Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

5 livros para despertar o gosto pela leitura em pré-adolescentes

BEDADicasLivros
Sou a filha mais velha de três, e sempre gostei de ler. Não foi algo exatamente estimulado pelos meus pais, mas que nutri naturalmente. Conforme via meus irmãos crescendo, e sabendo que não haveria ali nenhum esforço para estimulá-los na leitura (uma família de matemáticos), me incumbi dessa responsabilidade.

Descobri que não é exatamente fácil envolver uma criança no universo literário. Muito menos um pré-adolescente na fase de seus 12-13 anos, quando ele não teve os estímulos corretos muito antes. Tentei encontrar histórias que me encantaram quando tinha essa faixa-etária, mas a personalidade de cada um  divergia muito. Meu irmão consegui atrair com quadrinhos e livros baseado em seus jogos favoritos. Minha irmã prefere histórias de romance e drama. Eu, olha só, desde nova preferi fantasias e thrillers.

Sei que não se tratar de um caso isolado.  Vejo muito em livrarias pais e avós chegarem para vendedores pedindo indicações para jovens. É por isso que decidi trazer cinco livros de temas bem variados para guiar num possível introdução à este universo mágico que vão muito além de Harry Potter.

Coração de Tinta #1

Autor: Cornelia Funke
Gênero:
Aventura/Fantasia
Páginas: 456
Skoob | Goodreads
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada.

Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Confissões de um amigo imaginário

Autor: Michelle Cuevas
Gênero: Infantojuvenil
Páginas: 176
Skoob | Goodreads
Sinopse: Uma imperdível aventura de alguém que descobre existir apenas na imaginação de uma garotinha. Um livro para todos aqueles que, um dia, já se sentiram à margem, deixados de lado… invisíveis Jacques tem uma leve suspeita de que ninguém gosta dele. Professores o ignoram solenemente quando levanta a mão e até mesmo seus pais precisam ser lembrados de colocar um lugar à mesa para ele! Graças a Deus por Fleur, a irmã e companheira constante. Mas então Jacques descobre uma verdade devastadora: ele não é o irmão de Fleur; é seu amigo imaginário! E aí começa uma tocante e divertida busca por seu eu verdadeiro. Uma imperdível jornada em busca do significado da vida leva Jacques de encontro às mais peculiares crianças, imaginárias e reais, e o faz descobrir a incrível e invisível maravilha de ser quem se é.

A Seleção #1

Autor: Kiera Cass
Gênero:
 Distopia / Romance
Páginas/Sequência: 368
Skoob | Goodreads
Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.
Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma…

 Voos e Sinos e Misteriosos Destinos

Autor: Emma Trevayne
Gênero: Steampunk / Fantasia
Páginas: 306
Skoob | Goodreads
Sinopse: Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.
Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora – uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre – buscava: um filho de carne e osso.
Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali…

 Como treinar o seu dragão #1

 Autor: Cressida Cowell
Gênero: Fantasia / Aventura
Páginas: 224
Skoob | Goodreads
Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim…
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.

Espero que tenham gostado das indicações. É importante lembrar que busquei fazer uma seleção bem variada, mas que não existe livro de menino ou de menina. Existe livro. E existe gosto literário. E existe universos que podem e devem ser explorados indiscriminadamente. Quer conhecer outras obras? Não deixe de visitar nossa tag de livros! ♥

Wishlist Literária para a Back Friday
'Para Cada Infinito' me fez querer jogar RPG!
Como sai da maior ressaca literária do ano

Receba as novidades:

2 comentários
  • Rayanne Buchweitz

    Me sentindo muito nene porque ainda to terminando a trilogia de A Seleção hahahah E também porque tentei ler coração de tinta mas não rolou, mas juro que foi quando eu tinha 12 anos, certo? Talvez hoje em dia eu consiga – ou talvez não.

    ps: sumi um pouquinho do seu BEDA mas já voltei, viu? beijo!

    Responder
    • Jade Amorim

      Ray, eu amo livro infanto juvenil então quem sou eu pra julgar? Eu adoro coração de tinta e tenho a trilogia em casa, mas ainda não terminei de ler, preciso conseguir encaixar os livros na minha TBR e como tem os livros de parceria e os livros dos clubes de leitura nem sempre sobra espaço. :/

      Responder

Receba as novidades: