Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

[ AUTOESTIMA ] Você já se elogiou hoje?

No dia do meu aniversário estava tendo uma "tarde de beleza" para o lançamento de uma linha de maquiagem de uma loja da cidade. Aproveitei para ir lá deixar alguém brincar com meu rosto, algo que não acontecia a muitos anos. Uma das coisas que escutei, ao concluir o make, era como "eu estava linda".

Não precisei sequer pensar na hora da resposta, apenas mandei "eu não estou linda. Eu sou linda, o máximo que a maquiagem fez foi realçar isso".

Estou cansada dessa falsa modéstia que somos obrigadas a aparentar. Nos diminuir perante os outros, nos achar indignos de elogios.

Recentemente vi vários posts na internet de mulheres que começaram a "aceitar" elogios. Demonstrar que sabem que são bonitas. Consequência? As pessoas (em geral os caras) que as estavam elogiando começaram a atacá-las.

É tão absurdo termos consciência de que somos incríveis?

Não precisamos de três quilos de produtos no nosso rosto para "ficarmos bonitas".

Eu sou bonita assim, a pele um pouco manchada. Os olhos enormes. O nariz meio batatinha, a boca grossa. Minha sobrancelha é larga e meio desigual. Meu cabelo é pouco, volumoso o e hoje nem é da cor natural, mas tudo bem.

O peso? Bom, uns dizem que preciso perder uns dez quilos. Outros quinze. Talvez eu queira. Pra mim tanto faz. Tô bem do jeito que eu to, vou ficar bem de outro jeito também. Acho que isso é da minha conta e da de mais ninguém.

A única coisa que eu sei é que eu não preciso me arrumar pra estar linda. E nem de um elogio pra ter consciência disso.

Eu sou. Eu sou por dentro e por fora. É o que enxergo no meu espelho.

Se você não enxerga isso em mim, tudo bem.

Olha pro outro lado.

Não deixe ninguém fazer você desacreditar na sua própria beleza, no seu próprio brilho. O seu mesmo, não de um monte de glitter que enfiaram na sua cara e na sua roupa. Esses aí é pra te fazerem brilhar mais, não substituem o que vem de dentro.

Existe uma diferença gigante entre ser e estar. E eu sou. Ela é. Nós somos. Sim, você é. Se você não acredita em mim, olha de novo no espelho até se ofuscar.

Porque você brilha, garota. Não permita que te digam o contrário.

Quando amar se tornou uma maldição
BEDA: Impressões finais e porquê não valeu a pena
A melhor pior pessoa do mundo

Receba as novidades:

26 comentários
  • Marta Izabel

    Oi, Jade!!!
    Amei essa postagem!! Temos que nos valorizar mais dizer para nos mesmas que somos lindas!!
    Bjoss

    Responder
    • Jade Amorim

      Exatamente, Marta! Fico feliz que tenha gostado do post!

      Responder
  • Marlene Conceição de Jesus

    Oi Jade.
    Que lindo texto.
    É verdade temos nos aceitar do jeito que somos, não ficar buscando os padrões de beleza ditados pela sociedade, eu estou acima do meu peso, estou triste com isso? sim, pois sei que isso afeta minha saúde, mas não pela beleza, eu me amo assim e é só isso que importa.
    Bjs.

    Responder
    • Jade Amorim

      Exatamente, Marlene. O importante é que sejamos saudáveis. Quantas pessoas super magras estão aí se entupindo de coisas péssimas para saúde enquanto outros que estão "acima do peso" na verdade estão muito bem e obrigado? Quanto à nossa beleza, ela é nossa, não precisa seguir padrões impostos por outros. Beijos.

      Responder
  • Luíza Fried

    Que texto bonito, toda mulher devia ler isso e se elogiar na mesma hora que terminar o texto. Como eu mesma fiz hoje. Se não nos acharmos lindas, quem vai nos achar? Tirando que, uma mulher SEGURA DE SI e que se acha MARAVILHOSA, fica mil vezes mais bonita.
    Quantas vezes não achamos uma pessoa linda até… ela abrir a boca? E pronto, estragou toda a beleza.
    Ou alguém que nem é "tão bonito" assim segundo os malditos padrões mas que é tão incrível que só reflete brilho, luz, energias boas?

    Responder
    • Jade Amorim

      Luíza, concordo totalmente contigo. O que importa é o que temos no nosso coração, a força para lutar com quem tenta nos derrubar e que nos amamos. ♥

      Responder
  • Carol Justo

    Ai que post mais incrível <3
    Sério, eu tenho muito isso de não me importar com os outros e tals, mas no fundo eu sei que me importo demais com a aparência, se os outros me acham bonita ou não e a insegurança com o meu corpo então, nem se fala…
    Mas eu estou tentando mudar, afinal, é como você disse, eu sou linda, não importa o que os outros falem, ou pensem.

    Acho engraçado que durante minha infância e adolescência eu sofria bullying e acreditava que eu era feia, depois de uns anos descobri que na verdade eles falavam aquilo só pra me deixar mal e que a maioria deles queria ficar comigo, e as meninas tinham ciúmes. Não que eu me ache A LINDA (e se me achar tudo bem tb) mas é que eu me sinto mal de ter sido tão ridicularizada e de ter acreditado neles…

    Carol Justo | Pink is not Rose

    Responder
    • Jade Amorim

      Carol, é muito difícil tirar completamente essas inseguranças da nossa mente né? Acredito que é porque fomos criados para ser assim, nessa ideia absurda. Eu também fui muito humilhada a minha vida inteira e, bom, a sociedade é uma merda mesmo, mas eu sei muito bem o quanto incrível eu sou e tenho certeza que você é também!

      Responder
  • Bruna Morgan

    Que texto maravilhoso para a auto-estima ♡
    É engraçado quando as pessoas nos chamam de metidas, quando dizemos que somos linda e sim

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, como eu disse num outro comentário, é incrível como as pessoas consideram autodepreciação com humildade né? Acho absurdo isso, mas é esse mundo de merda que vivemos mesmo. hahaha

      Responder
  • Honorato, Sandro.

    Boa noite,
    Como vai?
    Concordo, temos que nos valorizar, admitir que somos bonitos sim!
    Isso não quer dizer que não somos humildes e sim que existe uma valorização pessoal.

    Beijos e tenha um bom final de semana

    Responder
    • Jade Amorim

      Acho engraçado como as pessoas consideram autodepreciação com humildade né? Acho absurdo isso, mas é esse mundo de merda que vivemos mesmo. hahaha Beijos.

      Responder
  • Tati


    Jade que texto mais amorzinho ♥
    Muitas vezes é meio que difícil se aceitar, mas todos são lindos ♥
    Não sei lidar com elogios, sempre fico sem jeito. Mas quero que isso mude, e para que isso aconteça eu tenho que mudar e me aceitar primeiro.
    É isso que eu tento fazer todos os dias, e por mais que seja um trabalho cansativo no final eu sei que vai valer a pena.
    Seu texto me ajudou muito ♥
    Obrigada
    ótimo sábado
    bjo

    Responder
    • Jade Amorim

      Tati, fico feliz em saber que meu texto conseguiu te inspirar a se aceitar cada vez mais. É libertador. Tem dias que são mais difíceis que outros mas a gente consegue! ♥

      Responder
  • RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Jade!
    Vou concordar com voce dessa ver: somos todos bonitos!
    E para isso não é preciso maquiagem, roupa ou qualquer outro artifício que faça realçar o que já é evidente.
    Se nos amamos, somos lindas!
    Precisamos mesmo valorizar como somos e mudarmos apenas para satisfazermos a nós mesmos.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    Responder
    • Jade Amorim

      Rudy, concordo com cada vírgula sua, viu? Temos que nos amar e termos consciência da nossa beleza!

      Responder
  • Gaby Benfatto

    Moça,
    Eu oficialmente amo você, que post de aquecer o coração S2
    Não conhecia teu blog, cheguei nele através da Liga e a primeira coisa que fiz foi ler seu perfil então: vms colocar fogo no mundo juntas?! S2
    Bjs Gaby

    Responder
    • Jade Amorim

      Gaby, vamos sim, vemk, hora de passear pra incendiar o mundo! ♥

      Responder
  • Su

    que post maravilhoso ♥♥
    e, como a gente é boba, né? eu nunca soube lidar com elogios muito bem, ultimamente ando aceitando e até falando um obrigado e no começo me sentia mal por isso. SÉRIO. eu me sentia mal por aceitar o elogio e agradecer.
    tô perdendo isso aos poucos, já consigo aceitar mais e pensar que, sim, eu mereço todos ops elogios que ganho e muito mais ♥ todas nós merecemos!

    Responder
    • Jade Amorim

      Su, todos nós temos a nossa dificuldade, nossas inseguranças. É doloroso e é uma coisa que precisamos trabalhar sempre, mas é compreensível. Fico feliz que esteja cada dia mais consciente da mulher incrível que tu com certeza é! ♥

      Responder
  • Ana Beatriz Ferreira

    Algumas vezes é difícil manter isso em mente. Acho que é preciso um exercício diário até que se torne natural. Amei seu post. Até mais. littlemorgana.blogspot.com.br/

    Responder
    • Jade Amorim

      Ana, eu entendo totalmente a dificuldade disso, viu? Tem dias que eu não consigo me olhar no espelho porque não to me sentindo bem, mas com o tempo isso acontece cada vez menos. Beijos.

      Responder
  • Talita Oliveira

    Que textão !!! E sabe o que mais? Eu estava precisando das exatas palavras desse texto. Você expôs uma situação totalmente real e singela, a qual a maioria de nós mulheres já passamos ou passaremos, é normal questionar a nossa beleza, mas melhor ainda é nos amar pelo que somos de fato, não pelo que ouvimos e uma coisa é certa, beleza é relativa, o que é belo para uns para outros nem tanto, agora imagine depositar sua auto – estima em algo mutável…
    Somos a beleza que somos! 😀

    Responder
    • Jade Amorim

      Talita, uma das coisas que mais me motiva a escrever, às vezes sobre coisa que me doem falar, é saber que essas palavras vão alcançar outras pessoas que, assim como você disse, às vezes precisam ouvir isso. Beijos.

      Responder
  • Vanessa

    OH MY GOSH, melhor texto da internet inteira!!! Perfeito tudo o que você falou.
    Uma amiga que emagreceu 20 kgs também me relatou que todo mundo quando a vi dizia que ela estava linda! Como se ela nao fosse linda antes. Uma vez um cara me disse que eu tinha um sorriso bonito, e eu disse que sabia disso. Ficou bem putinho ele. Ahhh me poupe. Esses caras querem só que você dê biscoito. Como se te elogiar fosse um favor enorme que ele está te fazendo e você devesse agradecer. Sendo que na maioria dos casos nem elogio é, é assédio mesmo.

    Responder
    • Jade Amorim

      Vanessa, exatamente! Acredito que não devemos aceitar esse tipo de coisa, apesar de virarmos as "chatas". Somos todas maravilhosas e não precisamos de outra pessoa para sabermos disso! ♥

      Responder

Receba as novidades: