Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

Bullet Journal Literário: organize suas leituras em 2018!

Que o método do Bullet Journal (ou bujo para os íntimos) viralizou nos últimos tempos isso não é novidade. Mas o que sempre vemos por aí são "spreads" de calendários, trackers de hábitos; horas dormidas; humor e até mesmo o clima. Nada disso interessa um leitor, vai por mim.

E foi pensando nisso que eu pesquisei muito (sério, muito mesmo… foram incontáveis horas de youtube e pinterest) para reunir ideias de como eu poderia adaptar esse sistema para um leitor. Infelizmente, o resultado foi mais que decepcionante. O pessoal que produz esse tipo de conteúdo não pensa muito em leitores, e na maioria das vezes não leem mais que cinco livros por ano.

Estava quase desistindo quando me deparei com um blog (que eu esqueci de salvar o link 🙁 ) que fez um post com algumas ideias além das tão conhecidas prateleiras ou listas de lidos e quero ler. E tive um estalo! Poderia fazer o que eu quisesse! E assim nasceu meu Bullet Journal Literário!

Para esse projeto, estou usando um caderno pontilhado da Cícero, que é uma marca bem conhecida. Vou mostrar as páginas que eu acho mais úteis para a comunidade literária, se não o post fica imenso.

As categorias do Bullet Journal Literário

Nessa primeira página, eu resolvi adaptar o "future log". Originalmente usado para marcar datas importantes que são anuais ou eventos que ocorrerão em antemão para você não esquecer. Fiz um mini calendário anual e quando eu começar um livro, marco o dia em azul, quando eu terminar marco com vermelho. E na página ao lado, eu anoto o dia e qual livro que corresponde a ele.

Não poderia faltar a clássica estantezinha! A minha funciona assim: todos os livros que estão ali, ou eu tenho físico ou eu tenho certeza que vou comprar para completar coleção. Os que estão coloridos eu já li. Bem simples e fofinho.

Sabe quando você começa uma série/trilogia/etc e nunca lembra em qual livro você está? Não? Sou só eu mesmo? Enfim, fiz esse layout bem simples para sempre marcar e nunca esquecer quais eu já li. Dei preferência para colocar séries já finalizadas, se não com certeza ia dar alguma coisa errada e eu não quero estragar a página.

Essa página é em estilo planilha. Se você adora coletar dados, não pode ficar sem essa. Vou usar para ver se tenho algum hábito de leitura que não percebo. Aí tem, da esquerda para a direita: título, páginas, físico ou ebook, gênero do autor, gênero do livro e nota.

Você costuma ler com um dicionário ao lado? Se você for que nem eu, a resposta será não e infelizmente você acha um monte de palavras que você não conhece ou não tem certeza do significado e depois acaba esquecendo. Então essa página é perfeita para você. É bem fácil de entender, você escreve a palavra e o significado. As decorações são opcionais!

Uma página de metas para dar aquele ânimo básico durante o ano.

Aqui eu vou usar para ver a quantidade de dinheiro que eu gastar em livros. Espero usar pouco essa página. Eu não sou de comprar quantidades loucas de livros, mas vai saber não é mesmo?

A satisfação de poder preencher essas caixinhas e ver que estou a um passo mais perto de atingir minha meta é gigante! Se você não é adepto a preencher coisas visuais, deveria tentar, é viciante!

Meu primeiro diário de leitura, e esse é sobre o livro Destroçados da Karin Slaughter (em breve sai resenha). Ele não está completo e nem do jeito que eu imaginei, mas é um processo de tentativa e erro. Ao longo do tempo eu vou melhorando e espero que antes do final do ano eu tenha encontrado o formato que almejo. Esse aqui é bem pessoal. Cada pessoa deve fazer da forma que achar melhor.

Eu estou escrevendo sobre minhas teorias e sempre que acontece algo importante, engraçado ou que eu ache legal. Depois quero colocar as quotes se tiver alguma. Isso vai me ajudar muito na hora de produzir conteúdo, e também a lembrar de como foi a leitura.

Eu estou amando a experiência de ter um Bullet Journal Literário todo personalizado para a minha rotina, recomendo para todos que tentem ao menos uma vez. Eu fiz um vídeo completo, mostrando todas as páginas que eu montei lá no meu canal do youtube, então não deixe de ir lá ver também!

Se você recriar alguma dessas páginas não esqueça de me mostrar e dar os créditos também! Happy journaling!

As Coisas que eu Aprendi Depois que eu LI!
A diversidade em 'A longa viagem a um pequeno planeta hostil'
Resenha – Liberte meu Coração

Receba as novidades:

2 comentários
  • KAROLINI BARBARA

    Nossa! Eu tenho um bujo com uma estante bem básica de lidos, que por falar nisso eu tenho que atualizar. Você é igual eu, sai comprando para completar as séries, a última que consegui completar foi Crepusculo! *-*
    Mas, eu ando fazendo anotação de filmes e séries que quero e tenho que assistir, mas não vou mentir que às vezes ele fica desatualizado muito mesmo! O.O
    Sua ideia é muito fofa sobre um bujo literário! 🙂

    Até mais Nathalia e outras meninas! O/
    https://j-informal.blogspot.com.br/

    Responder
    • Nathalia Maximo

      Que legal! De séries e filmes eu ainda não fiz, mas estou pensando em fazer, o difícil é arrumar um lugar para fazer. Não quero misturar com o literário.

      Haha! Pensava que eu fosse a única que comprava para completar! Mas está bem difícil de conseguir isso.

      Eu tinha medo de não deixar as coisas atualizadas, mas até o momento estou conseguindo bem! Não se preocupe tanto com isso. É normal, você só precisa fazer disso um hábito que nos dias que você não atualizar vai parecer estranho!

      E obrigada! Um beijo!

      Responder

Receba as novidades: