responder
    • Jade Amorim

      Simone, fico muito feliz em saber que se identificou com o texto. De fato o seu blog é um dos poucos que eu consigo comentar algo consistente sobre moda e maquiagem, porque você oferece conteúdo. 😀
      Seu pensamento é incrível e você não poderia estar mais certa, muito sucesso para você! ♥

      Responder
  • Gislaine

    Acabei de conhecer o seu cantinho e, pra ser sincera, já estou apaixonada! Gostei muito dessa publicação, porque é um problema que eu tinha e que me incomodava muito no blog: as visualizações só aumentando, junto com os números, mas quase nenhuma interação. De fato, percebi uma melhora imensa quando passei a responder a maioria dos comentários (porque tem uns que são tão genéricos que até eu fico meio sem saber o que dizer pra pessoa e acho meio sem graça sair falando só "obrigada" pra todo mundo, gosto de responder com conteúdo também, sabe?) e a retribuir as visitas.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    Responder
    • Jade Amorim

      Gislaine, tu não tem noção de como meu coração se enche de alegria toda vez que ouço esse tipo de elogio. Trato esse blog com muito carinho e amor e ter isso reconhecido é mais do que eu poderia querer.
      Fico feliz que você tenha se enxergado nessa minha postagem, de fato eu também prefiro responder os comentários do blog com conteúdo, apesar de que os mais genéricos eu deixo pelo menos um agradecimento pela visita, e isso é ótimo para cultivar leitores!
      Criar esse vínculo é muito especial, você não acha? 😀
      Espero te ver mais vezes por aqui, desculpa a demora pelo feedback, passei por um momento meio difícil. 😉

      Responder
  • Jéssica Reolon

    Estou amando muuiitoo essa publicação! É uma via de mão dupla: não podemos esperar grandes reações do público se não tivemos um mínimo de esforço na hora de postar. Concordo com toda a sua lista. Mas tenho outra coisa que me irrita que são blogs com layouts lindos e perfeitos, mas com postagens onde é muito difícil de ler pela formatação. Letras muito pequenas me dão uma agonia enorme.
    Beeijo

    Responder
    • Jade Amorim

      Acredito que a dedicação que o autor tem com o blog é grande parte do que ele vai receber. Quanto mais carinho, mais cuidado e mais atenção, mais isso se reflete no tipo de leitores que ele capta também. Isso que tu falou é muito verdade, muita gente procura fazer o layout do blog como algo lindíssimo, mas se esquece que o mais importante é a legibilidade. Eu mesma sou super fã do minimalismo e do discreto, fundo branco, letras pretas. Aqui o foco é o conteúdo! ♥

      Responder
  • Mafalda

    Adorei este post. Muito completo e útil me deu uma boa visão do qe faço bem, do que posso melhorar e do que sinto enquanto leitora. Deixo só uma nota. Quando tive um blog há uns 5 anos comentava outroa bloga com o objectivo mesmo de interagir com as pessoas e até fazer novas amizades. Era cortesia irmos aos sites uns dos outros, mas sobretudo era algo natural. Hoje em dia a meninas deixam segui o seu, siga o meu e isso me dá logo vontade de nem sequer ver o link. Porque o único objectivo é ganhar um seguidor ou um comentário e não criar uma relação

    Responder
    • Jade Amorim

      Mafalda, como vai? Fico feliz que tenha gostado do post. Sobre o seu adendo, eu concordo e discordo ao mesmo tempo. Como sou blogueira desde 2008, te afirmo com toda a certeza do mundo que esses comentários estilo "segui o seu, segue o meu?" sempre existiu. Antigamente, hoje… sempre teve! E eles de fato desanimam. Eu odeio esse tipo de leitor (se é que podem ser chamados assim) e NUNCA retribuo essas visitas. Gosto de leitores que chegam aqui e conversam comigo, falam sobre o post e tudo o mais. Conhecer novos blogueiros é ótimo, a paixão que nos move é a mesma, comentário por comentários, vazios e sem a pessoa ter lido o conteúdo, nem precisam se dar ao trabalho! hehe

      Responder
  • Divana

    Oi Jade!

    Eu concordo com o que você disse aí nos comentários.
    A única coisa que tenho a dizer mais a fundo é sobre o sistema de comentários dos blogs, principalmente da plataforma blosgpot. Hoje existem vários pra tentar trocar aquele retângulo do blogger, mas nem todos são tão bons como o Disqus pra retorno… O meu blog não é grande nem nada, a quantidade de comentários nele também não é grande, mas eles vêm de pessoas que realmente querem comentar algo, hahaha. Como até mesmo você disse, muitas coisas são relativas,

    Abraços!

    Responder
    • Jade Amorim

      Olá Divana, tudo bem? Como eu falei não é nem algo que eu reclamo muito, pois já tenho meu registro no disqus e não tenho mais nenhuma dificuldade em fazê-lo, só sinalizei que as pessoas reclamam bastante. O que muitos blogueiros do blogger fazem é deixar mais de uma opção de comentários (pelo facebook, disqus e o nativo, por exemplo). Aí o leitor escolhe o que mais agradar. 😀

      Responder
  • Juliana

    Gostei dessas dicas. São coisas importantes que devemos nos policiar para não cometer certas gafes. Muito obrigada por abrir a mente.

    Responder
    • Jade Amorim

      Se serviu para refletir, meu objetivo por aqui foi alcançado! Fico feliz que tenha gostado da postagem. 🙂

      Responder
  • Joyce

    Post mais sincero do que esse é impossível hahah. Eu concordo com praticamente tudo o que você falou, principalmente em relação aos posts superficiais que existem hoje em dia na blogosfera. Muita gente posta só porque "hoje é dia de postar" e isso desmotiva o leitor. Eu não tenho muito o hábito de responder comentários, mas depois do que você falou, acho que faz todo sentido respondê-los rs.

    Responder
    • Jade Amorim

      Se não for pra ser sincera, eu nem escrevo o post! hahaha Esses posts mais superficiais apareceram muito com a popularização e monetização dos blogs. Para manter uma frequência alta de postagens, as pessoas acabaram escrevendo "menos". Quando eu tinha meu blog no blogger, eu também não respondia os comentários no post, sempre respondia quando ia retribuir a visita no blog da pessoa, porque se tu responder no seu blog elas não recebem notificação né, aí complica. :/

      Responder
  • Janaíra Araújo

    Nossa você praticamente me descreveu porque muitas vezes não comento ou deixo de comentar um post e o maior fator é não achar o link dos comentarios kkkk isso me irrita de uma tal maneira já não sou boa pra comentar e quando sinto necessidade de dar minha opnião sobre o assunto ainda encontro "mais dificuldades" ai que não comento mesmo rs. Arrasou muito bom seu post parabéns

    Responder
    • Jade Amorim

      Não achar os links pros comentários é o drama da vida de todo mundo! hahahaha Eu até insisto um pouco na busca do link, mas que eu odeeeeeeio quando isso acontece, eu detesto mesmo! Mas o importante é a gente pelo menos aplicar isso no nosso próprio blog né? 😀

      Responder
  • nntalcantara

    Nossa Jade. ESTOU FAZENDO TUDO ERRADO :O me identifiquei em quase todas, chateada. Mas tudo bem, agora que já sei no que estou errando vou tentar consertar enquanto da tempo. Só não prometo mudar o lugar do link de comentário porque já tentei que nem louca colocar ele embaixo, mas não consigo. Adorei o seu post 😉
    Um abraço.

    Responder
    • Jade Amorim

      CALMA! O primeiro passo é tomar consciência do que está errado, e a partir daí ir "consertando" o que consideramos que deve ser consertado. Inclusive, sobre seu link, alguns layouts realmente dificultam essa atividade, é algo que eu mesma só mudei (na época que eu fazia errado, porque eu já fiz também!) mudando o layout do blog. ♥

      Responder
  • Viviane Oliveira

    SUA POLÊMICA LINDA ❤️

    Eu concordo com tudo que você falou e preciso dizer que o último item da lista dá uma tristeza, sim.
    Infelizmente, tenho amiguinhas blogueiras que não praticam a política da boa vizinha e sinceramente, isso me deixa triste!
    Comento por questão de amizade, mas não faço isso um hábito, porque a gente valoriza que valoriza a gente, né non?

    Beijão e amei o post, babe!

    Responder
    • Jade Amorim

      A política da boa vizinhança é algo tão lindo e maravilhoso, aff! Como teriamos nos conhecido se não fosse por isso? É tão lindo e mágico fazer amizade com novas blogueiras! ♥

      Responder
  • Lethycia Santos Dias

    Tenho certeza de que estou fazendo direitinho! Só com o item 3 é que não lembro direito se todos os perfis sao habilitados, mas acho que são sim, porque já recebi comentário anônimo…
    Quanto ao resto? Tudo bem. Meus posts sempre tem bastante texto (mesmo quando é lista de qualquer tipo) e eu SEMPRE respondo comentário, porque adoro receber comentários. Retribuo quamdo to com tempo sobrando. Enfim, é legal saber que to agindo de forma positiva.

    Responder
    • Jade Amorim

      Esse comportamento Lê é incrível para atrair fidelizar os leitores que já temos, e transformar o ambiente, para um leitor que acabou de chegar, em algo aconchegante. Fico muito feliz em sabe que você tem se esforçado para correspondê-los! ♥

      Responder
  • Flavi

    Menina do céu, esse lance de comentarios é complicado!!!
    Acho lindos templates, mas onde fica a merda de comentar?
    e aqueles que ficam no topo, ai que odio!!!

    Responder
    • Jade Amorim

      Acontece demaaaaaais Flavi! Eu mesma já usei links lá em cima com o titulo do post (hoje vejo como isso era chato rs). Acho que uma das preocupações que a gente vai ter quando prepara um layout do blog não é só "se ele é bonito", mas também da usabilidade, né? ♥

      Responder
  • Deborah Wolfgang

    Sabe aquele post que vc fica tipo "Eu precisava ler isso hj"? É esse!No começo, não deixava caixa de comentários no meu blog pq tinha receio de lidar com comentários de trolls e gente sem noção, mas depois perdi esse medo, deixei livre pra todo mundo comentar (incluindo anônimos) e hj modero todos os comentários. além do que faço questão de responder! Coisa mais chata é a gente ver um post meia boca com dois comentários que o blogueiro não se deu ao trabalho nem de agradecer </3 Mas pior de tudo é plataformas como o disqus, gente, não dá! kkkkkkkkk Mas é isso, por mais posts assim nos blogs da vida!
    Um beijo!!

    Responder
    • Jade Amorim

      Eu acho que nunca tive essa fase de medo de comentários, sempre fui bem "se eu não quisesse que outras pessoas vejam, eu nem coloco online". Inclusive, tive textos meus que levaram mais de um ano para serem publicados no blog, apesar de estarem nos rascunhos, exatamente porque eu não estava "pronta" para liberá-lo. rs
      Gosto da prática da moderação de comentários, e responder, por mais que eu atrase as vezes, é algo que eu faço sempre! Principalmente depois que vim pro wordpress e você recebe a resposta no seu e-mail! ♥
      Hoje eu até gosto do disqus, mas criar conta lá realmente é um pelejo né? rs
      Fico felízissima que tu tenha curtido o post, sabe que qualquer coisa é só gritar que eu respondo! ;p

      Responder
  • Carol Justo

    Menina, não tem como ter um post mais completo e sincero que esse. Realmente, posts com wishlist, com lista de 15 produtos e só, eu leio, mas raramente comento, geralmente nem tem o que comentar, só quando tu tem, ou conhece determinado produto que está na lista.

    A questão do link dos comentários junto com o título é morte pro blog, sério, eu realmente deixo de comentar, a não ser que o post tenha sido o melhor post do mundo, eu raramente tenho paciência de subir tudo e clicar lá em cima, vale dizer que meu computador é bem lento então as vezes ele demora para rolar a página, por isso nem faço.

    Não tenho o que discordar de ti, esse post é maravilhoso, como todos os outros e serve pra ajudar a muitos! Um super beijo

    Carol | http://www.pinkisnotrose.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Vou confessar que não esperava ter tanto feedback nesse post! Escrevi ele de um jeito super aleatório, mau humorado, depois de tanto me cansar de ver gente reclamando dessas coisas pelos grupos de interação da vida, e aí boooom, esse feedback maravilhoso.
      É tão bom saber que tanta gente se identifica comigo e que eu não sou a chata ranzinza que procura defeito em tudo! hahahahaha
      Eu tento sempre comentar depois de ler um post, me esforço bastante, mas tem uns que não dá né? Wishlist é um sacrifício, tem uma galera que consegue super fazer umas wishlist sensacionais, que te dá vontade de conversar sobre o tema, mas os que só jogam lá… complicado!
      Esse do link dos comentários a galera também concordou bastante. E olha que eu tive uma fase que eu achava o máximo o link lá em cima debaixo do título, aí aprendi que isso é terrível! >.< Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo! ♥

      Responder
  • Fernanda Corrêa

    Gostei muito do que escreveu. Acho bem explicativo e direcionado. Podemos ir nos avaliando a medida que lemos.
    Eu sempre respondo os comentários, inclusive os vejo quando chega aviso do WordPress.
    Por mais que meu Blog não tenha muitos comentários, as vezes um por post, vamos tentando. E melhorar é nossa meta.

    Responder
    • Jade Amorim

      Fico feliz que tenha gostado do post, Fernanda. Me esforço bastante para ser o mais clara e didática possível sempre! ♥
      É claro que tem posts que tem mais comentários, posts que tem menos, acredito que a prática de responder os leitores, manter essa via de comunicação aberta, é o que cativa leitores fixos e aí nos abre espaços para ir atrás de conquistar novos sempre!
      Com paciência, carinho e dedicação tudo cresce. ♥

      Responder
  • Bela

    Só li verdades, Jade!
    Mas deixei de lado um pouco de encanar nos comentários, porque não adianta o quão elaborado meu post seja, as pessoas vão comentar algo tipo 'a casinha do cachorro é verde, né? parabéns', sendo que nos post tava falando que era azul.
    Comecei a ligar mais para quem acessa o blog e não deixa comentários, porque muitos deles são os leitores assíduos. E até mesmo os que caem no meu blog por causa da busca google.
    Eu não dou conta de responder todos os comentários que recebo (por sinal, eu tava com 209 pela manhã e agora estou em 132, respondendo-os D:), ainda mais o youtube e o instagram mas tenho feito o possível e o impossível!
    Mesmo assim, adorei o post porque deu umas DICONAS TAPAS NA CARA de quem nem sequer lerá seu texto e comentará 'que mara, adorei'
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    Responder
    • Jade Amorim

      Ih menina, encanar com comentários não dá certo pra ninguém. Sempre vai ter aqueles comentários (tipo esse seu aí ♥) que deixa a gente felizão, e aqueles que você vê que a pessoa não leu e tá comentando só para esperar o seu retorno no blog dela, sabe? Isso enche meu coraçãozinho de revolta.
      Acredito que todos os números do blog são importantes, eu sempre estou com um olho no analytics também, mas acredito que quem comenta acaba ditando "a voz" dos leitores né? Porque o feedback é importante pra gente saber o que pode ser melhorado ou precisa ser mudado. Claro que não falo só de quem comenta no blog, por exemplo, tem as redes sociais tudo.
      Quando a gente alcança uma certa popularidade é realmente mais difícil manter esse nível de conversação com o leitor. Às vezes eu confesso que não consigo responder todo mundo que comenta, não tanto no blog (porque eu controlo bem onde tá cada comentário), mas por exemplo pelo instagram.
      O importante é que a gente se esforça e sempre busca manter a linha de conversação aberta com nossos leitores, não é? ♥
      Fico feliz que tenha gostado do post, espero te ver sempre que possível por aqui! 😀

      Responder
  • Clayci

    AMEI ESSA PUBLICAÇÃO e eu vou protegê-la hahahahah <3

    Responder
    • Jade Amorim

      Owwwwn, vamos protegê-laaaa! ♥

      Responder

Receba as novidades: