Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas
TOP COMENTARISTA SETEMBRO

[ FREEBIE ] Tenha sempre o que postar no blog com o Banco de Ideias

Quando contei sobre as 5 atividades de rotina da minha vida de blogueira, falei sobre como uma das maiores dificuldades é ter sempre conteúdo. Tem dias que dezenas de ideias passam pela minha cabeça, outros que mal consigo pensar. Manter a periodicidade é muito difícil por conta desse bloqueio criativo.

É pensando sempre nisso que tenho um caderno sempre comigo. Se ele não está, um bloquinho de notas no celular resolve temporariamente o problema. Vi uma coisa legal, pensei numa frase, gostei de uma música…

O ponto é anotar tudo e, quando chegar em casa dar uma filtrada no que pode ser convertido em post depois. Esse caderno eu chamo de Banco de Ideias, um lugar onde acumulo todas as ideias que tenho de postagens pro blog.

Foi aproveitando cada rompante de ideias que em um mês eu pensei em conteúdo suficiente para alimentar os meses seguintes. Inclusive, foi assim que, durante o BEDA, não tive dificuldade de decidir qual seria os assuntos tratados. Na verdade, eu tinha assunto de sobra para os 31 dias e mais da metade ficou de fora.

Tem conteúdo que eu escrevi no meu caderno no ano passado e ele ainda não foi usado, principalmente porque alguns posts são pautas mais "quentes" (assuntos do momento) e eu acabo dando prioridade, e essas pautas mais "frias" (que são atemporais e podem entrar em qualquer momento), ficam pra sempre que surge a brecha.

Abrindo um adendo, os jargões pauta quente e pauta fria são jargões do jornalismo tradicional.  É muito legal a ideia de eles serem aplicados à blogosfera.

Enfim, as melhores ideias sempre surgem nos momentos mais inesperados. Lavando louça, tomando banho, na academia, cuidando do cachorro… sempre tenha algo que você possa usar para anotar. É fundamental.

Como eu gosto de coisas bonitinhas, eu tenho o Banco de Ideias organizado no BuJo Blog Planner que fiz pro Raposa Crítica (pretendo trazer bem completinho em breve). Mas uso ele como "passar a limpo" mesmo. Na hora da ideia, qualquer lugar vale. Já usei até caneta para anotar na mão ali na hora do desespero e áudio no whatsapp.

Quem gosta de usar listas, recomendo aplicativos de Bloco de Notas, o Trello ou o Evernote, que podem ser usados tanto no celular quanto no computador de maneira sincronizada. Ou, é claro, eu preparei para vocês uma listinha super linda e cheio dos diamantes.

QUERO BAIXAR O BANCO DE IDEIAS AGORA!

Para que você receba um link de download do arquivo .PNG para imprimir e usar que nem a imagem acima para você poder anotar todas as suas ideias, inscreva-se na newsletter do blog. O arquivo vem no formato exato de uma folha A5 (metade de uma A4), então você pode imprimir dois por folha e, se conseguir imprimir frente e verso, costurar e transformar num caderninho.

Assim que clicar em inscrever, irá carregar uma nova página com o link para o download, ok? ♥


Aproveitem e qualquer dificuldade para download me gritem! 😀

BEDA: Impressões finais e porquê não valeu a pena
Meus crushes masculinos das Séries
Conheça Naoki Urasawa, meu mangaká favorito

6 comentários
  • Simone Benvindo

    Já baixei, eu gosto de anotar a mão, tenho feito em bloquinho e ajuda bastante mesmo. Beijos

    Charme-se

    Responder
  • RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Jade!
    Acho bem baana porque você sempre traz assuntos interessantes e ideias geniais.
    Tenho sempre à mão um caderno, bloco, qualquer coisa em que posso anotar as ideias que fluem em todos os lugares, pois é bem como falou, quando o insight chega, pode ser a qualquer hora em qualquer lugar, não é mesmo?
    Me cadastrei no newsletters e depois vou ver se consigo baixar…
    Que o final de semana seja de alegria e paz!
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    Responder
  • Rayanne Buchweitz

    Eu adoro me organizar com caderninhos, infelizmente acabei me dispersando demais quando tinha um separado do outro então agora tenho um sem pauta pequenininho que fica na bolsa direto, uso como um bujo da vida toda, tem desde lista de compra até o que pretendo fazer pro blog. Curto demais a ideia de ter ele sempre comigo e me sinto até mais segura de saber que ele ta ali hahahha Adorei essa folhinha com os diamantes, você sempre produz uns freebie tão bonitoooo <3

    Responder
  • Hanna Carolina

    Oi Jade, muito legal seu banco de ideias. Eu também passava muito por bloqueios criativos, até que resolvi montar uma planilha de ideias no Excell. É bem simples na verdade, mas me ajudou bastante e agora tenho posts organizados até o final do ano! =)
    Isso me ajudou bastante também na questão de quadros que criei, queria mantê-los mais atualizados, mas nunca conseguia por falta de ideias. Com a planilhar me ajudou tanto a me organizar temporalmente quanto os temas desses quadros "abandonados". =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    Responder
  • Ana Beatriz

    Estou montando um. Por enquanto estou com uma lista no OneNote.
    É sempre bom se organizar assim.
    Agora meu plano é colocar dias fixos para postar 🙂
    O seu Banco de ideias está lindo, amei <3
    Até mais.

    https://littlemorgana.blogspot.com.br

    Responder
  • Talita Oliveira

    Um máximo essa ideia, nunca tinha parado pra pensar, e a verdade é que o cérebro é falho, sempre esquecemos de coisas importantes, assim como uma ideia que vai e vem.
    Possui uma dinâmica incrível, é super fácil, lembrou – guardou – se organizou! Preciso pra já dessa ideia na minha vida, vou adotar, ando muito esquecida ultimante, fora que as coisas ficam mais simples e práticas.
    Preciso semear essa ideia, a organização é a chave!!

    Bjs! 😀

    Responder

Receba as novidades: