Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

Artear, doce lar e sua aquarela de botões

Géssi Rojas tem 20 anos e desenha desde que se entende por gente, pretendendo estudar Artes Visuais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul no próximo ano letivo. De maneira tímida e super fofa, ela nos mostra suas ilustrações recheadas de sentimentos e botões. Conheça um pouco mais das ilustrações publicadas no Artear, doce lar na entrevista à seguir.

Foto do acervo pessoal de Géssi Rojas.

Foto do acervo pessoal de Géssi Rojas.

Como começou seu envolvimento com a arte?

Pelo que eu me lembre, desde pequena. Eu sai pintando tudo quando ganhei meu primeiro estojo de lápis de cor. Tudo mesmo! Paredes, por dentro das gavetas… kk Levei varias broncas por grudar fita isolante branca no meu cachorro porque queria porque queria pintar ele de azul. Sempre gostei de qualquer coisa q envolvesse criar algo.

 

Quais são suas maiores inspirações?

Eu creio que são principalmente os filmes. Sou muito vidrada no estilo do Tim Burton e me inspiro muito no traço dele. Meus desenhos geralmente tem olhos de botão por causa do meu filme preferido, que ele dirigiu, Coraline e o mundo secreto. Mas tem outros estilos também. Geralmente meus sonhos me inspiram muito… Sempre anoto quando tenho um sonho maluco pra ver como transformá-lo num desenho.

 

E além dessas inspirações, quem são seus maiores apoiadores e incentivadores?

Meu namorado, Luigi, que viu uns desenhos meus e ficou me encheeeendo pra eu criar uma página pra mais pessoas verem o que eu faço. Fiquei com muita vergonha no começo, ainda tenho um pouco, mas ai muitos amigos e familiares que viram só por causa dessa pagina, já que não mostrava muito os desenhos pra ninguém, me deram muito apoio e elogios.

13921062_1051132318305585_5938910856274030889_n

As referências à cultura pop são constantes.

Onde você mais busca conteúdo de aprendizado? Já fez algum curso?

Nunca fiz curso, mas mesmo assim pretendo melhorar muita coisa no curso de artes visuais ano que vem. Enquanto isso eu assisto vídeo-aulas sobre técnicas de uso de aquarela, que é meu estilo artístico favorito, e vou intensificando os desenhos treinando na pratica mesmo.

 

Você costuma dedicar quantas horas por dia à atividade?

Umas 3 ou 4 horas. Varia muito, mas sempre que dá eu to desenhando. Às vezes é uma vez no dia porque minha cabeça fica em branco total, e em outros dias eu só paro porque fico com fome.

Pingentes em biscuit vendidos sob encomenda.

Pingentes em biscuit  sob encomenda.

Além de desenhar, vi que também faz pingentes, como aprendeu?

Vídeo-aulas de como manusear o biscuit. Mas o formato dos pingentes fui moldando na intuição, errando até dar certo.

Como considera o feedback de quem acompanha seu trabalho?

Pessoal está gostando bastante. Bastante encomendas de desenhos e pingentes, porém ainda tem um looongo caminho pela frente. Alcançar mais publico, atrair gente que trabalha com tatuagem (que é a área que quero seguir), abrir uma loja online… Mas acredito que estou no rumo certo. 🙂

 

Nesse mês de outubro, você também está participando do Inktober, conta um pouco pra gente sobre o projeto e sua participação.

Bem, o Inktober é um desafio entre os artistas de fazer um desenho por dia. Tem uma tabela oficial pra te dar ideais sobre os temas diários dos desenhos, mas segue quem quer. Eu to fazendo aleatório: personagens que gosto, tatuagens que eu ainda quero fazer, imagens divertidas que vem na cabeça, pedidos de amigos… e por ai vai. To meio atrasada mas a ideia do inktober é mais fazer algo divertido e não obrigatório. Caso não dê pra desenhar num dia não precisa esquentar a cabeça, tem que ir num ritmo que te agrade.

14720571_1106668136085336_7869604626604793267_n 14656250_1106519519433531_3005077871471547221_n 14642140_1095863227165827_4951883495786612594_n
14469450_1090326894386127_2497228083343532056_n
 

Se você tivesse que definir seu estilo de ilustração em palavras, como o definiria?

Macabramente fofo, rs. Meu traço é simples e nada realista… É como eu queria que o mundo fosse: divertido. Os olhos de botão deixam os desenhos com um toque de terror mas o uso das cores os torna divertidos. Eu tento equilibrar.

 

13606613_1027024550716362_4787488360834768315_nCaso algum dos nossos leitores queira adquirir um dos seus trabalhos, onde podem te encontrar?

Na minha pagina no facebook Artear, doce lar eu to sempre disponível inbox, e no meu instagram Géssi Rojas ta disponível meu e-mail pra encomendas e afins c:

 

Você tem alguma dica pra quem também quer se aventurar no mundo das ilustrações?

Só que tem que estudar muito e por si só. Se dedicar ao estilo que você gosta, se arriscar com os matérias que nem sempre são fáceis de desenvolver. Sempre colocar um pouco de você em cada desenho, sabe? Aqueles desenhos que a pessoa só de bater o olho já pensa "esse desenho é de fulano". Pra isso acontecer tem que respeitar seu próprio estilo, sua personalidade, se inspirar e nunca, jamais, copiar. Criar é bem mais prazeroso.

O lettering e a papelaria fofa da Nati Fassina
O traço marcante de Ilya Kuvshinov
Minhas crushes femininas das séries

Receba as novidades:

14 comentários
  • Gabi

    Que lindo! Adorei o estilo "macabramente fofo" dela, haha! Também gosto muito de Tim Burton, e eu achei que ela mistura esses dois opostos muito bem. Amei! Vou curtir a página pra acompanhar o trabalho dela <3
    Beijos.

    Responder
    • Jade Amorim

      Que bom que gostou, Gabi! Eu também fiquei apaixonada quando conheci e acompanho todos os dias as novas ilustrações que ela posta. ♥

      Responder
  • Dan

    Que guria talentosaaaaaaa!
    Aquele coração com a silhueta das pernas/bumbum seria uma linda tattoo!

    Responder
    • Jade Amorim

      Siiiiiim, com muita certeza! Ela inclusive quer transformar alguns dos desenhos dela em tatuagens. xD

      Responder
  • Luana Nogueira

    Que talento maravilhoso! Admiro quem tem esse dom..
    Minha ilustração favorita foi a da pizza, tão fofa e ao mesmo tempo passando tanto significados! Adorei mesmo, e já fiquei com vonta de ter todos os desenhos! <3

    Beijos

    http://www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Eu também fico super encantada com quem tem esse dom. Curiosidade sobre a ilustração da pizza, a legenda dela na page do Artear, doce lar era: Dona pizza e seu fiote pedacin.
      Eu achei isso tão FOFO. hahahaha

      Responder
  • TALITA

    Legal a entrevista, amo ilustrações.

    Responder
    • Jade Amorim

      Todos nós. 🙂

      Responder
  • Clayci

    Que trabalho lindo!!
    Dá pra sentir o amor em cada traço.
    adorei conhecer <3

    Responder
    • Jade Amorim

      Com certeza, Clayci. Também consigo ter esse mesmo sentimento em relação aos desenhos da Géssi.

      Responder
  • Aline Amorim

    Que desenhos lindos! ♥
    Beijos

    Responder
    • Jade Amorim

      Realmente, maravilhosos. 🙂

      Responder
  • Viviane Oliveira

    Jade, essa artista me conquistou logo de cara com a ilustração de unicórnio! Haha
    Adorei os traços, o estilo meio aquarela e a entrevista.

    Beijão, babe.

    Responder
    • Jade Amorim

      Ela é um amor, né Vivi? Eu também fico apaixonada pelo traço!

      Responder

Receba as novidades: