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Entenda o relatório geral do Google Analytics

Dentre todas as dúvidas que vejo em grupos de interação de blogueiros que estão começando a se preocupar com estatísticas, a mais recorrente é saber o que aquele monte de dados que o Google Analytics, uma das ferramentas mais usadas de análise de tráfego de sites e blogs, significa para você e como você pode trabalhar com ele.

Afinal, qual a diferença entre sessões, usuários e page views? O que significa o bounce rate? Como eles sabem quem é visitante novo e quem está voltando? Eu estou engajando meus leitores?

Todas essas perguntas podem ser respondidas apenas analisando a página do relatório geral, onde está um resumo de todos os dados coletados pelo seu analytics – e acredite, ele coleta dados pra caramba.

Sessões x Usuários x Visualizações de Página

Para alguns é bem complicado entender a relação sessões > usuários > visualizações de página, mas na verdade é algo bem simples de explicar:

Os usuários são o número de pessoas (ou endereços de IP) que acessaram seu blog, as sessões são quantas vezes esse mesmo usuário abriu o seu blog e as visualizações de página são quantas páginas do seu blog esse usuário visitou antes de sair. Por exemplo, se uma pessoa visitou seu blog, leu três postagens, fechou a aba, depois abriu ela de novo e leu mais duas postagens, o seu analytics vai contabilizar como 1 usuário, 2 sessões e 5 visualizações de página.

Esses três dados são a base para outros relatórios de público e comportamento, como veremos a seguir.

Páginas/Sessão e Duração média da sessão

Quando falamos de páginas/sessões, estamos falando de uma média aritmética básica. O Analytics simplesmente pega e divide o número de visualizações de página pelo número de sessões que seu blog teve no período analisado pelo gráfico, te dando uma média. Mas o que você pode tirar de útil sobre isso?

Aqui no blog, eu tenho uma média de 5,13 páginas por sessões, mas já teve dias em que ela chegou a 15. Isso significa que um, ou vários leitores abriram o blog e saíram lendo várias postagens, pois eu lhes mostrei o caminho seja com as postagens relacionadas ou com os hiperlinks que coloco dentro do meu conteúdo.

Quanto mais alto for o número de páginas por sessão do seu blog, mais significa que seu conteúdo imergiu o leitor e, consequentemente, mais tempo ele passou no seu blog, mostrando a ligação direta com a duração média da sessão, que nada mais é do que o tempo médio gasto pelos leitores dentro de uma sessão.

Taxa de rejeição

Essa é a métrica que mais assusta e mais confunde quem abre o analytics pela primeira vez. A taxa de rejeição (ou bounce rate no original em inglês) representa o percentual de sessões em que o visitante chegou ao seu site/blog, visitou apenas uma única página e saiu dele, ou seja, rejeitou seu blog.

É chamado dessa forma porque consideram que, se o visitante não quis olhar nenhuma outra página sua, ele não se interessou pelo resto do seu conteúdo, e é por isso que essa taxa é um importante indicador de qualidade.

Alguns lugares dizem que manter a taxa de rejeição em torno dos 60% é algo normal, mas eu não acho. Existe uma série de otimizações que podem ser feitas para abaixar essa taxa, que inclusive eu uso aqui no blog e faz com que hoje minha taxa de rejeição seja menos de 20%.

Porcentagem de novas sessões

Quando comparamos os visitantes únicos com o número de sessões, um dos dados que podemos retirar é a porcentagem de novos visitantes e daqueles leitores que já fidelizaram e estão retornando para checar os novos conteúdos. Mas qual a importância disso?

Quando criamos um blog, temos que ter em mente que temos que criar uma comunidade em volta dele, fidelizar o leitor.  Não adianta nada você ficar divulgando, e divulgando, e trazendo novos leitores se não conseguir fomentar que esses leitores fiquem com você. Uma hora a fonte seca.

Um outro cenário é o cenário em que você fica muito fechado com os seus próprios leitores, não divulga o blog em lugar nenhum, e logo seu nicho vai diminuindo e diminuindo até que puff… sumiu.

Essa métrica é um termômetro entre saber que você está cultivando seus leitores antigos e colhendo novos.


Bônus: Esses dados são dados geralmente por mês, mas você também pode ver dia-a-dia clicando em cima do índice que deseja verificar. O gráfico que tem na parte de cima vai atualizar com a métrica desejada e passando o mouse por cima do dia, ele te mostrará os valores de cada um.
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8 comentários
  • Barbara Fróis Borges

    Adoro post que explica sobre Google Analitycs, é sempre bom aprender mais como ele funciona, eu sempre tenho dúvidas e amo essas postagens. E sabe o que eu mais amei, foi encontrar seu blog ❤️ Lembro que te seguia entre 2008 e 2010 não me lembro bem, mas eu era mega fã dos seus textos e aí lembro que você parou de escrever e depois disso não te segui mais, e agora descobri seu blog de novo. Que tudo Amei

    Beijos

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    • Jade Amorim

      Fico feliz em ter colaborado Bárbara! E eu me lembro de você sim, que bom que nos reencontramos! haha Espero que não nos percamos mais! 🙂

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  • Daniel

    Google Analytics é uma das melhores ferramentas do Google na minha opinião, me ajuda muito quando tô trabalhando com assessoria, e agora com meu blog.
    É a segunda vez que aprendo mais com teu blog, a primeira foi quando li aqui sobre o Sitemaps. Nunca tinha usado, comecei agora através da tua postagem. Obrigado! (:

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    • Jade Amorim

      O Google Analytics é ´ótimo mesmo, também uso ele bastante a trabalho. Fico feliz em ter colaborado para otimização do seu blog, pretendo trazer cada vez mais conteúdos do gênero! 😀

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  • KARINE

    amei o post! na vdd, apesar de ter o blog já faz um tempo, eu nunca dei mta bola pra isso, mas agora já linkei o ~novo blog com o analytics e tenho olhado vezenquando, apesar de ainda me confundir com a quantidade de números por lá. seu post foi bem esclarecedor, vou deixar ele aqui salvo 🙂

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    • Jade Amorim

      Karine, o post foi bem as métricas iniciais, eu pretendo fazer um com métricas mais avançadas que também são interessantes pros blogueiros olharem, mas nada muito trabalhoso. Depois que acostuma, eu entro lá e olho alguns dados específicos que eu gosto de checar diariamente em 5-10min e pronto! São muitos números, mas depois que vem a prática, você aprende certinho o que procurar. Qualquer dúvida eu estou sempre a disposição. 🙂

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  • graziela karina gomes rosa

    Nossa esse post me tirou muitas duvidas, ate hoje não consigo entender muito bem o analytcs mais to tentando, essa ferramenta e mega importante para o crescimento de um site ♥ o seu esta incrível

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    • Jade Amorim

      É uma questão de costume, Grazi. Tendo essas dicas iniciais que eu dei, logo você se acostuma com os dados que ele te dá e vai começar a checar lá todos os dias, em cinco minutos e pronto. rs

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