Raposa Crítica
Sorteio Harry potter 20 anos especial grifinória
FREEBIES
Guias TERA Online

A importância da Identidade Visual para seu blog

Quando conversamos sobre o que o seu blog representa para você, foi definido que o blog é o reflexo de seu autor, que ele representa sua essência, seus gostos e sua personalidade. E conversar sobre este tema puxa um segundo tópico por associação de extrema importância: a identidade visual.

Não é das minhas expertises o design gráfico, então não falarei sobre os aspectos técnicos, mas como alguém que trabalhou os últimos três anos em agências de publicidade, lidando com marcas, com o marketing digital e tanto criação quanto relançamento marcas de empresas, posso dizer que aprendi muitas coisas que são aproveitáveis nessa nossa área de produtor de conteúdo.

Vamos começar com o seguinte pensamento: o seu blog é uma marca. E é a sua marca. Tu podes não ter registrado CNPJ, não vender produtos, mas você oferece valor, você oferece conteúdo.

Como uma marca, ele precisa ter uma logo, é preciso ter um nome de fácil memorização e que possa ser usado por muito tempo (meu diarinho de 2016, por exemplo, é uma péssima ideia, já que assim que 2016 acabar, ele se torna ultrapassado) e uma imagem que o identifique.

Não precisa ser literalmente uma ilustração, pode ser um bom trabalho de tipografia, uma boa e definida paleta de cores. Aqui no meu blog, você claramente notou que todo o layout é trabalhado em branco, cinza, preto e laranja, o mesmo laranja encontrado predominantemente na ilustração que estou usando. Quando seu foco é o conteúdo, as suas cores devem servir para realçá-lo, não ofuscá-lo.

Ah, mas as suas habilidades com web design não são boas, ou quase nulas? Hoje existe centenas de opções para a compra de layouts e identidades visuais online. Se você realmente gosta e quer se dedicar ao projeto de ter um blog, deixar de sair uma ou duas vezes para o fastfood no mês não deve ser um sacrifício tão grande. Para o layout eu recomendo o Creative Market, já a ilustração há algumas figurinhas carimbadas da blogsfera como a Juliana Rabelo, ou qualquer outro de sua preferência.

E não ache que essas escolhas ficam apenas pelo seu blog não, manter uma identidade visual que se complete no blog, no facebook, no twitter, no instagram e no impresso da marca são imprescindíveis. A ideia aqui é que quando algum leitor bata o olho em algum conteúdo seu, esteja ele no formato e na rede social que for, ele imediatamente reconheça aquele conteúdo como seu.

É isso que uma boa identidade visual faz por você, fixa a sua logo, o seu site, o seu estilo na mente do leitor de uma forma que ele te reconheça pelos detalhes, e quando você notar, depois de algum tempo, já terá fomentado um público que te reconhece pelo o que você é, no meio dessa multidão de blogs que temos por aí.

Por que você não deveria justificar textos para web
4 motivos pelos quais eu não comento no seu blog
Faça um plano estratégico para suas mídias sociais

10 comentários
  • Carol

    Ah, que post lindo. Eu acho legal que desde que bati o olho no seu blog eu senti a vibe dele, um blog todo organizadinho, bonitinho, bem arrumado… Com certeza essa identidade é só sua. Logo menos vou mandar fazer um layout com a minha cara, fica muito mais lindinho…

    http://www.pinkisnotrose.com

    Responder
    • Jade Amorim

      É exatamente esse o ponto de todo o post, Carol. O reconhecimento imediato é uma forte aliada na hora de fidelizar o leitor. Fico feliz que tenha entendido o recado. 😀

      Responder
  • Alcione (ceci)

    Realmente esse item é super importante, ele pode te trazer mais visitas e mais seguidores ou o contrário. Adorei seu texto e seu blog, parabéns. Bjos

    Responder
    • Jade Amorim

      Fico feliz que tenha gostado, Ceci. É exatamente o que você falou, ele pode atrair ou afastar seus leitores!

      Responder
  • tamires Mascarello

    Que post lindo! Realmente, um bom layout faz toda a diferença e até fideliza leitores! Eu ainda não me encontrei bem, mas estou feliz com o meu… bjsss

    http://dicasdatamiss.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Exatamente, Tamires. Demora bastante pra gente se encontrar, mas isso é um grande processo. O importante é que durante esse processo tenhamos algo bom para que seja agradável para nossos leitores! 😀

      Responder
  • Thaynara

    Adorei as dicas Jade, muito obrigada. Definir a identidade visual do blog é realmente um desafio…

    Responder
    • Jade Amorim

      Thaynara, eu te entendo! Blogo a oito anos e ainda quebro a cabeça com isso. Acredito que é uma evolução constante!

      Responder
  • graziela karina gomes rosa

    A identidade visual e super importante para o sucesso de um blog,e muito chato você entrar em um blog onde não se tem uma identidade visual bacana e não ha personalidade,eu saio correndo do blog, nem consigo ler!
    Mas acredita que já fui assim? rs eu era aquele tipo de blogueira que vivia trocando de layout no blog, não tinha uma identidade visual fixa, nunca tava feliz com o meu layout, já cheguei a encomendar com um profissional mais ainda não estava minha cara sabe? pois eu sou uma pessoa bem chatinha quando o assunto e designer ..
    E sabe o que eu fiz? PESQUISE, ESTUDEI BASTANTE HTML PELA INTERNET MESMO e fiz minha própria logo pelo photoshop, que fico linda (não consigo mais desapegar) tenho vontade de contratar um profissional para desenvolver melhor o layout, mais a logo não largo mais, acho a cara do meu blog, além de ser unica. ah muitas opções na internet para construirmos uma identidade visual bacana ♥ ÓTIMO POST,

    Responder
    • Jade Amorim

      Grazi, eu considero a identidade do blog como o reflexo da personalidade do blogueiro, então eu já julgo o blog no primeiro olhar. Se eu não gosto, também nem fico por ali. E de fato é um processo até a gente se encontrar, principalmente porque estamos em constante evolução e mudamos, e o blog tem que mudar também. Com o tempo vamos fazendo os investimentos necessários. 😀

      Responder

Receba as novidades: