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Faça um plano estratégico para suas mídias sociais

A primeira coisa que se aprende quando você começa um curso de jornalismo na universidade é a criação de um lead. O que? Como? Quando? Onde? Quem? Por que?

Essas são as seis perguntas fundamentais que uma notícia da nossa área deve conter a resposta já no primeiro parágrafo. Contudo, essas perguntas podem se aplicar para muitas outras áreas além do jornalismo. Já conversamos sobre a importância de se criar um modelo de negócios para o seu blog, e agora vamos entrar numa ramificação que eu gosto e lido todos os dias no trabalho: as redes sociais.

Duvido que por aí exista um blog ativo que não possua a própria rede social. Uma fanpage no Facebook, um perfil no Instragram, uma conta no Snapchat…  Todos esses perfis funcionam como uma extensão do seu blog, um lugar para atrair novos leitores e manter contato com os já fomentados, porém você sabe a melhor maneira de administrar essas redes?

Muitos acreditam que suas fanpages e perfis no instagram são apenas uma extensão do trabalho no blog. Usam a mesma apenas para divulgar links e posts, às vezes uma ou outra foto pessoal, porém se tem uma citação que eu gosto muito, é uma usada por Jonah Berger, um premiado professor assistente de marketing da Wharton School na Universidade da Pensilvânia, em seu livro Contágio (2014, p.21) "Facebook e Twitter são tecnologias, não estratégias".

Ele cita apenas essas duas redes sociais, mas esse é um adendo que serve para todas as outras. É importante para você, blogueiro, que pretende profissionalizar seu negócio, entender que as mídias sociais não são a sua resposta, mas sim um meio para se fazer as perguntas corretas e obtê-las.

Marketing tem a ver com tocar no verdadeiro entusiasmo por produtos e serviços que elas possam achar úteis. Ou divertidos. Ou bonitos. Marketing tem a ver com espalhar amor.
Jonah Berger, 2014, p. 67

De fato, as mídias sociais são uma extensão do seu blog. Mas se seu blog é um corpo, seu Facebook são os braços e o Instagram são as pernas. São parte de um todo, mas cada um exercendo funções complementares, não repetidas. E assim voltamos para as seis perguntas fundamentais para a criação de um lead no jornalismo.

É de fundamental importância que você tenha um plano estratégico para administrar suas mídias sociais. Você deve pensar que o que é postado ali é reflexo da imagem da sua empresa. E esqueça da visão corporativista e fria quando falamos de empresa. Tudo que dedicamos nosso tempo, nosso amor, nossos projetos pessoais, são empresas. Nossas empresas.

Eu sou uma empresa. Você é uma empresa. Seu blog é uma empresa. Você pode não ganhar um centavo com ele, mas você ganha a satisfação de vê-lo bonito, de ver o sucesso do mesmo dia após dia, de ler comentários de reconhecimento diante do seu esforço. Esse é o seu pagamento. E muitas vezes isso vale mais que recompensa monetária.

Então, elabore um plano estratégico para as suas redes sociais respondendo as seguintes perguntas: O que é essa perfil nessa mídia social?  Como eu vou fazer meu público enxergar isso? Quando serão divulgados meus conteúdos? Onde eles serão divulgados? Quem é que eu quero atingir com meus conteúdos? Por que eu sou melhor que outros blogs do meu nicho e mereço atenção?

Responder essas perguntas é obter as primeiras respostas de um longo trabalho de construção da personalidade da sua empresa, da sua marca, nas redes sociais.

Claro que existe muito mais a ser feito a partir desse ponto, várias segmentações, mas acredito que esse artigo já está longo e cansativo o suficiente. Esse é apenas o ponto de partida que vai separar o seu blog de outros milhares que existem por aí, e vocês sabem que podem contar comigo para esse processo.


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28 comentários
  • Sabrina Matos Sampaio

    Eu tenho muita dificuldade em pensar e criar conteúdo pra página do blog sempre acho que não tá bom ou algo assim, não sei ao certo mas queria muito conseguir movimentar mais a página e estou trabalhando nisso.

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Sabrina, tudo bem? Acredito que a melhor tática nesses casos é criar linhas de conteúdo. Definir quantas vezes por semana você vai postar, que tipo de conteúdo vai em cada um desses dias, e etc. Conforme se vai colocando isso em prática, vê o que dá mais resultado, vai sempre evoluindo.
      A internet e as técnicas de marketing nela mudam MUITO rápido, não existe uma fórmula constante, a evolução e mudança é não só bem vinda como necessária. 😀

      Responder
  • Flavi

    Que sucesssoooooooooooooooo! *-*

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    • Jade Amorim

      Fico feliz que tenha gostado! Quero te ver fazendo esse sucesso todo aí também! ♥

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  • Ludmila Müller

    Nunca tinha pensado nas mídias sociais com formas de fazer as perguntas corretas, como uma tecnologia que inicia um processo e não que o finaliza.
    Muito bom (:

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    • Jade Amorim

      Fico feliz em saber que te fiz parar para pensar um pouquinho diferente. Só de ter conseguido isso já alcancei meu objetivo neste post. 😉

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  • Sabrina Galdino

    Olá Jade! Adorei seu post, bem interessante! Muitas blogueiras precisam de um plano estratégico mesmo em relação as mídias sociais, principalmente: como administrar direito,
    Universo Prático Feminino

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    • Jade Amorim

      Exatamente, Sabrina. Fico feliz em ter podido ajudar. 😀

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  • Ellen

    Eu preciso muito de um plano pras minhas redes, o problema é que o trabalho me consome de um jeito que nunca consigo completar meus planos 🙁 Preciso de um pouco de foco ALÉM pra trabalhar na madruga e nos intervalos que puder. Adorei teu blog e obrigada pelo comentário no Nuwem <3

    Beijooo!

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    • Jade Amorim

      Ellen, já ouviu falar que em casa de ferreiro o espeto é de pau né? Eu vivo dando dicas e trabalho com cerca de cinco clientes na área das mídias sociais. PERGUNTA se as minhas mídias são organizadas hahahaha. Eu também fico super consumida e aí acabo sendo relapsa com minhas próprias redes.
      Mas acredito que fazendo um pouquinho a mais por dia você (e eu) consegue colocar em ordem e criar o planejamento. E depois daí é tranquilo para dar segmento. 😀
      Enfim, fico feliz que tenha gostado do blog, volte sempre! ♥

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  • Juliana Hudgens

    Estou pensando seriamente em tudo isso! Não dava muita bola pro Instagram e pra Fanpage do blog só que… Da mesma forma que o blog precisa ter um conteúdo própria e precisa ser atualizado para obter retorno, engajamento, etc. as demais redes também precisam! E sabe, dá pra ter resultados incríveis e chamar leitores pro blog através dela se soubermos usá-las direitinho…. Vou fazer uma busca sobre como posso melhorar a minha Fanpage.
    Ah, estou pensando em organizar um calendário para as redes sociais também 🙂
    Beijos

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    • Jade Amorim

      Exatamente menina, e isso dá um trabalho danado! Calendário, linha de conteúdo, captação de público, todas essas coisas são de fundamental importância, e com isso você vê que vai trazendo resultado e construindo uma base sólida para o blog. 😀

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  • hellz

    OI JADE

    eu absolutamente AMEI o tema do post. Na verdade, não achei cansativo de jeito nenhum, pelo contrário. Quero justamente te sugerir a estender esse módulo de rede social.
    Acho que pra blogueiras, alimentar o blog é muito mais fácil do que alimentar as redes. COnfesso que fico sim bem confusa sobre O QUE EXATAMENTE compartilhar por lá, as vezes me resta só a remediação mermo, sair copiando e colando conteúdo do blog, o que eu sei que tá errado pro sucesso do paranauê.

    Sério. Pensa com carinho em aprofundar o tema? *0*

    beeeijo
    beinghellz.com

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    • Jade Amorim

      Hellz, fico super feliz que tenha gostado do assunto! Pode deixar que tenho vários outros posts idealizados para falar sobre redes sociais, que vou soltar aos poucos por aqui. Não se preocupe que com o tempo vamos todas conseguindo moldar as nossas redes sociais do jeito mais estrategicamente "adequado", pode deixar que vou compartilhar todo meu conhecimento! ♥

      Responder
  • Viviane Oliveira

    Mais um post lindo e de utilidade pública ❤

    Jade, sua linda, adoro quando você compartilha esses conteúdos estratégicos, de verdade. Não me canso de dizer! ✨ Infelizmente, o Facebook já prejudicou e muito as blogueiras, mas ao mesmo tempo ele continua sendo uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é rede social. Eu estou sempre tentando buscar uma estratégica nova para o meu blog. Tô na luta! Haha

    Beijão, linda!

    Responder
    • Jade Amorim

      Utilidade pública é meu nome do meio! ♥ E de fato o facebook deu uma atrapalhada na blogsfera, tem muita gente preferindo ler textão de facebook que visitar um blog, mas ele ainda é a melhor tecnologia de divulgação. Não que seja fácil, titio Zuck quer tirar nosso dinheiro de tudo quanto é jeito, mas a gente se esforça! XD

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  • simone

    Adorei o seu post, vi sobre isso em administração também, colocar em pratica é bem mais difícil. Mas se seguirmos um planejamento engajado e sério, tudo flui melhor e os resultados aparecem. 🙂
    Obrigada, colocarei em prática. Beijos
    Charme-se

    Responder
    • Jade Amorim

      Simone, realmente´é algo que exige bastante organização. Mas te confesso que o complicado é só colocar o organograma no papel, porque preparar o conteúdo depois seguindo o planejamento é até fácil! Fico feliz que tenha gostado! 😀

      Responder
  • Hidaiana Rosa

    Oi, Jade!
    Tudo bem?
    Adorei o seu post 🙂 Eu acho que as redes sociais devem ser usadas para compartilhar conteúdo com significado e não ficar apenas fazendo propaganda do blog o tempo todo.
    Eu, infelizmente, ainda não uso as redes sociais da maneira adequada. Acabou fazendo mais do mesmo.
    Um beijo,

    Hida

    http://www.blogdahida.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Reconhecer o problema é o primeiro passo! Aos poucos você pode ir criando um planejamento que julgue mais adequado! ♥

      Responder
  • tamires Mascarello

    Muito interessante Jade! Realmente, as redes sociais são tão importantes quando o conteuso publicado no blog, temos que aprender a usa-las a nosso favor! Bjao
    Tamires Mascarello – http://dicasdatamiss.com.br

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    • Jade Amorim

      Exatamente, Tamires. Muita gente acaba apenas replicando, mas não é só isso, não é verdade? 🙂

      Responder
  • KARINE

    cuidar melhor das minhas fanpages do blog é algo que preciso MUITO fazer. em um geral, uso apenas pra compartilhar posts, mas sei que precisa ser além disso, até pra conseguir atingir mais pessoas por lá. enfim, ótimo post. ver o blog como empresa tb é uma coisa bem complicada pra mim, espero conseguir mudar isso na minha cabeça muito em breve, haha.

    Responder
    • Jade Amorim

      Confesso Karine que até eu preciso melhorar muito nesse aspecto, sabe aquele ditado que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Então… hahaha A dificuldade que as pessoas costumam ter em ver o blog como empresa é que na cabeça da pessoa empresa é uma coisa super séria e super engessada. Empresa parece que é algo que não encaixa pro criativo, mas super se encaixa sim! ♥

      Responder
  • Kaila Garcia

    Amei demais seu post, super informativo. Tenho certeza que vai me ajudar muito! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    Responder
    • Jade Amorim

      Fico feliz que ele tenha sido útil, Kaila! Faça bom proveito. 😀

      Responder
  • Karolini Barbara

    Achei bem interessante você comparar um blog e seu conteúdo com um lead de uma matéria de jornalismo. O primeiro paragrafo tem que responder tudo, o resto é complemento. Achei legal a maneira como colocou a questão das redes sociais como uma forma de ajudar na divulgação do seu blog. É uma forma bem interessante de pensar.

    Até mais!
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Oi Karol, na verdade eu não falei sobre conteúdo de blog, mas sim das questões fundamentais que um plano estratégico para redes sociais precisa ter. Desse jeito eu quase acredito que você não leu o post. 🙂

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