Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas
SORTEIO ATIVO

O que é o BEDA, como me organizei e as prioridades

Quem é ativo no grupo de interações da Blogosfera já conhece o BEDA (Blog Every Day April/August) como o maior desafio do ano. Surgido do finado Rotaroots – saudades -, o desafio propõe que os blogs participantes postem todos os dias durante os meses de abril de agosto.

A ideia é incentivar a criatividade e os posts espontâneos, sem esse foco comercial que muitos enxergam na blogosfera atual. Também é uma oportunidade de dar aquela movimentada no blog, trazer conteúdos variados e atrair novos leitores. No dia 31 de agosto também é comemorado o dia do Blog, então tem aquele ânimo especial.

Como me preparei para o BEDA 2017

Apesar de eu ter o blog desde 2008, essa vai ser a primeira vez que vou participar do BEDA. Nunca tive coragem de me arriscar em uma maratona de 31 posts em 31 dias. Não queria correr o risco de entregar o serviço pela metade ou fazer posts aleatórios apenas para encher linguiça.

Decidi que faria o BEDA de agosto em março. A ideia era me organizar já desde cedo para conseguir adiantar conteúdo e deixar tão organizadinho que, quando chegasse em agosto, já tivesse pelo menos metade do mês agendado. Talvez até mais que isso. Quisera eu. Doce ilusão.

Muita coisa aconteceu, rolou uns desânimos de lá para cá. Mal consegui fazer os posts recorrentes do blog, confesso. Mas tudo bem, a minha sorte é que apesar de não conseguir realmente escrever os posts, eu mantinha sempre anotava as ideias de posts.

Acredito que a maior dificuldade durante o BEDA é o tempo. Não é todo dia que dá para escrever, e ainda ter que ter tempo de divulgar posts, responder comentários e etc… Agendar conteúdo é fundamental.

Com dez dias de antecedência comecei a escrever e já estou com alguns posts prontos. Estou escrevendo pelo menos um post por dia, algumas vezes consigo dois. Nem todos eu já agendo, porque geralmente falta as fotos. Prefiro juntar uns cinco posts para tirar as fotos tudo de uma vez.

É interessante mesclar textos que não precisem de muitas fotos, que são mais só uma conversa, com resenhas, tutoriais, dicas e etc. Não só pela diversificação de conteúdo, mas também porque facilita seu trabalho.

Mas o que é mais importante durante o BEDA?

O que eu acredito que é mais importante é não deixar a qualidade do seu conteúdo cair. Se for pra postar só pra encher linguiça, eu acho que isso mais afasta seu leitor do que o atrai. É melhor deixar de postar um dia do BEDA do que escrever qualquer coisa.

E, obviamente, fazer com amor e se divertir. Estamos na blogosfera porque amamos o ofício. Amamos escrever e compartilhar nossas experiências.

Como eu conversei com muitas blogueiras, é uma experiência legal, desafiadora e para dar um up. Não para te exaurir e te desanimar, ok? Se você acha que não tem forças para fazê-lo, tudo bem, eu levei nove anos para resolver tentar. Cada um com seu ritmo. E espero te ver por aqui durante esse mês de agosto, você poderá conferir os posts através da categoria.

Spoiler alert: vai ter sorteios e meu aniversário é em agosto também! :p
[ FREEBIE ] Tenha sempre o que postar no blog com o Banco de Ideias
BEDA: Impressões finais e porquê não valeu a pena
'Meu amigo Dahmer' e como a negligência social colabora no desenvolvimento de monstros

18 comentários
  • Larissa Gimenes

    Menina que coragem, já ouvi muitas vezes que isso é muito cansativo, tanto o veda quanto o beda. Ainda estou criando coragem para fazer isso um dia.
    Te desejo uma boa sorte, paciência principalmente, e prometo que vou acompanhar o seu BEDA até o fim.

    Responder
    • Jade Amorim

      Larissa, como tu pode ver eu estou respondendo comentário do começo do BEDA quando ele já acabou e exatamente porque o BEDA me exauriu e criar conteúdo me consumiu tanto que eu não conseguia responder os comentários ( PERDÃO!). Acredito que foi uma experiência que valeu a pena ser vivida, mas que não faria de novo, sabe? haha. Acho que vale pelo menos uma vez pra "sentir o gostinho". :p

      Responder
  • Marina Menezes

    É o primeiro ano que eu participo também. Estou aqui meio perdida na vida, sem saber direito o que postar hoje rsrs' Não me preparei, decidi que participaria no último dia de Julho, e resolvi arriscar. Mas estou achando divertido e me deu até um ânimo pra voltar a ser ativa na blogosfera 🙂

    Responder
    • Jade Amorim

      Mari, que coragem. Eu sou uma pessoa muito metódica, é muito raro eu fazer qualquer coisa no impulso, em cima da hora. Como acabei de sair do seu blog vi que teve uma ótima experiência e fico feliz com isso. ♥

      Responder
  • Rayanne Buchweitz

    Que legal que vai tentar o BEDA, Jade! Você toda organizadinha já to aguardando o conteúdo maravilhoso que vai lotar as páginas do Raposa Crítica, viu?

    Eu já pensei muito em participar mas agora que to conseguindo me organizar com o calendário normal do blog não queria me encher de coisa e acabar saindo dos eixos, sabe?

    Espero que nesse mês você tenha muuuuita criatividade e também paciência, coisas essenciais pra passar o mês todo focadíssima no projeto hahaha Beijo

    Responder
    • Jade Amorim

      Raaaay, pois é, tentei, consegui, e fico feliz que você tenha me acompanhado (enquanto deu, pelo menos, não te julgo, foi um trabalhão!). Saiba que a sua ideia de não participar foi muito sabia, deixe para uma época que estiver bem tranquila e com conteúdos adiantados e tudo o mais. ♥

      Responder
  • Raquel Arellano

    Acho que o mais bacana é, de fato, exercitar o espírito criativo. É um desafio, né? Em tempos tão corridos a gente separar uns minutinhos pra organizar pensamentos. Ao mesmo tempo, dependendo da proposta de cada blog, é como manter uma conversa com si mesmo. E vale a pena esse investimento.

    PS: cheguei aqui pela planilha do grupo, prazer em te conhecer! 🙂

    Responder
    • Jade Amorim

      Raquel, com certeza. A criatividade para trazer conteúdos diferentes todos os dias é o maior desafio. Inclusive foi uma delícia fazer tudo isso ao longo do BEDA, apesar de que fiquei meio chateada com ele porque, bom, como você pode ver, acabei me enrolando em atividades como responder comentários e visitar os blogs amigos. 🙁

      Responder
  • Viviane Oliveira

    Jade, meu amor, estou vivendo o BEDA perigosamente, mas já comecei com post. Vamos que vamos que vai dar tudo certo no final ❤️ Como sempre, arrasou no post, no incetivo e nas dicas.

    Beijão, babe
    Supimpa Girl

    Responder
    • Jade Amorim

      Vivi, se não viver o BEDA perigosamente não é o BEDA. Fico feliz que tenha gostado do post amore! ♥

      Responder
  • Bruna Morgan

    Eu amo essa época na blogosfera, é tao movimentada é tão cheia de conteúdos *-* boa sorte pra gente

    Responder
    • Jade Amorim

      Realmente Bruna, conteúdo não falta. Na verdade, fica até meio complicado acompanhar todo mundo né? rs

      Responder
  • Carol Rocha

    Não vale a pena fazer post no blog "enchendo linguiça" só pra fazer um desafio, né? Essa não é a proposta do BEDA. Encaro o BEDA como um desafio pessoal para desenvolver a criatividade, se divertir e compartilhar amor.
    Boa sorte pra gente nessa.
    Beijos!

    Ei Carol!

    Responder
    • Jade Amorim

      Carol, super concordo. Acho, por exemplo, super chato quando chego pra visitar um blog e encontrava um monte de tag. Foi uma experiência e tanto, pena que não pude aproveitar plenamente e os comentários e visitar ficou mais difícil de cumprir! 🙁

      Responder
  • Natasha Arruda

    Concordo plenamente! Se não for para fazer posts com conteúdo não vale a pena participar do BEDA, sai totalmente do propósito que o movimento é.

    Responder
    • Jade Amorim

      Pois é Natasha, e chego ao fim do BEDA pelo menos com o coração tranquilo que essa meta foi alcançada. 😀

      Responder
  • Carol Sena

    eu ia fazer pela primeira vez esse ano também, mas desisti, fiquei com medo justamente de fazer post com pouca qualidade e tal, e esse mês minha vida vai ser tão corrida, quem sabe ano que vem, e muito boa sorte pra ti <3

    Blog Entre Ver e Viver

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, como você pode ver estou respondendo os comentários ao fim do BEDA, então alguma coisa deu muito errada (até fiz post super de desabafo). Mas foi uma experiência e tanto, é bom para poder pelo menos dizer "eu fiz" sabe? 🙂

      Responder

Receba as novidades: