Faça um modelo de negócios para seu blog

O sonho de qualquer blogueiro é ter seu blog reconhecido, e quem sabe um dia até conseguir uma renda com ele, porém o que poucos fazem é tratar o projeto como um empreendimento, já que poucos conseguem enxergar o produto que estão entregando.

Contudo, sabemos que além de uma boa identidade visual, organização é fundamental para qualquer atividade com o qual você planeja crescer. Durante a elaboração do meu TCC, no curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela UFMS, que teve como um dos principais focos o tratamento da blogosfera como um nicho rentável para possíveis modelo de negócio inovadores. Ao longo desta postagem eu vou te convencer a elaborar um CANVAS para seu blog. O CANVAS nada mais é que um modelo de negócio flexível e concatenado com os empreendimentos digitais e pouco convencionais, que precisam de liberdade no seu desenvolvimento.

Sendo o blog um produto que entrega não somente artigos, entrevistas, resenhas, mas também valores simbólicos, um veículo que entrega exclusividade, confiança e qualidade, obtém logo um aumento nas vendas, audiência e inclusive na publicidade (TORRES, 2013). É importante repensar o que você vai entregar, balancear todos os fatores, problemas e vantagens para poder fidelizar o leitor.

O modelo CANVAS é um modelo dinâmico, mutável e criativo. Ele muda e evolui conforme você e o seu projeto se desenvolve.

Em uma explicação mais simples, modelo de negócio é a lógica pela qual o projeto existe, se sustenta e gera valor, ou seja, é a forma pela qual ela gera receita e se mantém de pé (TORRES, 2013). Quando aplicamos isso no na blogosfera, logo de cara nos deparamos dois conflitos. De um lado a falta de tempo, já que raramente o blog é a atividade principal do blogueiro, e a falta de capital. Por outro lado, o blogueiro quer entregar um trabalho mais profundo e com maior qualidade. Encontrar o equilíbrio entre esses dois mundos é o diferencial na elaboração de um modelo de negócio inovador.

Existem vários tipos de modelo de negócios, mas para o universo blog, eu sugiro o método CANVAS, um modelo de negócios que está dividido em nove blocos: clientes, valor, canais, relacionamento, caixa, recursos, atividades, parceiros e custos. Esses blocos podem ser organizados e respondendo quatro perguntas simples: O que? Para quem? Como? Quanto? “O propósito é ajudar na organização das ideias, descobrir que cada bloco está relacionado aos demais e permitir que você ajuste o seu modelo quantas vezes for necessário, até conseguir perceber o negócio como um todo” (SEBRAE, 2013, P. 19).

Imagem por SEBRAE.

Imagem por SEBRAE.

“Outra divisão que costumam fazer do CANVAS são a de duas grandes zonas (direita e esquerda), tais como os lados direito e esquerdo do cérebro (criatividade e raciocínio)” (TORRES, 2013, p. 2). Na blogosfera, o lado da criatividade pode ser considerado como o segmento do público-alvo, englobando os blocos clientes, valor, canais, relacionamento e caixa.

Já no lado do raciocínio, podemos considerar como o lado da competitividade empresarial, já que os blocos englobados são: recursos, atividades, parceiros e custos.

Com esses blocos é possível estruturar o modelo de negócio com moldes mais concretos. Aliás, eles basicamente se resumem a isso, pois são a estrutura concreta do empreendimento, como ele funciona, o que precisa para funcionar e quanto custa para mantê-lo em atividade. (TORRES, 2013, p. 3)

Imagem por SEBRAE.

Imagem por SEBRAE.

Sendo uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores e empresas, esse modelo de negócios leva menos tempo parar criar e proporciona muito mais clareza, dando a chance de verificar, corrigir e colocar em foco tudo que é mais importante para identificar elos que não seriam possíveis descobrir ao longo de um texto descritivo (SEBRAE, 2013, p 15).

Pode parecer meio complicado de início, mas esse é um processo criativo bastante divertido e que te rende muitas ideias. Ele vai te permitir crescer com seu blog de maneira solidificada. Afinal, não adianta nada você conseguir um grande número de visitas, se seus pilares são fracos, não é verdade?

Espero que tenham gostado. Caso tenham alguma dúvida, vocês podem entrar em Contato diretamente comigo, ou falar aqui nos comentários, será um prazer ajudar.

Related Posts

36 Discussion to this post

  1. Flavi disse:

    Não entendi muito bem. =/

  2. Muito boa dica. O canvas ele dá uma cara para o projeto. Recentemente pensei em desistir do blog justamente por não saber por onde seguir. O canvas me ajudou bastante e agora tenho um novo modelo de blog haha novinho e otimizado pronto para acontecer!!
    Para quem leu e achou complicado, não é não! É super simples e fácil, além de prático. Indico procurarem um mini curso da FazInova sobre canvas para esclarecer mais sobre.
    Amei seu blog, amei o post! Parabéns! Continue o bom trabalho

    • Jade Amorim disse:

      O CANVAS dá uma vida para o blog, não é verdade? Te abre aquele caminho, bem como você disse. Gosto de como ele nos mostra várias possibilidades. Fico feliz que tenha achado bem simples, também acho ele bem tranquilo de fazer, mas acredito que é porque não só estudei mas trabalhei com empreendedorismo num projeto universitário. Virou rotina! hahaha
      Volte sempre! ♥

  3. Olá, gostei bastante do conteúdo do seu blog, já li alguns artigos sobre a Blogosfera e espero empregar no meu. Sobre esse método citado acima gostaria de saber mais como fazer. Como citou, eu não tenho tempo suficiente para dedicar como gostaria no meu blog, mas pretendo fazer o melhor de pouco em pouco. Dessa forma queria saber mais sobre o CANVAS, como funciona, como faço e como articular isso em meu blog e vida. Obrigada, espero respostas

  4. Interessante! Achei o método meio complicado, mas parece ser muito bom. Acho que vale a pena eu pesquisar mais sobre.

    • Jade Amorim disse:

      Ele é muito mais simples do que parece, Vitória! Pretendo fazer um post qualquer dia desses explicando cada uma das sessões do canvas. 😀

  5. Lét disse:

    Adorei o conteúdo, não conhecia seu blog mas vou passar a acompanhar porque dicas assim fazem muita diferença na nossa vida! bjuus Lét

    http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

  6. Lét disse:

    Olha adorei o post, estou mesmo pesquisando como levar o blog pra frente e profissionalizá-lo, uma vez que ele vem crescendo de uma maneira surreal na mídia.

    • Jade Amorim disse:

      Parabéns pelo seu crescimento, sinceramente espero que com as dicas que posto aqui no blog, você consiga crescer muito mais! 😀

  7. Ana disse:

    To apaixonada pelo seu blog e esse post é tipo, utilidade pública total. Muito obrigada, sério mesmo, vai me ajudar bastante com essa questão de profissionalizar!
    Um big beijo,
    Ana do http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br/

    • Jade Amorim disse:

      Fico feliz que tenha tido essa impressão! Espero que seja de grande ajuda e lembre-se que qualquer dúvida basta vir me perguntar. 🙂

  8. Amei seu pot, confesso que estou meio perdida ainda nesse mundo, e você me deu um norte para eu começar a me organizar!
    Beijos

    http://www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

  9. Fran Oliveira disse:

    Achei muito interessante essas dicas! Ainda não conhecia esse modelo de negócios, vou procurar me aprofunda ainda mais no assunto!! Conhecimento conto mais melhor, né? *-*
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Jade Amorim disse:

      Com certeza Fran, quanto mais melhor, e se for para melhorar aquilo que gostamos e nos dedicamos, principalmente! Qualquer dúvida, lembre-se que estou à disposição. 🙂

  10. Eu adorei as dicas, juro que muitas delas vão me ajudar muito!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  11. Parabéns pelo texto Jade, confesso que nunca pensei nada sobre esses assuntos para meu espaço.Por que será?
    Obrigada pelo comentário.
    Beijos.

  12. Emilly disse:

    Que post incrível! Super útil, adorei bastante as suas dicas. Teu Blog é lindo, estou muito apaixonada por ele. Beijos

  13. Ameeei seu post, gostei muito das dicas e vou tentar praticá-las com o meu blog.
    Beijos ♥

  14. Joicy recco disse:

    Que incrível, acho que modelos de negócios da super certo para blogs, quando a gente olha o blog como uma grande oportunidade de negócio rentável. Esses modelos ajudam de mais na orientação, organização é produção de novas maneiras para ganhar dinheiro. Adorei a orientação, irei pesquisar mais sobre esse assunto. Beijos. http://joicyrecco.blogspot.com

    • Jade Amorim disse:

      Concordo totalmente contigo, Joicy. A blogosfera é um lugar extremamente propício para quem tem uma ideia realmente viável e inovadora, basta só se organizar e colocar a mão na massa.

  15. Garota, você arrasa demais, sabia? ❤

    Aquele tipo de post de utilidade pública é esse aqui. Adorei as dicas, pois esse sistema eu não conhecia.
    Beijos, Jade!

    • Jade Amorim disse:

      Eu fico tão feliz quando eu escrevo algo que as pessoas podem usar para se ajudar! Quero trazer muitos conteúdos desse tipo pra ajudar as mana tudo! ♥

  16. Bruna WB disse:

    Eu, como uma engenheira de produção, nem preciso dizer que acho importantíssimo todos esses aspectos que você citou. Gostei bastante da abordagem e confesso que eu fiz um “mini canvas” para o meu e já ganhei um bom dinheiro com meus 3 meses de blog, mesmo não focando em redes sociais e postando bem pouquinho. Louco, né? Estou até pensando em dedicar mais tempo a ele, hahaha. Planejamento e organização são importantes pra tudo na vida.
    Beijos

    • Jade Amorim disse:

      Bruna, eu aprendi muito disso lidando com pessoas de engenharia de produção mesmo hahaha. Acredito que o canvas para o blog (não precisa ser AQUELE COMPLETO) é um ótimo jeito de otimizá-lo, e inclusive começar a pensar em ações para conseguir um certo lucro. 😀

  17. gente, eu nem sabia que isso existia! adorei! vou procurar saber mais e até entrar no site do sebrae. seus conteúdos são interessantes em demasia. beijos =*

  18. Eduarda Ferreira disse:

    Guria, adorei o seu post e fiquei apaixonada pelas suas dicas! Parabéns pelo blog! Um super bjo, Blog Marinspira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *