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[TERA Online] Guia Harrowhold 20-man, Fase 1

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Este guia é uma tradução direta do guia feito pelos players Vanquished e Apricot, do TERA EU, que por sua vez é baseado no guia da Harrowhold 30man escrita pelo Snow, membro da Amaterasu, e no feito pelo Essential Mana. As informações da versão anterior da dungeon foi comparado com os vídeos do player (KTera) Galgori e algumas informações provenientes do player Loriri para atualizar o novo guia com as novas mecânicas.

Vários vídeos do Ktera, encontrados facilmente no YouTube, foram utilizados para a criação de gifs. Não é certeza de que todas as informações do guia sejam precisas.

Notas para TANKS estão escritas em azul.
Notas para DPS estão escritas em laranja.
Nota para HEALERS estão escritas em verde.
Notas GERAIS atualizadas do dia  16/07 em vermelho.

TERA 20-man Harrowhold
Fase 1

 

Introdução

A primeira fase é essencialmente a mesma que a antiga HH 30-Man. Nesta fase há pequenas mudanças além de novas mecânicas, mas a fase em si continua a mesma. São 4 diferenes dragões, cada um com uma cor diferente. A raid deve se separar em quatro parties e cada uma deverá lutar com um dragão no começo, e então rodar no sentido horário. Estar dentro do círculo te dará um debuff da mesma cor do mesmo, stackando a cada poucos segundos.

Composição da Party

Os vídeos analisados do KTera tem a seguinte composição: 4 Tanks (Brawler ou Lancer), 2 Mystics, 5 Priests e 9DPS. Cada party terá essencialmente 5 pessoas: 1 tank e pelo menos 1 healer. Como as party serão divididas é sempre escolha da própria raid.

Informação sobre o Enraged

Cada um dos 4 dragões podem receber enraged manualmente com Infuriate. Os dragões irão entrar em enraged automaticamente depois de perder 15% de HP sem enraged. O tempo de enraged é o usual de 36 segundos. Nós recomendamos startar a batalha com enraged nos dragões e então usar isso na fase de shield (escudo).

Mecânica de Debuff colorido

Isso funciona exatamente da mesma maneira que na raid 30-Man. Há 4 círculos coloridos (Branco, Vermelho, Laranja e Amarelo), cada um com um dragão. Lutar dentro dessa área irá ativar em você um debuff da mesma cor do dragão que irá stackar a cada 15 segundos.

No início das lutas, as parties já deverão saber em qual dragão irá começar e em qual direção eles irão rotacionar depois da mecânica de shield (geralmente em sentido horário). Aproximadamente 10 segundos depois de entrar nos círculos sua party pegará o primeiro stack do debuff. Se você não estiver em nenhum círculo quando o primeiro stack for aplicado, você vai morrer automaticamente. A animação da aplicação do debuff é um círculo pálido que irá do centro até a borda do círculo colorido, como mostrado no fim deste tópico.

Em aproximadamente 8 stacks, ou 2 minutos da luta, esses dragões irão fazer, como mencionado antes, uma mecânica de shield. Você será avisado dessa mecânica pela mensagem na tela “Dragons summon Vergos”, mas a mecânica em si é bastante óbvia.

Você deve quebrar o shield e rapidamente se mover para o próximo círculo, já que seus stacks provavelmente estarão em 9 e é perigoso chegar a 10. Ter 10 stacks de qualquer cor vai automaticamente te matar e você não poderá ser ressuscitado pelo resto da fase (isso pode ser resolvido se você relogar) a menos que o dragão do seu círculo seja morto, o que fará com que todos os seus stacks voltem à 0, permitindo que você se levante.

Depois de matar qualquer um dos dragões, os stacks de todo mundo voltará a zero e um novo será aplicado. As parties que mataram o primeiro dragão deverão rotacionar para o próximo e ajudar a matá-lo, e então continuar rotacionando. Depois que o primeiro dragão foi morto, a contagem regressiva de 60s irá começar com a mensagem “Dragons are getting angrier!”. Depois de 30s, você verá outra mensagem dizendo “Dragons will be enraged in 30 seconds”. Todos os dragões ainda vivos quando o tempo acabar vão ganhar um buff com dano e attack speed massivos.

As parties devem comunicar a HP atual do boss depois da fase de shield. Idealmente, cada parte deveria dar de 25-30% dps por rotação, mas algumas podem dar mais e outras menos. Já que há um tempo de 60s para ajudar as outras parties, o dano deve ser segurado se a diferença de HP do bosses for muito grande (por exemplo, uma party tem o dragão Amarelo em 3% e a outra o dragão Branco em torno de 35-40%).

Dragão Branco – Aquadrax

MECÂNICAS ANTIGAS

Cutting Wind (Vento Cortante)

Nessa mecânica o boss irá para o centro do círculo, alçará voo e cairá de volta, empurrando todos os membros da party para a borda do círculo. O aviso para isso será a frase “Aquadrax causes Cutting Wind”. Nesta mecânica, todos os membros da party devem se juntar em um dos lados do boss. Priests devem usar Kaia Shield antes do empurrão para que os membros da party tomem menos dano. Depois desse empurrão, um debuff que tira 15% da sua HP máxima a cada 2 segundos será ativado. Isso deve receber cleanse o quanto antes  e os membros da party devem ser healados. Tankar na borda do círculo fará com que seja mais fácil para a party se posicionar, já que o boss terá que andar todo o caminho até o meio do círculo para iniciar a mecânica.

Whirl of Chaos (Caos rodopiante)

Nessa mecânica o dragão irá ficar parado e terá um tipo de vento rodopiante em volta dele. Essa mecânica será avisada pela mensagem “Aquadrax summons Whirl of Chaos”. Você deve stunnar o boss logo depois dessa mecânica. Essa é a mecânica mais comum do boss.

Se você falhar em stunnar o boss nessa mecânica, Aquadrax irá summonar um pequeno tornado branco que irá rodopiar em volta do círculo dando um dano considerável e jogando os membros da party para cima.

Meteor Attack (Ataque de meteoro)

O dragão irá levantar vôo, girar e se jogar em alguém. Esse hit dá bastante dano e a hitbox dele é bem grande. Isso deve ser esquivado com iframe ou indo para longe. Esse ataque pode ser bloqueado por tanks, mas pode acabar passando muito dano pelo block, inclusive podendo matar se você estiver com pouca HP ou gear fraco.

 

Donut

Aquadrax irá levantar vôo por um pequeno período de tempo e então aparecerá a demarcação vermelha de um dano AoE na forma de um donut. É relativamente lento e fácil de esquivar ou reposicionar. Você deve sair da área vermelha, pois esse dano não pode ser esquivado com iframe. Tanto o donut externo ou interno são possíveis.

Ataques extras

Esse dragão terá os mesmos ataques comuns que costumava ter, a grande maioria focado nos tanks. Os DPS devem, porém, ficar de olho com o ataque que o boss faz com o rabo, ele dá dois danos e machuca bastante. Há também outro ataque normal onde ele levantará um rápido vôo e cairá dando um grande dano em área (basta usar o block ou iframe). DPS melee deve também tomar cuidado com o ataque que o dragão carrega e gira em frente, pois o  último hit também dá dano nas costas.

NOVAS MECÂNICAS

Triple Donut (Donut Triplo)

Aquadrax irá levantar vôo rapidamente e iniciar uma mecânica de 3 donuts.  Existe apenas o padrão DENTRO-FORA-DENTRO. Essse donut pode ser evitado com iframe. 

Dragão Amarelo – Terradrax

MECÂNICAS ANTIGAS

Stone Skin Buff (Buff Pele de Pedra)

O dragão irá rugir e irá aparecer uma grande àrea de dano amarelo. Quando essa área explodir o dragão irá ganhar um buff por 4 segundos. Esse buff deve receber plague/regression o quanto antes. Idealmente healers devem dar o iframe e usar a skill no boss instantaneamente. Esse dano em área não pode ser bloqueado, mas você terá tempo de sair do círculo e também pode dar iframe. Se os healers falhar em dar plague/regression no buff que surge logo em seguida ao dano em area amarelo, Terradrax ganhará 300  stacks de redução de dano (confirmado). Cada hit que você dá no boss retira 1 desses stacks. Se ele ainda tiver stacks na fase de shield, é basicamente wipe.

Rock Wall (Parede de Pedra)

Pouco depois da Stone Skin Buff, Terradrax irá até o centro do círculo e criará uma parede de pedra em volta dele. Sua party terá cerca de 15 segundos para destruir uma pedra da parede (cada pedra tem HP separada). Idealmente sua party deve ir até as costas do boss e quebrar rapidamente a mesma pedra. Quando uma única pedra é quebrada toda a parede irá desmoronar, O boss pode ser stunnado logo depois dessa mecânica.

 

Stomping Walk (Caminhada avassaladora)

O dragão irá rosnar e ficar em cima de duas patas batendo no peito. Logo depois o boss irá andar em frente batendo repetidamente as suas patas no chão (6 vezes).

Essa mecânica pode ser bloqueada. Entretanto, muito dano deve passar pelo block e 6 hits irá definitivamente te matar. Saia da frente.

Donut AoE (Donut em área)

Assim como o dragão branco, Terradrax pode ativar um donut em área onde você tem que ficar ou dentro ou fora. Não pode dar iframe.

Ataques extras

Os ataques desse dragão são MUITO lentos, mas não fique muito confiante. Esses ataques são muito poderosos e a maioria dos danos serão dados no início de suas animações, então não espere para dar iframe quando jogar de DPS (tanks geralmente sobrevivem mais de 1 hit).

NOVAS MECÂNICAS

Electro Wave (Onda Elétrica)

Terradrax irá dar um pequeno pulo e uma luz amarela irá começar a se juntar em seus pés. Então ele irá liberar um dano em área progressivo de dentro pra fora (total de 5 ticks).   Isso é basicamente igual a mecânica de wave em área do Nightmare Lakan na Velik’s Sanctuary Hard Mode. Tomar hit de algum desses ticks em área irá te transformar em pedra. O dragão pode quebrar essas pedras com qualquer ataque normal, e a party também pode quebrar isso. Falhar em quebrar a pedra irá matar a pessoa presa dentro dela E QUEM TIVER PERTO (vários wipes). Para esquivar essa skill você pode tanto correr para fora do alcance do dano em área ou ir para fora e então voltar pro centro com iframe ou charges. Essa mecânica geralmente acontece logo depois da parede de pedra, mas também pode acontecer randomicamente.

Dragão Laranja – Ignidrax

Mecânicas antigas

AoE Daggers (Garras em área)

O dragão irá olhar para cima e garras irão subir e formar um círculo no ar. Logo depois as garras irão atingir o chão em um padrão circular em volta do dragão. Esse ataque não é bloqueável por tanks, contudo você pode dar iframe.

Targeted Daggers (Garras com alvo)

É similar às adagas em área porém ao invés delas se levantarem e formar um círculo, elas irão mirar em algum player. Logo depois delas marcarem algum player elas irão cair no chão no lugar em que ele, está dando muito dano. Você pode dar iframe neste ataque.

Donut AoE (Donut em área)

Similar aos outros donuts dos outros dragões. O donut pode ser tanto DENTRO quanto FORA. O giro que o dragão dá durante não dá dano, é apenas uma animação. Mais uma vez, iframe não funciona nessa mecânica.

Hakkans

Durante a luta você terá a seguinte mensagem vermelha na sua tela “Ignidrax starts Fire Blast attack”, isso significa que essa mecânica irá começar. O dragão se cobrirá de fogo e levantará vôo enquanto  meteoros crescerão em cima da cabeça de todos os membros da party e finalmente cairão. Assim que cairem, pequenos vulcões surgirão.  Para essa mecânica, todo mundo deve se separar nas bordas do círculo e então rapidamente dar um dash para o meio da sala, já que todo tick de dano de um vulcão fará com que a área de dano aumente.

NOVAS MECÂNICAS

“Hot Explosion” (Explosão quente)

Logo depois do Hakkans (nem sempre), Ignidrax irá rugir e se cobrir de fogo. Isso parece que acontece apenas UMA VEZ por party.  Nessa mecânica, logo depois do dragão se cobrir de fogo, um grande dano em área vai explodir, com o range do círculo de luta INTEIRO. Essa explosão DEVE ser esquivada com iframe já que ela dá um dano enorme, contudo isso pode ser bloqueado por tanks se você estiver full HP ou com Kaia.

Dragão Vermelho – Umbradrax

MECÂNICAS ANTIGAS

Melditas and Laser (Melditas e Laser)

Como mencionado no guia do Snow, essa mecânica é parecida com a mecânica do primeiro boss da Shadow Sanguinary. Durante a luta a mensagem  “Umbradrax summons Spirits of Agony” irá aparecer. Quando isso acontecer os membros da party serão escolhidos randomicamente para ter uma bola roxa em cima de suas cabeças e irá aparecer uma mini Melditas (aquele boss lindão da Argon Corpus e que wipa geral na Dreadspire), que terá pequenos ataques indicados com um demarcador amarelo (laser, círculo e donut em área). Essa Melditas DEVE ser colocada entre a parede e o boss. Durante a luta, Umbradrax irá dizer  “playername, burn in my darkness”, o que significa que esse player será targetado com um laser. Isso é randômico, tanks também podem ser escolhidos.  Você também terá um ícone de aggro segundário no seu pé. Esse laser DEVE ser usado para matar a Melditas, e também deve ser esquivado com iframe ou você vai morrer, talvez você seja capaz de sobreviver a 1 tick do dano. Não é bloqueável.

Firebreath (Respiração de fogo)

O dragão irá levantar vôo e rapidamente cuspir fogo no chão. Pode ser bloqueado (gif). A área de dano é bem grande, porém não irá atingir os DPS nas costas a não ser que eles desync com a frente, já que a hitbox terá saído do lugar.

Ataques Extras

Esse dragão tem, assim como os outros, um padrão bem simples de ataque, são bem simples de ver. A maioria irá targgetear o tank, porém há um único ataque (parecido com do dragão branco) onde ele irá rapidamente levantar vôo e cair de volta no chão, dando um dano considerável em uma área média em volta dele.

NOVAS MECÂNICAS

Donut AoE (Donut em área)

Durante a luta e como acontece nos outros três dragões, Umbradrax irá summonar círculos vermelho de dano em área que não podem ser esquivados com iframe. Ele pode fazer aparecer até 3 desses danos em área em seguida. Se o primeiro é DENTRO, o segundo será FORA e hipoteticamente o terceiro será DENTRO novamente.

Meldita Blue Shield (Shiled azul da Melditas)

Logo depois de aparecer depois de alguma mecânica, a pequena Melditas pode ganhar um shield azul. Esse shield azul irá garantir a ela imunidade ao laser, então ele deve ser removido antes de tentar matá-la. Healers devem usar plague/regression no shield azul da Melditas. Esse shield pode ser visto enquanto a Melditas está sendo summonada (isso não irá aparecer aleatóriamente em Melditas que já apareceram).

 


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