5 atividades de rotinas na minha vida de blogueira

Como já mencionei antes, as pessoas blogam por diversos motivos. Uns por paixão, outros por necessidade de colocar sentimentos para fora, tem alguns que querem se tornar subcelebridades online, outros por acreditarem que é uma fonte de renda fácil. Dentre tudo isso, uma coisa é certa: quando você quer realmente se dedicar ao seu blog, ele dá trabalho.

É como gerenciar uma pequena empresa na qual você ocupa todos os cargos, desde a produção até o suporte técnico. E isso não é fácil, muito menos simples. São uma série de pequenos cuidados que somados consomem uma boa quantidade de tempo do dia a dia do blogueiro.

E, unindo o útil ao agradável, aproveitando uma blogagem coletiva minha com mais cinco blogueiras, que vocês poderão conferir o link no final dessa postagem, cujo tema é “Um dia na minha vida de blogueira”, resolvi trazer para vocês cinco atividades que fazem parte da minha vida diária em relação ao blog.

1. Banco de ideias

Uma das maiores dificuldades de blogueiros é ter sempre o que postar, não é verdade? Tem dias que dezenas de ideias de posts passam pela sua cabeça, mas semanas que nenhuma aparece… E aí você não consegue manter a periodicidade exatamente por conta desse bloqueio criativo.

É exatamente por isso que eu tenho um caderno comigo que levo para todo lugar que vou. Vi uma coisa legal, pensei numa frase, gostei de uma música, eu anoto tudo e, quando vou postar dou aquela conferida para escolher sobre o quê será. Foi aproveitando cada rompante de ideias que, em apenas um mês, eu criei pautas equivalentes para quatro meses aqui no blog. E, obviamente, até eu acabar com elas, eu já terei criado muito mais.

Nossas melhores ideias sempre surgem nos momentos mais inesperados. Lavando louça, tomando banho, na academia, cuidando do cachorro… sempre tenha algo que você possa usar para anotar. É fundamental.

2. Cronograma de postagens

Quando postar? O quê postar? Eis a questão. Quem me conhece sabe que eu sou aloka das planilhas, não posso ver um organizador que to baixando, tenho uma dúzia de cadernos e mais canetas, lápis e postits que dedos nas mãos e dos pés da minha família inteira. Obviamente não seria diferente aqui com o blog.

Quando voltei a blogar, a pouco mais de um mês, eu não tinha estipulado um cronograma. Nada de dias fixos, número de posts por semana e etc. O que aconteceu? Às vezes postava demais numa semana, e às vezes me esquecia da outra… nunca programava nada. E isso só mudou quando eu resolvi colocar na ponta do lápis o número de posts que eu faria por mês (12), dividir em quantas vezes por semana (3) e organizar numa planilha, usando o meu banco de ideias, quais posts seriam.

Claro que esse cronograma é completamente mutável, mas ele é ótimo para você ver por exemplo qual categoria você está deixando de falar, qual está falando demais, como organizar seus textos, sem contar que você pode sentar e escrever vários posts para agendá-los, sempre se preparando para caso algum imprevisto (ou aquela TPM) aconteça.

3. Redação, edição e SEO

Três palavrinhas mágicas que se encontram numa única atividade: escrever a postagem. Tem gente que acha que é super fácil chegar digitar um post em 10 minutinhos e pronto, publicar! Pode tirar seu charmander da chuva, que não é assim não.

Eu não sei vocês mas eu tenho postagens aqui no blog que chegaram a ter mais de 20 revisões. VINTE. Escrever um post tem todo um processo: você escolhe o tema, faz a pesquisa de base, pesquisa as imagens, redige o texto, edita os links, otimiza o SEO, revisa atrás de erros, escolhe as tags. Todo esse processo vai te consumir pelo menos umas duas horas.

Confesso que eu costumo passar muito mais tempo pesquisando, editando, revisando e otimizando SEO do que de fato escrevendo os posts que se seguem aqui no blog. Escrever é só um detalhe. E é por isso que essa é uma das minhas atividades diárias. Busco sempre escrever pelo menos um texto para o blog por dia, afinal nunca sei quando terei uma semana daquelas e precisarei de posts agendados.

4. Redes Sociais e Divulgação

Esse provavelmente é o tópico mais imprescindível de ser seguido à risca todos os dias. Cultivar novos leitores, além de manter os antigos atualizados, é uma das funções primordiais do blogueiro. E por isso é preciso ser sempre presente não só no blog, mas também nas redes sociais e nos meios de divulgação.

Quem te acompanha nas redes sociais já te conhece, já conhece seu trabalho, já pode-se dizer que gosta dele. É ali que você vai fomentar o interesse de seus leitores fidelizados. Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter… o que você optar por usar. Já os grupos em que você interage, veículos que divulga seus artigos e postagens: é onde vai encontrar novos leitores.

E é importante manter o ritmo diário para aumentar sempre o fluxo do seu blog. Se você não posta diariamente, trazer postagens antigas à tona é uma opção também. Você tem muito conteúdo bom que não deve ser esquecido apenas porque passou da data.

5. Elaboração de ações

Esse é um termo tipicamente usado no marketing digital, mas se encaixa muito bem com o blog. Quando falo de ações, estou falando de estratégias, inovações, atividades e conteúdos para agradar os leitores. Esse é um exercício diário que fica muito mais no campo das ideias do que no físico.

Todos os dias eu estou observando outros blogs, lendo, estudando e pensando coisas que posso fazer e trazer para vocês que os agrade cada vez mais, que os fidelize e que, obviamente, atraia mais leitores para cá. Uma ação, para entrarmos no plano prático, pode ser uma postagem especial usando uma data como a de halloween, uma blogagem coletiva, como esse próprio post, sorteios, promoções, qualquer coisa que saia do habitual do blog para movimentá-lo.

É como se eu estivesse, todos os dias, pensando em coisas novas e inovadoras para trazer para vocês. E quando surge uma boa ideia, eu a anoto no meu banco de ideias, vejo no meu cronograma a melhor data e a aplico.


Conheça os blogs participantes da postagem coletiva:

 Blah Oestraich | Quero ser Miranda | Isabela Alves | Joyce NevesTaay Vargas


Tem um blog? Então corre e participe do sorteio de uma Consultoria para o seu Blog, confira o prêmio e regulamento, você tem até o dia 16 de novembro. 😉
Related Posts

66 Discussion to this post

  1. Lilian disse:

    Amei esse teu post, Jade! Queria melhorar o SEO do meu blog… eu tenho o aplicativo do wordpress, mas além disso não invisto muito, sabe? Outra coisa que é chata, é que pra algumas coisas/ideias que temos em mente precisamos ter dinheiro, o que eu não tenho no momento, acaba sendo bem chato. Ex disso é o curso de fotografia que eu quero fazer pra melhorar minhas fotos do blog.
    Fiz um sorteio na fanpage do blog e deu bem certo… Pretendo fazer um no instagram e depois um no próprio blog, só não sei o que sortear ainda, rs.

    • Jade Amorim disse:

      Muita gente imagina que o SEO é a maior complicação na vida de uma blogueira, mas nem tanto assim, é tudo uma questão de costume e logo isso se torna exatamente o que disse: parte da rotina.
      De fato esses investimentos são coisas a serem pensadas a longo prazo, mas acredito que é muito uma questão de prioridades. Eu mesma, por exemplo, tenho o terrível hábito de gastar com comida mais do que deveria, e assim deixo de adquirir muitas coisas que queria. Mas são escolhas, sabe?
      Sorteios são sempre uma ótima opção, e nem precisa ser algo comprado do zero (pode ser, por exemplo, um serviço que você ofereça ou um livro que você já leu e não vê porquê mantê-lo na estante). Eu vejo tentando me organizar o máximo possível dessa maneira. 😀

  2. Dri Andrade disse:

    Ameeeiiii o post, Jade, estou bem nesse momento de organizar toda essa rotina, pq como já falei lá no grupo, já tenho o blog há 9 anos, mas nunca parei com tempo de qualidade pra me organizar dessa forma, é tudo muito orgânico , sempre! Amei de verdade e, das coisas q ainda não fiz, vou levar daqui pra vida e pro blog, obrigada!!! Beijos..

    • Jade Amorim disse:

      Oi Dri! Cedo ou tarde, o importante é começar a se organizar em algum momento! Apesar de o blog acontecer de forma orgânica, você acaba não tendo tempo para crescer realmente, sabe? É uma tarde, um fim de semana que você para e se organiza por muito tempo, e aí você vai ver que vai começar a sobrar tempo pra você pensar em atividades de inovação, não só ficar na rotina do blog! Lembre-se que qualquer dúvida, estou sempre à disposição! 😉

  3. Dicas excelentes! Tudo que você falou, eu também faço por aqui. São atividades necessárias para quem deseja manter um blog ativo.
    Bjão!

    • Jade Amorim disse:

      Fico feliz em saber que também consegue se organizar, Jeniffer, sei bem que tem época que não é fácil, mas como você mesma disse, uma atividade necessária! 😉

  4. Pry disse:

    ótimas dicas! Realmente ter um blog demanda tempo e dedicação. Muitas vezes me encontro sem ideias de temas, e preciso muito pesquisar e correr atrás, senão fico sem atualizar!! Além disso, temos que sempre estudar muito marketing digital, ferramentas entre outras coisas. É uma profissão sim e para pessoas que saibam desempenhar muitas tarefas!!
    Beijos
    http://blogprimeirospassos.com.br/

    • Jade Amorim disse:

      Pry, sei bem como é essa falta de ideias sobre o que escrever, por isso o banco de ideias é fundamental. Boas ideias surgem nos momentos mais inesperados e desaparecem muito rápido, sempre bom anotar!

  5. Hey, parei de ver seriado e vim ler e comentar por aqui 😀 , como falei pelo facebook me encantei pelo teu blog … talvez por fazer jornalismo, talvez por talento nato, talvez por muito esforço, talvez por tudo isso euhuhe, teus títulos e posts chamam a atenção, cativam mesmo, dá vontade de ler … eu amo visitar blogs, mas tem uns que a gente entra e o santo não bate =/ , de relance já vi que aqui tem muita coisa interessante e/ou aproveitável e como estou querendo (mais uma vez) deixar o blog ativo vou tentar aproveitar … eu sou doida por listas também, e tenho MIL COISAS DE PAPELARIA <3 (acabei de comprar mais no aliexpress), mas sabe que as ideias em si não são o problema e sim sentar e desenvolver e todo esse processo de revisão que tu disse ali =/ … mas vou conseguir … vou ve se tomo rumo 😀 :*

    • Jade Amorim disse:

      Super entendo você estar vendo séries porque eu sou aloka das séries também! hahaha
      Você não tem noção de como esse tipo de feedback me enche de satisfação. Meu blog é algo que eu disponho muito carinho, muito esforço e muito cuidado, e receber comentários como o seu é o que me faz manter o ânimo para continuar. Confesso que uso muito das técnicas de redação que aprendi lá na faculdade de jor, já fazem parte de mim, talvez seja por isso que os meus títulos chamem a atenção, talvez? :p
      Parte da minha missão aqui nesse espaço é compartilhar conhecimento e otimizar ao máximo a rotina de blogueira das minhas leitoras, então sinta-se à vontade para ler todo o conteúdo, me enviar dicas, sugestões, pedir socorro!
      Eu compro muita coisa de papelaria no MiniintheBox e no AliExpress e até no Ebay, mas dei uma diminuída porque tava até sem onde guarde tanto papel!
      Acredite ou não, por em prática o desenvolvimento também é algo bem trabalhoso para mim, mas temos que fazer uma coisa de cada vez, sabe? Não adianta ficar vomitando 1287362187361 ideias e não parar para executá-las, organização e planejamento é o que melhor nos ajuda nessa hora! Desde que aprendi a me organizar, consegui tocar pra frente meus projetos de maneira muito mais produtiva! 😀

  6. Resumiu perfeitamente a vida de uma blogueira, só não sou tão organizada assim como você mais gostaria muito kkk, Tenho um banco de post e sem duvidas foi a melhor coisa que fiz! as vezes mudo e faço tudo de novo mais e normal kkk
    Agora cronograma de postagem não consigo, apenas defini duas postagens por semana sabe? acho que esse é ideal para o meu blog, menos quantidade mais qualidade!
    o resto das ações eu vou colocando e pratica …. beijos ♥

    • Jade Amorim disse:

      Grazi, eu pareço organizada, mas nem sou tanto viu? Eu sou metódica, mas tem dias que meio que jogo tudo para o alto e preciso me obrigar a cumprir minhas obrigações. Esse é um esforço diário! E dois posts por semana são um cronograma, se está estipulado e está definido, é o seu cronograma. Eu consigo fazer três e manter a qualidade que acho necessária aqui para o blog, com a variedade de conteúdo que eu gosto. O importante é encontrar o ritmo que mais se adeque a você e a sua rotina! ♥

  7. Bela disse:

    Você falou absolutamente TU-DO: é como ser o dono de uma empresa mas também o empregado, o faxineiro HIUHAUISUIHUAHS enfim, ocupar todas as posições!
    Eu não me importava muito em me organizar com postagens e ficar atenta á isso mas dois meses pra cá comecei a anotar tudo e tenho visto um aumento de seguidores e views!
    Ótimas dicas!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    • Jade Amorim disse:

      Exatamente, Bela! Aqui a gente faz tudo, e é basicamente assim que a vida de um autônomo funciona mesmo! E de fato muita gente não percebe, mas ter um cronograma de postagem, manter uma certa periodicidade é uma ótima tática para fomentar os leitores antigos e atrair novos! 😀

  8. Adorei o post! Realmente blog dá um trabalho..mas o que fazer se amamos néh?! Uma cosa que estou com muita dificuldade é as tecnicas do SEO que não consigo aprender de jeito nenhum!
    Também sou a LOUCA dos caderninhos de organização,das planilhas,post-its e canetas coloridas!Amo muito tudo isso!
    Beijinhos!

    • Jade Amorim disse:

      Oi Clara! A gente ama esse espaço só nosso, então nos dedicar a ele é recompensador, não é verdade? Quanto à sua dificuldade em técnicas de SEO, eu estou preparando um material sobre isso para postar no blog assim que possível, que espero que ajude a todo mundo! Que bom que você me entende quanto ser aloka da papelaria! hahahaha
      Esses dias eu parei para arrumar só meus post its, canetas, bloquinhos e etc, e levei mais de uma hora! T.T

  9. Julia disse:

    Oi! Amei o post! Eu sou incrivelmente desorganizada (principalmente quando se trata do blog) mas eu pretendo melhorar, então muito obrigada pelas dicas!
    Beijos, Ju!

    • Jade Amorim disse:

      Oi Júlia! Pode não parecer, mas eu sou super procrastinadora! Adoro fazer mil listas, mas terminá-las é sempre um sacrifício e me exige muito. É algo que temos que nos esforçar todos os dias! Vamos nos esforçar juntas, tá? Beijos!

  10. Olha só. Eu reli o post, e descobri que só não faço muito do terceiro. Reuni um material bacana para estudar sobre marketing digital. O post ajudou a melhorar o que já faço. #misantrobeijos

  11. Uau que post bacana! Realmente ter um blog não é tão simples como a maioria das pessoas pensam! Requer muito trabalho e dedicação e a organização de tudo é fundamental! Amei! Bjss e sucesso gata…

    http://www.dicasdatamiss.com.br

    • Jade Amorim disse:

      Fico feliz que tenha gostado, Tamis! As pessoas tem uma visão muito errada do trabalho que dá manter um blog né? Mas também dá muita satisfação! ♥

  12. Agatha Alfeu disse:

    Realmente não é fácil ! Ultimamente to passando por vários bloqueios criativo pro blog, vou começar a andar com um caderninho também haha. O post ficou muito legal !

  13. Adorei as dicas, algumas delas já as sabias mas é sempre relembrar e verificar que estamos no cominho certo. Ser blogger não é fácil, para o ser têm que se gostar daquilo que se faz mas mesmo assim dá trabalho e muitos dos que não têm blog ou que o tem só por ter não precebem o trabalho que dá. Beijo bom.

    • Jade Amorim disse:

      Às vezes até eu preciso reler as coisas que escrevo para me lembrar que estou fazendo tudo certo, acredita? hahaha Blog, por ser uma atividade raramente recompensada financeiramente, realmente exige muito amor de quem o faz. Fico feliz que tenha gostado das dicas. 🙂

  14. É, não é nada fácil entrar nesta área, e tem gente que acha que é brincadeira, apenas passatempo. Qaundo requer um esforço enorme e um tempo e paciencia maiores ainda, eu faço por paixão, por me fazer bem, por me tirar da bolha em que costumava me colocar.
    Comecei a aprender algumas dessas estrategias muitos recentemente, mas depois que me organizei melhor, a vida no blog é outra.

  15. Bianca Santos disse:

    E isso faz uma baita diferença no todo, né? O banco de ideias é uma das coisas que mais ajudam, realmente. Verdade, eu dentro do ônibus olhando pela janela me veio ideias de post, ou seja… super válido sempre observar tudo e anotar, sempre! ÓTIMAS dicas. ♡ xoxo, Blog B de Bia

  16. Vi Alloy disse:

    E ainda tem gente que acha que brincamos em serviço. Blog é trabalho autônomo, não tem chefe, nem hora definida, mas tem metas e prazos!

    • Jade Amorim disse:

      Somos nós que definimos nossas metas e nossos prazos, mas nem por isso precisamos ser relapsos, não é verdade? Blog é pura dedicação e amor!

  17. Juliana disse:

    Gente…, que maravilhas de dicas esse post reuni! Concordo em tudo que você disse, principalmente na parte sobre o escrever o post, que no meu caso é o mais demorado justamente por todos os quesitos citados por você. Adorei as demais dicas e, confesso que preciso me agendar no ponto dois e três que são das postagens e as redes sociais de divulgação.

    • Jade Amorim disse:

      Fico feliz que tenha gostado, Ju! De fato escrever um post bem feito requer muita dedicação. Espero que você consiga aplicar as dicas para sua rotina, qualquer dúvida conte comigo! 😀

  18. Carol disse:

    Esse teu post merece ser visto pelo mundo. Me dá uma raiva quando escuto que “vida de blogueira é fácil”. Eu blogo por amor, eu sempre amei escrever e sinceramente eu acho um máximo poder compartilhar isso com outras pessoas, isso cria uma rede incrível, mas isso não torna meu “trabalho” fácil no blog.

    Voce arrasou neste post, eu me identifiquei em cada palavra sua. Muito sucesso linda, super beijo

    Carol | http://www.pinkisnotrose.com

    • Jade Amorim disse:

      Trabalhar por amor não significa que a gente não trabalha né? Só que dá mais satisfação no final. Super entendo seu sentimento, acredito que parte da minha missão aqui na blogosfera é desmistificar isso. Fico feliz que tenha se identificado, é tão bom saber que ainda tem gente que se sente como a gente!

  19. Sandra disse:

    Excelentes dicas! Obrigada 🙂

  20. Valentina disse:

    Às vezes é difícil encontrar um tema para escrever no blogue. As tuas dicas foram excelentes.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina ||
    FACEBOOK ||
    Croquis – Home Decor

  21. Melissa disse:

    Jade, suas dicas são realmente boas. Bem mais assertivas do que os de muitos “marketeiros digitais” que tem por aí. Preciso estudar SEO… obrigada por compartilhar suas experiências e suas idéias. Estou começando o meu agora e com bastante humildade fazendo tudo direitinho e dando o máximo de mim pra conseguir fazer um trabalho legal que agrade a quem lê e a mim. Também gosto de planejar conteúdo e fazer um calendário de postagens… costumo fazer tudo no final de semana e agendar as postagens. Mas vou começar a prestar mais atenção na otimização do SEO. Tanta coisa pra fazer, né. Realmente o blog é um exercício pra quem ama. Quem não gosta logo desiste. Obrigada, obrigada, obrigada!!! Gratidão.

    • Jade Amorim disse:

      Melissa, fico feliz em saber que ando acertando na fórmula. Ao contrário de muito marketeiro, venho tentando adaptar as dicas para a realidade de um blogueiro, que é diferente da de um empresário. Pense que criar um blog é sempre um processo de construção, um tijolo de cada vez, não cresce de uma vez, mas se você for fazendo tomando cuidado com cada detalhe e se dedicando, assim como você parece estar fazendo, logo verá bons resultados. Aos poucos vá implementando novas atividades à sua rotina, não se sobrecarregue, tá,? Sobrecarga gera frustração. Qualquer dúvida é só chamar! 😀

  22. simone disse:

    ótimas dicas, depois que comprei um planner, ficou bem mais fácil anotar as ideias para o blog. Temos que ter muita dedicação mesmo. Beijos

  23. Clayci disse:

    Post maravilhoso!
    É um trabalho e tanto né? E tem pessoas que falam que não fazemos nada… tesc tesc
    A única coisa (que vc citou) que preciso me atentar mais..
    É o cronograma de postagens.. Eu sempre tento, mas nunca acabo seguindo sabe? =/

    • Jade Amorim disse:

      Sempre que alguém me diz que tem dificuldades com o cronograma de postagens eu já aposto que a pessoa tenta postar demais em pouco tempo. Talvez diminuir o ritmo do blog te ajude! ♥

  24. boas dicas! também anoto tudo que vou pensando.
    eu me enrolo um pouco é na divulgação 🙁
    :***

  25. Jade, meu bem, você arrasou mais uma vez! ❤

    Vida de blogueira é complicada por demais quando se quiser levar realmente para a vida.
    Algumas dessas dicas eu já uso na minha rotina, mas outras vou empregar, porque simplesmente adorei.
    Sobre o cronograma é primordial, mas tem vezes que eu deixo de postar uma coisa que já era certa, porque veio uma notícia de última hora.

    Beijão, babe.

    • Jade Amorim disse:

      Eu fico super feliz toda vez que você gosta, Vivi! E o cronograma eu nem deixo ele como algo fixo, sabe? Às vezes mesmo eu to mais na vibe de falar sobre A e não sobre B, aí eu altero a ordem e etc. É mais pra ter um norte mesmo! XD

  26. Eu costumo fazer os rascunhos do meu blog como banco de ideias, hahaha! Mas nem sempre to com ele aberto, então anoto no “bloco de notas” o celular, vale muito a pena. Eu tento postar pelo menos 3x por semana também, antigamente eu postava tooodos os dias, mas aí comecei a faculdade + estágio e fui parando, porque toma muito do meu tempo. Porque não é só pegar e postar né? Tem que responder os comentários também, afinal a gente faz post para leitores, temos que interagir. Eu demoro as vezes metade de um dia inteiro fazendo post, e vou confessar que a parte mais demorada é achar a imagem certa pro post. Porque as vezes até invento de tirar a foto mesmo do que ficar procurando que demora demais. Divulgar também é muito importante, pra manter seu blog sendo visto ali, a divulgação é como se fosse um “Oi, olha aqui o que eu fiz!” hahaha! Elaborar as ações também é muito bom, tem que saber aproveitar as datas comemorativas mesmo. Primeira vez aqui no seu blog e eu já adorei, Jade!

    Beijos!

    • Jade Amorim disse:

      Menina, super me dá agonia ver aquele número de rascunhos na aba dos posts, não consigo usar lá. E nem consigo postar todos os dias também, acho que fica até difícil para o leitor acompanhar. E te entendo nessa vibe faculdade + estágio. E eu também sofro dessa síndrome ~socorro não tenho nenhuma foto para postar~, demora demais achar uma legal. Fico feliz que tenha gostado, volte sempre! ♥

  27. Lolla disse:

    Que post ótimo Jade! A minha dificuldade é a divulgação, em determinados dias da semana meu tempo é bem corrido e eu só consigo liberar rapidinho e sair para outro compromisso. Mas, apesar do trabalho que dá ser blogueira, é algo tão lindo de se fazer, né? Eu amo!

    Beijos,

    http://www.rodoviadezenove.com.br

    • Jade Amorim disse:

      A divulgação é onde mais pesa para o blogueiro né? Mas acho que se você tentar organizar um cronograma certinho talvez consiga encaixar na sua agenda apertada. 😀

  28. Ótimo post! Realmente cuidar de um blog da tanto trabalho quanto uma empresa e é preciso ter o mesmo empenho! E tem gente que acha que é fácil rrsrsrs mal sabem eles as horas que levam um único post de ficar pronto né e como é difícil se manter sempre criativo.
    Beijos Jade

    • Jade Amorim disse:

      As pessoas tendenciam a sucatear demais o trabalho dos dos criativos, principalmente se for digital. É uma realidade triste que eu luto com todas as minhas forças para mudar! Fico feliz que tenha gostado, Stephanie! 😀

  29. Dan disse:

    Eu tenho que comprar um caderno pra fazer anotações, fico anotando tudo no bloco de notas do celular e acabo não utilizando poisa esqueço de checar kkkkk. Morro de preguiça de fazer divulgação, raramente faço do meu x.x, preciso mudar isso kkkk

    • Jade Amorim disse:

      Dan, assim não dá para te defender! Se não se lembra de checar o celular, também não vai ajudar muito o caderno. E a divulgação é importante caso você queira ~ser visto~, mas se quiser manter seu blog algo mais privado, aí não tem problema não. XD

  30. Amei, Jade! O banco de ideias realmente ajuda muito nossa vida e o caderninho nos acompanhando o dia todo é uma dica ótima, principalmente pra quem vive na rua e vê várias coisas diferentes (a rua pode ser bem inspirativa, né?) hahah
    Com o cronograma ainda to me batendo um pouco mas acredito que passando o enem já consigo me organizar melhor <3 Finalmente!
    Beijão

    • Jade Amorim disse:

      Exatamente, Ray! Eu tenho tanta ideia na rua que você não tem noção! E aí a gente fica “ah, vou me lembrar quando chegar em casa” e NÃO VOCÊ NÃO VAI SE LEMBRAR E VOCÊ VAI FICAR TRISTE PORQUE VOCÊ NÃO CONSEGUE SE LEMBRAR. Experiência própria! hahahaha O cronograma não precisa ser tão frequente como o meu, você pode fazer ele no seu ritmo! ♥

  31. Duds disse:

    Muito legal o post! Também adorei seu blog, volte sempre <3 Com certeza o mais difícil e também o mais essencial é tratar o blog como empresa, só assim a gente se organiza mesmo e toca ele pra frente 🙂

    • Jade Amorim disse:

      Duds, bem vinda! De fato, enxergar o blog como uma empresa é o que separa o joio do trigo na blogosfera. Se você quer se profissionalizar, não tem escapatória!

  32. Aline Amorim disse:

    Muito legal esse post!
    Para evitar o bloqueio criativo ou ainda esquecer ideias legais que tive, eu sempre ando com a minha agenda para anotar coisas que achei importantes.
    E cada post requer tempo e dedicação mesmo.
    Beijos

    • Jade Amorim disse:

      Exatamente, Aline.Algumas ideias eu acabo não anotando porque acho que “vou lembrar”. Que ilusão! Banco de ideias com a gente sempre! 😀

  33. Taay disse:

    Jade arrasou ! <3 A parte mais difícil pra mim é a mais simples – a divulgação. Como é complicado em função do meu curto tempo, porém é fundamental! Trazer as postagens antigas realmente é ótimo, tenho feito muito isso.
    bjuxxx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *