Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

[TERA Online] Guia Harrowhold 20-man, Fase 2

FASE 1 | FASE 2 | FASE 3 (EM BREVE) | FASE 4 (EM BREVE)

Este guia é uma tradução direta do guia feito pelos players Vanquished e Apricot, do TERA EU, que por sua vez é baseado no guia da Harrowhold 30man escrita pelo Snow, membro da Amaterasu, e no feito pelo Essential Mana. As informações da versão anterior da dungeon foi comparado com os vídeos do player (KTera) Galgori e algumas informações provenientes do player Loriri para atualizar o novo guia com as novas mecânicas.

Vários vídeos do Ktera, encontrados facilmente no YouTube, foram utilizados para a criação de gifs. Não é certeza de que todas as informações do guia sejam precisas.

Notas para TANKS estão escritas em azul.
Notas para DPS estão escritas em laranja.
Nota para HEALERS estão escritas em verde.

TERA 20-man Harrowhold
Fase 2

Introdução

A Fase 2 é, mais uma vez, a fase mais rápida e fácil entre as quatro. Ela consiste em duas partes: primeiro você irá batalhar com Vergos até abaixar sua HP até aproximadamente 70%, quando ele faz a última fase de shield. Assim que quebrá-lo, Vergos irá levantar voo e começar a voar em círculos em volta da sala começando a segunda fase, a de balista. No KTera, eles levam aproximadamente 4 minutos para fazer a fase inteira (Vergos + Balista). Os padrões básicos de ataque serão os mesmos do Vergos na Fase 4. E ELE É EXATAMENTE O MESMO DA VERSÃO 30-MAN, então se você é um player experiente você pode pular essa parte do guia. Apenas os shields são mais fortes mesmo.

O boss aparece assim que alguém fala com o NPC no meio da sala. Logo que ele aparece, um dano em área circular irá surgir (pode dar iframe ou block) e a luta irá começar. O tank que for pegar o aggro primeiro deve ir primeiro, bloquear e gritar.

Composição da Party

As party devem se dividir em 3. A composição usada no Ktera é a seguinte: 4 Tanks/1 Priest na frente, 2 Priest/1 Mystic + 5 DPS de um lado 2 Priests/1 Mystic + os outros 4 DPS do outro. De qualquer maneira, isso pode ser feito com mais ou menos healers, significando mais ou menos DPS. As duas party de cada lado irão dar dano na pata dianteira (direita ou esquerda) e os tanks obviamente na cabeça.

Enrage/Informações sobre Cristais

O dragão irá continuar SEM ENRAGE a luta inteira. O infuriate não funciona ativando o enrage, então nem tente, logo retire o Focused Niveot. Antes do dragão aparecer uma mensagem irá surgir indicando que as 4 patas contam como dano nas costas enquanto a cabeça conta como dano na frente.

Informação para Tanks (Aggro Stacks Debuff)

Nessa fase e de agora em diante, o principal tank segurando o aggro irá ganhar stacks pelo período em que ele estiver segurando aggro. O aggro muda facilmente usando aggro shout (grito). Esse debuff dura cerca de 3 minutos e pode stacar até 5 vezes. Porém, ter 5 stacks significa correr o risco de wipar a raid. Você irá querer (e terá que) rotacionar esse debuff entre os tanks em no máximo 4 stacks. Se em qualquer momento você chegar a 5 stacks, logo a mensagem “You smell of fear” irá aparecer – quando você pegar o 6º stack – no centro da tela e um dano em área vermelho irá wipar sua party.

Inclusive, algumas vezes você pode ganhar um stacks no exato instante em que pegar o aggro, então realmente preste atenção se de repente o aggro mudar quando você rotacionar no quarto stack (na 30-Man algumas raids costumavam ter 5 tanks e rotacionar no terceiro stacks para prevenir isso, mas isso não pode mais ser feito na 20-Man).

Enfrentando o Vergos

Mecânicas de Ataque

Firebreath (Respiração de fogo)

Vergos irá primeiro olhar para uma direção (direita ou esquerda) para levantar sua cabeça e começar a rugir um fogo alaranjado. A direção que o Vergos olhar primeiro será a direção em que ele irá começar, e irá por todo o caminho até o outro lado. Essa mecânica acontecerá apenas na frente, então tanks devem prestar atenção. Não dá para bloquear, deve-se dar iframe. DPSs nas patas da frente IRÃO ser atingidos bem no começo ou no final da animação (dependendo do lado que estiver) se ele estiver perto demais da pata durante essa mecânica.

 

(Double Stomp) & Bite (Batida Dupla e Mordida)

Vergos irá levantar as duas patas da frente e bater elas no chão. Depois disso ele fará exatamente a mesma coisa com as patas de trás. Então ele irá morder duas vezes, o que apenas os tanks precisam se preocupar. Isso pode ser bloqueado, mas não dá muito dano.  A batida dupla é, entre aspas, uma mecânica rara de acontecer, porém sempre acontece com as mordidas em seguida. Vergos pode morder sem dar a batida dupla antes.

Front Swipe (empurrão na frente)

Vergos irá inclinar sua cabeça em frente e rugir. Logo em seguida ele irá deslizar a pata da frente de um dos lados. Isso é bloqueável diretamente da frente do boss, não precisa olhar para a direção em que o swipe está vindo. DPSs da pata que está fazendo o swipe na frente podem continuar dando dano no mesmo lugar que a pata estava; a hitbox continua ali.

 

Back Swipe (empurrão nas costas)
Vergos irá olhar para trás de lado e então jogar uma pata deste lado. Logo depois, ele fará o swipe da frente até quase o rabo lá nas costas dele. Você pode bloquear para ganhar um stack extra, como visto no gif. Machuca, mas não é letal. Tente dar iframe de qualquer maneira.
Stomp and Side Swipe (Batida e empurrão de lado)
Vergos vai bater uma pata no chão e ao invés de voltá-lo à posição original ele irá mantê-la no lugar por mais ou menos 1,5 segundos. Logo depois, ele irá empurrar por todo o lado daquela pata. Ambas as animações dão dano, tente bloquear, o empurrão lateral machuca. Apenas o empurrão laterão irá afetar você, que deve dar iframe nessa mecânica ou provavelmente morrerá.

O boss pode também fazer só a batida, sem fazer o empurrão lateral, então fique atento se o Vergos irá segurar a pata dele ou não e já fique com o iframe preparado para uma reação rápida. Esse empurrão também está no range dos healers, então ou fique bastante longe ou dê iframe.

Crisscross and Jump (Batida cruzada e pulo)

Vergos irá olhar para os dois lados, bater suas patas em um padrão diagonal e então pular. O primeiro lado que ele olhar será a primeira PATA DA FRENTE que ele irá bater no chão, então a PATA TRASEIRA que ele irá bater primeiro será a do lado oposto ao que ele olhar primeiro. Então ele irá pular e dará um dano em área na sala inteira. As batidas cruzadas são bloqueáveis e pode sobreviver se seu set for bom o suficiente, porém o dano em área não é bloqueável e irá te matar, então deve-se dar i-frame.

Side Breath (Sopro Lateral)

Vergos irá colocar a cabeça sobre um de seus ombros e segurar isso. Logo um dano em área vermelho na forma de cone irá aparecer, essa é a área que a respiração de fogo dará dano. A party na pata traseira correspondente deve se mover para a frente para não morrer.

Triple Stomp (Batida tripla)

 

Vergos irá levantar sua cabeça e meio que mexer ela para os lados. Se você não notar isso, não se preocupe. Ele irá levantar sua pata esquerda bem devagar para indicar o que vem a seguir. Ele irá dar três batidas seguidas na frente. Tudo isso é “bloqueável”, os dois primeiros hits passam pouco dano, porém o último irá provavelmente te matar através do block. Então, dê iframe na última batida.

Headbutt (Cabeçada)

Vergos irá se levantar em suas patas traseiras e irá fazer um tipo de posição de t-rex. Logo depois ele irá esmagar a cabeça dele no chão criando uma onda de choque. Isso será letal e não poderá ser bloqueado, então deve dar iframe.

IMPORTANTES AVISOS SOBRE ATAQUES NORMAIS
ATAQUES NORMAIS DADOS COM SUAS PATAS SERÃO SEMPRE ROTACIONADOS ENTRE SUAS PATAS DIREITA E ESQUERDA. ELE NUNCA IRÁ ATACAR COM A MESMA PATA EM SEGUIDA. ISSO SE APLICA NA FASE 4.

Mecânicas Antigas

Fase de Shield
Isso não mudou em nada da HH 30-Man, então iremos chamar isso de “mecânicas antigas”. Vergos terá três diferentes fases de shield aos 90, 80 e 70 porcentos de sua vida. De qualquer maneira, se de de alguma maneira Vergos continuar fazendo seus ataques normais e sua raid for capaz de continuar dando dano, ou o DPS for alto e rápido o suficiente para queimar o boss de um shield ao outro, a fase de shield pode ser pulada. Apenas a nível de conhecimento, se o boss ainda não fez a fase de shield dos 90% e vocês são capaz de forçar a HP do boss abaixo de 80%, a primeira fashe de shield será pulada. Mesma coisa se o Vergos fizer a fase de shield e sua raid for capaz de forçar abaixo dos 70%; os 80% será pulado. De acordo com GalGoRi, shields aparecem para serem mais FORTES.

DUAS das 5 partes do corpo do Vergos irá brilhar amarelos, o que significa que o shield deve ser destruído dando dano nessas partes. Se a cabeça pega shield as party que não tem shield em seus lugares DEVEM ir ajudar os tanks. Cada fase de shield tem uma variante: depois do shield de 90%, Vergos irá continuar dando ataques normais (geralmente cabeçada e batida cruzada); depois do shield de 80%, ele irá dar um tipo de mecânica de dano em área (que nem o do gif); depois do de 70% Vergos irá levantar vôo e começar a fase de Balista.

Como mostrado nos gifs, depois do shield de 80%, Vergos terá um brilho laranja e preto em volta dele e irá levantar vôo. Imediatamente , ele irá summonar um dano em área vermelho que quase irá cobrir a sala inteira. A raid deverá ir para a borda. Logo depois, e antes do boss cair no chão, ele irá fazer outro dano em área vermelho, que dessa vez terá um alcance menor. SE O DANO FOR ALTO O SUFICIENTE, A RAID PODE PULAR ESSA MEC NICA E IR PARA O SHIELD DE 70%.

Fase da Balista

Depois do shield de 70%, Vergos irá levantar vôo e a fase da balista irá começar. Os players terão alguns segundos para irem até a borda da sala e reparar as balistas (duas pessoas podem reparar a mesma balista para fazer ser mais rápido). Depois, Vergos vai começar a voar em círculos em volta da sala e paredes de fogo vindas dos quatro lados da sala começarão a aparecer continuamente. DPSs e Tanks devem usar as balistas e a maioria ou todos os healers devem ficar de fora ressando as pessoas que forem pegas pelas paredes de fogo.

Para dar dano no Vergos você deve mirar alguns metros para frente dele. O tempo da rota dos projéteis importa. Sempre preste atenção nas paredes de fogo para não morrer e se você sobreviver por alguns segundos (depois de passar a quarta parede – já que elas sempre são summonadas em ondas de quatro em quatro) você pode usar a skill RMB que atira um projétil em spray que dá muito dano.

De qualquer maneira, sempre tem alguém realmente bom com as balistas que irá carregar toda a raid (pode ser você, se esforce!). Ficar bagunçando as teclas de movimento (WASD) te permitem fazer algo similar com o bug do autoattack nos cliques do fogo LMB, sendo muito mais rápido. Também tem a skill na hotkey C que faz com que a sua balista se mexa muito mais rápido.


Dúvidas, erros ou sugestões?
Deixa um comentário ou manda inbox pra Dunny no Tempest Reach! 😉
[TERA Online] Guia Harrowhold 20-man, Fase 1
Meus 3 anúncios favoritos da E3 2017
16 dicas FUNDAMENTAIS sobre Pokémon GO – Parte 2

Receba as novidades:

Receba as novidades: