Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas
TOP COMENTARISTA SETEMBRO

BEDA: Impressões finais e porquê não valeu a pena

Parece que faz 84 anos que apareci falando sobre o que era e como me organizei para o BEDA. Mas hoje faz 31 dias exatamente. Não sei dizer se foi um período muito longo ou muito curto, mas posso dizer que realmente muito aconteceu.

Com este post aqui fechamos exatos 31 postagens e isso significa que em um mês eu postei no blog mais do que nos 3 meses anteriores. Uau. E três tapas na minha cara. Mas no título eu disse que não valeu a pena… E eu vou te explicar porquê.

O quê exatamente deu errado

Eu comecei o BEDA com cinco dias de conteúdo agendado. Depois disso tentei manter o padrão sempre escrevendo um post por dia. Às vezes estava animada e escrevia mais de um. Tinha dia que acabava tendo que tirar fotos e não conseguia escrever nenhum.

O negócio é: o blog me consumiu.

Meus posts são enormes. Nenhum deles tem menos de 400 palavras. A maioria tem mais de 900. E não é simplesmente sentar e escrever. Geralmente, essa é a parte que é mais rápida. Tirar as fotos, editá-las, ler os livros (!!), fazer as artes, edição, preparar o SEO, legibilidade… tudo isso é muito mais trabalhoso que escrever.

Tem também toda a pré-produção. O que eu vou postar? Quando?

Eu não queria ficar repetindo o mesmo tipo de post. Tentava escrever um post de opinião, ai falar de uma série, aí fazer uma playlist, depois uma resenha… variar, para que o leitor não enjoasse. Aí entra a parte mais importante: o leitor.

Eu peço perdão a todos os meus leitores

Eu não tive tempo de dar atenção para os meus leitores. Ontem foi quando eu comecei a finalmente responder os comentários, e eu to respondendo comentários de postagens de JUNHO. Não tive tempo de divulgar os posts, e a sensação é a de que postagens que eu tive tanto trabalho de fazer foram desperdiçadas. Rapidamente foram soterradas num mar de outros posts.

No meio de tentar trabalhar, cuidar das coisas aqui em casa, leitura, viagens (porque eu viajei em agosto!) e a simples exaustão, eu tinha que fazer uma escolha: usar o pouco tempo que eu tinha para tentar escrever o máximo possível? Ou divulgar um post? Ou atender aqueles que se deram ao trabalho de vir ler meu conteúdo?

Sem saber como seria o dia de amanhã, eu optei pela primeira opção. Quando eu vi, cheguei a ter postagens que ficaram com zero comentários. Chocante para mim que estou habituada a posts com 15, 20 e até 50 comentários num único texto.

Eu tenho 40 posts com comentários atrasados para responder. Eu, que tenho entre os posts mais lidos do blog "4 motivos pelos quais não comento no seu blog", descumpri uma das coisas que como leitora não me faz voltar no blog alheio. Hipócrita, não?

É por isso que peço perdão. É por isso que, a partir de hoje, o blog contará com conteúdo três vezes na semana até que eu coloque todo o calendário editorial em dia. E a partir desse momento, um dia sim e um dia não.

Mas houve algo de bom com esse BEDA?

Como nem tudo são lágrimas, claro que houve coisa boa nesse BEDA sim. Primeiro que, com o perdão da palavra: CARALHO EU ESCREVI 31 POSTS EM 31 DIAS.

E 31 posts de qualidade, lindos, maravilhosos que fazem meu coração se encher de orgulho na hora que eu vejo os títulos no arquivo. Alguns eu queria escrever a meses!

Pude tirar várias resenhas do atraso, exercitei minha criatividade ao máximo e descobri que eu consigo produzir sim. Que não existe essa de falta de tempo, pelo menos, pra não postar 3 vezes na semana aqui no blog.

Apesar de ter ficado desanimada com a falta de visibilidade que esses posts tiveram, saber que eu sou capaz me deu forças. Resolvi começar o TOP Comentarista (partipe!), organizar algumas coisas no meu cantinho e me preparar pra crescer.

Apesar de o blog não ser super conhecido nem nada, eu recebo um carinho imenso de quem me acompanha e isso não tem preço. Muito obrigada de verdade. Em contrapartida eu prometo que nunca vou esquecer quem eu sou e estarei sempre em busca de meios de compensá-los! ♥

Ah, dia 31 de agosto é o Dia Internacional do Blog.
Parabéns a todos nós.

[ FREEBIE ] Tenha sempre o que postar no blog com o Banco de Ideias
[ AUTOESTIMA ] Você já se elogiou hoje?
'Meu amigo Dahmer' e como a negligência social colabora no desenvolvimento de monstros

19 comentários
  • Aline Amorim

    Acho muito legal quem participa do BEDA, Pois a dedicação tem que ser muita né!
    Vou ler alguns posts passados. beijos

    Responder
  • Ana Paula Camina

    BEDA é algo que é impensável pra mim hoje em dia, nunca consegui terminar um.
    Tá certo que meu blog tá mais abandonado que tudo na vida, maas quando tentei escrever no BEDA caí no que vc disse e acabei fazendo posts só pra não furar dias, não vale a pena.

    Gosto muito de passar por aqui, continue com a qualidade maravilhosa! 🙂

    Beijos!!

    Responder
  • Luíza Fried

    Oi Jade!
    Bom, primeiro, que legal que você começou a fazer o Top Comentarista pois isso que me atraiu ao seu blog e eu já posso falar que estou a-do-ran-do. Senti que você é gente como a gente e desejo que seu blog faça cada vez mais sucesso.
    Segundo, você parece ser uma pessoa muito dedicada, não fique preocupada caso aconteça de ficar sem postar de vez em quando, às vezes falta conteúdo, inspiração, criatividade… mas é melhor não colocar nada pra acumular essa inspiração toda pra um próximo post. Esses de TAG's, como o que você fez de crush literário, são bem interessantes pra dias como esses.
    Terceiro, eu não conhecia o BEDA. Nem sei se entendi direito o que é mas vá no seu ritmo, é sempre melhor assim… por isso não gosto tanto de desafios como esse.
    Quarto, você acaba de ganhar mais uma leitora pra te encher de carinho e enaltece seu ego e falar que você é linda mesmo você já sabendo que é sensa. HAHAHAHAH Beijinhos, flor!

    Responder
  • Bruna Morgan

    Eu senti um clima mais pesado nesse BEDA, não sei bem o que houve. Nem completei o desafio todo D:

    Responder
  • Marina Menezes

    Eu também tive essa sensação de estar "desperdiçando" posts. Como eu não divulgo em rede (não dou conta), meus posts sumiram num mar de posts novos, alguns nem foram lidos. Eu fiquei chateada porque tem posts específicos que eu sei que alguns leitores em específico vão gostar de ler (sabe aqueles comentários que você já fica esperando?), mas essas pessoas nem viram. E eu fiquei com aquela dózinha de ter "perdido" a opinião da pessoa hahah'

    Mas gostei também de ter escrito para quase todos os dias do projeto. Não tive como postar até o final, mas teria conseguido se não fosse um Congresso que eu estava organizando. Ou seja, o BEDA faz a gente perceber que nós damos conta sim! Agora é só levar essa vontade de postar pros outros dias dos próximos meses, e guardar os posts direitinho pra não se perderem no meio de tanta novidade

    Responder
  • Simone Benvindo

    Nunca me senti tentada a participar do BEDA. Acho ideia incrível e tbm super estimula a criatividade, mas gosto de ter um descanso, gosto de planejar tudo com calma, e não sou do tipo que consegue planejar muitos posts em 1 dia. Sou muito de inspiração. Amo postar de segunda a sexta, mas se em algum dia eu não programei nada e não me sinto inspirada a escrever algo realmente útil pro meu público, eu simplesmente não posto e vou interagir nas redes sociais.
    Acho incrível quem consegue, mas não combina muito comigo. Gostei muito do seu post, porque você deixou claro que para vc algumas coisas deram errado e nem sempre é fácil admitir isso né? Mas acredito que o mais importante é você se sentir realizada, e que as coisas boas que aconteceram com certeza, são melhores do que não foi tão bom. Beijos

    Charme-se

    Responder
  • Vi Furrati

    Acho que eu não aguentaria, nem teria assunto, para tudo isso.

    Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

    Responder
  • Michele Lima

    Oi Jade, tudo bem? Apesar do blog O que tem na nossa estante ter resenha todo dia eu nunca entraria no BEDA heheheh isso porque nós somos um grupo grande, mas nada funciona muito na obrigação e seu eu fosse sozinha, nossa, sem chance, é muito difícil, mas admiro a todos que ao menos tentam <3 igual quem faz maratona literária, eu não conseguiria, mas admiro quem consegue. Agora que depois de 84 anos Agosto acabou aproveita setembro!!rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    Responder
  • Marlene Conceição de Jesus

    Oi.
    Mulher você é guerreira hem.
    É difícil manter os post em dia, e eu sei como isso consome nosso tempo, mas fico feliz que tenha se superado, não quero nem imaginar o trabalho que deve ter sido para você.
    Parabéns.
    Bjs.

    Responder
  • RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Jade!
    Tudo tem seu lado bom e o lado não tão bom.
    DEve ter sido bem cansativo mesmo postar diariamente textos bem produzidos e com fotos, detalhes que demandam tempo, mas exaustão não estava no programa, né? Temos uma vida fora do blog que merece atenção também.
    E pelo lado bom…saber que é capaz de produzir bom conteúdo durante um longo período, é aprendizado e acredito que super vale a pena.
    Não acompanhei o mês inteiro, mas imagino que devem ter sido boas postagens.
    Parabéns!!
    Desejo um mês repleto de realizações e um final de semana de alegrias.
    “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    Responder
  • Ana Beatriz Monteiro

    Heeya, é verdade, por vezes nem sempre corre tudo às mil maravilhas! Mas foi correndo como correu que descobriste uma capacidade em ti nova, a capacidade de produzir para o que amas fazer e isso é muito bom não é?
    Tudo o que pode ser mau tem sempre um ponto positivo na esquina à espera de ser encontrado mesmo que demoremos a encontrá-lo <3
    Besitos,
    https://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/09/do-it-yourself-calendario-de-testes-2017.html

    Responder
  • Lana Silva

    Posso dizer que este mês teve pontos positivos e negativos, mas ter post para todos os dias requer muito trabalho, sei muito bem disto, porque posto uma vez por semana, e tem vez que acabo me enrolando, imagina se eu postasse todos os dias. Bom,outro ponto e que muitas vezes se sentia desanimada em escrever, e as coisas acabavam ficando forçada, além do mais o conteúdo tem que ser bom para os leitores.

    Responder
  • Karolini Barbara

    Primeiramente: TE ACHEI! LOL (sim! eu estava pensando no seu blog, principalmente porque gosto do conteúdo, apesar de aparecer pouco por aqui! O.O #bemchateada)

    Segundamente: Lhe entendo, lá no blog fiz uma postagem com a opinião dos blogueiros em geral, e sinceramente, sinto que vocês são corajosos o suficiente para enfrentarem 30 dias de postagem (no caso de agosto 31), O.O
    Eu não daria conta! Sinto muito! HUAHUAHUAHUA

    Até mais! O/
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com
    Ps.: Sorry caso seu blog seja stauckeado (é assim que se escreve? Oo)

    Responder
  • Talita Oliveira

    É totalmente compreensivo, você se sobrecarregou muito e acabou por atrasar o "outro" lado, mas é tentando que se acerta, e como você falou, se dedicou muito pelos posts que saíram admiráveis, parabéns!!
    Que você poste muito e muito mais, aguardo ansiosamente ( e força! ) !!!
    Beijos! 🙂

    Responder
  • Vanessa

    Falando como leitora, nao consigo acompanhar BEDA por completo. Sao bastante blogs para ler. Se 5 dos blogs que você lê fizerem DEBA, sao 35 posts para ler por semana!!! Isso é muita coisa e eu particularmente nao tenho tempo. Acabo sentindo que estou perdendo parte de algo bacana nos blogs porque nao consigo acompanhar tudo.
    Eu gosto que os blogs postem com menos frequência, porque além de ler, terei tempo de comentar. Às veze leio pelo celular e nao consigo comentar na hora, entao volto no fim do dia. Imagina se conseguiria fazer isso com 35 posts por semana rsrs.

    Responder
  • hellz

    OI JADE

    o beda é algo que me assusta pra caralho. Eu tenho vontade de fazer justamente pra ter essa sensação de Superwoman ("EU CONSEGUI 31 POSTS BONS E MINHA CABEÇA FUNCIONA!"), mas já pensei que daria muito trabalho e visibilidade seria quase zero por causa da rotatividade alta 🙁
    sem contar que deve mesmo consumir o cidadão, viu. Acredito quando você diz que passou o mês mergulhada no blog e sem tempo pra fazer todo o necessário que acompanha um post novo.
    Mas você conseguiu! YEY! Valeu a experiência, de todo modo.

    beijo
    http://www.beinghellz.com.br

    Responder
  • Barbara Bueno

    Oi Jade
    O ano passado participei do Beda e te entendo.Eu acabei quase nem divulgando por falta de tempo
    Mas ao contrario de você eu ainda não tinha um publico.Havia voltado para a blogsfera e a experiencia do Beda trouxe os meus primeiros comentarios e trouxe mais animo para que eu produzisse conteudo para o blog.
    E quando conseguimos completar os 31 dias postando? Dá uma sensação de vitória .

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    Responder
  • Hanna Carolina

    Oi Jade! Menina, vou te falar… o BEDA foi muito cansativo… sempre achei isso quando via os posts do pessoal, mas nunca tinha coragem de participar… Dessa vez participei do Half BEDA, que era "menos trabalhoso", e mesmo assim foi bem cansativo, viu?
    Vou te contar… um mês beeeeem comprido, mas também concordo que serviu ara ver do que sou capaz. Gostei bastante dos posts que saíram e do quanto consigo alcançar ainda! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    Responder
  • Paula

    É por esses motivos mesmo que eu não faço BEDA! E nem como leitora eu gosto, pois é tanto post em tanto blog que eu acabo nem conseguindo acompanhar tudo… seria tão melhor se todo mundo postasse 2 ou 3 vezes na semana mas pelo ano todo!

    Responder

Receba as novidades: