Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

[TERA ONLINE] GUIA RK-9 Kennel Normal Mode e Hard Mode

Este guia é uma tradução do escrito pelo Idi0ticGenius no Essential Mana.

 

Este mapa é bem interessante quando se fala sobre como lidar com uma mecânica do boss. Você pode pular da plataforma e cair mais ou menos no centro do mapa.


Primeiro Boss

Ventaron

Jogadores veteranos se lembrarão deste boss de vários lugares. Ele está na dungeon low level Labyrinth of Terror e também nos primeiros andares da antiga Dreadspire. Se você estiver familiarizado com seus ataques básicos, você está preparado para a maior parte.

MECÂNICAS BÁSICAS

Frontal Attack

 

Ataque simples de 1 hit.

 

Rear Attack

 

A cabeça vira para bater uma vez nas costas.

Hard Mode: Inflinge stun que pode ser bloqueado e esquivado.

 

Front + Back Attack

 

Ataque simples tanto na frente quanto nas costas ao mesmo tempo.

Hard Mode: Inflinge stun que pode ser bloqueado e esquivado.

 

MECÂNICAS ESPECIAIS

5x bombing Attack

 

Bloqueável: Não
Esquivável: Sim.
Anda em círculos e bagunça o posicionamento do tank. É irritante, mas não é exatamente uma ameaça.

Vacuum Bomb

 

Bloqueável: Não
Esquivável: Sim (Apenas o Vacuum, a explosão não).
Puxa os players para perto do boss e em seguida causa uma explosão de 12m de raio.

Gear Crash

 

Bloqueável: Não
Esquivável: Sim
Inflinge stun.

Gear Grind

 

Bloqueável: Sim
Esquivável: Sim
Se alguém tomar o stun de Gear Crash, o boss irá girar em volta de si mesmo. Healers devem ficar preparados para dar cleanse caso aconteça.

Time Bomb

 

 

O primeiro gif é de quando o boss summona a bomba. Essas bombas aparecem no mapa randomicamente e devem ser destruídas antes do tempo delas acabar.

Abaixo de 50% de HP do boss, 2 bombas irão aparecer.

Se a party falhar em quebrar as bombas, elas irão ativar um debuff de sangramento que pode ser acumulado. De qualquer maneira, ele pode ser cleansado.

Hard Mode: Summona 2 ou 3 Time Bombs dependendo da HP do boss (2 acima de 50% e 3 abaixo de 50%). Se falharem em destruir essas bombas, elas inflingirão um debuff de sangramento (8% da sua HP máxima por segundo) que dura 10 segundos que pode estacar (um para cada bomba que falhar) e que também irá diminuir sua velocidade de movimento. Esse debuff NÃO PODE SER CLEANSADO.

APENAS NA HARD MODE

"Temperature rising…activating ventilator."



Depois da mensagem, um caminho de vento vai aparecer de uma direção completamente aleatória. Se você falhar em pegá-lo a tempo, você será jogado longe, em um longo e sofrido knockdown. Lancer e Ninja irão perder seus stacks nas skills Hold the Line e Focus respectivamente.

Dica: Receber o buff Rally Cry de um lancer irá prevenir que você seja derrubado. Você também pode dar um dash PARA o vento, evitando assim ser jogado para trás. 

PRINCIPAL MECÂNICA

"Threat level critical! Initiating destruction system."

 

Não pode ser bloqueado, mas dá para esquivar do primeiro dano em área. Os mísseis não são esquiváveis.

O boss irá para o centro da sala e explodir toda a área. Seus cilindros flutuantes atirarão mísseis 4 vezes no ar. Após o quarto míssil, haverá uma parede de mísseis caindo do céu.

Você deve alinhar seu pulo para cair depois que os mísseis começarem a cair do céu para que consiga pousar depois que a área seja bombardeada. Se você pular cedo demais, você será pego entre os mísseis e, se você demorar demais para pular, você morrerá para o primeiro míssil assim que pular do mapa.

APENAS NA HARD MODE

 

"Warning! Initiating Energy Release System."

 

Não pode ser bloqueado. Não dá para ser esquivado. Fatal.

O boss irá se mover para o centro e marcará um padrão de pizza no chão. O primeiro padrão é sempre o mesmo, porém o segundo pode variar. Então, o terceiro padrão irá combinar os dois primeiros, deixando apenas uma "fatia da pizza" como área segura. A imagem acima mostra todas as possíveis variações para o segundo padrão e a área segura do terceiro padrão.

Segundo Boss

Hexapleon

Está acostumado com o Fulminar? Bom, isso será bem fácil, pois a maioria dos ataques assim como suas ideias básicas são as mesmas. Mas não seja muito confiante, pois algumas mecânicas estão modificadas.

Durante a run você irá notar que as bordas do mapa às vezes mostrarão um dano em área azul, mas dessa vez, essa não é uma área segura.

Este ataque não pode ser bloqueado ou esquivado.

Os pistões na borda do mapa podem te matar em um único hit. TERA agora está oferecendo círculos azuis depois do grande sucesso da Pizza do Darkuryon.

 

MECÂNICAS BÁSICAS

Double Swipe

 

Quando um único swipe não é o suficiente.

 Cutter Swing

 

O boss levará sua lâmina para suas costas e girará em torno de seu corpo. Tecnicamente é uma versão mais lenta e mais forte que o ataque original do Fulminar.

MECÂNICAS ESPECIAIS

Pizza Cutter + Rear Push Back

 

O Pizza Cutter frontal não pode ser bloqueado, mas pode ser esquivado. As explosões traseiras irão te empurrar se você não esquivá-las.
Fun Fact: Fulminar também fazia isso.

Electric Field

 

Bloqueável: Não
Esquivável: Sim
Fun Fact: Fulminar fazia o Eletric Donut no lugar. A animação é a mesma.

PRINCIPAL MECÂNICA

"Initiate Disposal Process…"

 

O boss jogará esferas elétricas em um único alvo randomic. NÃO chegue perto da esfera, ela irá ficar brava e te eletrocutará como se não houvesse amanhã até que você esteja morto. Ela irá sempre atirar lasers em 4 diferentes direções (formando um +). Uma dessas linhas irá sempre mirar no boss.

Tente posicionar a esfera a uma distância não muito perto do boss, mas também não muito longe. Caso contrário você provavelmente não será capaz de voltar para perto do boss a tempo de evitar o ataque em donut que vem em seguida.

Nesta mecânica você precisa evitar 3 coisas:

  • Dano em área da esfera;
  • Dano em área do donut;
  • Os laser das esferas.

Na Hard Mode, ele irá jogar 3 esferas ao invés de 1. As 3 irão mirar no boss que nem o que acontece quando é 1 na Normal Mode. Existem 2 possíveis soluções para isso, que nem nos gifs abaixo:

 

"Initiate Area Shutdown Program…"

 

 

O primeiro dano em área não pode ser nem bloqueado nem esquivado.

O segundo dano em área pode ser tanto círculo quanto donut. Este ataque não pode ser bloqueado, mas pode ser esquivado.

Na Hard Mode, há duas maneiras que acontecem essa mecânica:

Circulo -> Circulo ou Donut
Parecido com a Normal Mode.
Primeiro dano em área não pode ser bloqueado ou esquivado.
Segundo dano em área pode ser tanto um Círculo quando um Donut. Esse não pode ser bloqueado, mas pode ser esquivado. Também inflige debuff de sangramento se você tomar o hit.

Donut -> Circulo -> Circulo ou Donut
Primeiro dano em área irá puxar os players para o boss e quando der o dano também lhes dará silence. Isso não pode ser bloqueado ou esquivado.
Segundo dano em área não pode ser bloqueado ou esquivado.
Segundo dano em área pode ser tanto um Círculo quando um Donut. Esse não pode ser bloqueado, mas pode ser esquivado. Também inflige debuff de sangramento se você tomar o hit.

Dica: Você pode dizer qual dos dois padrões o boss irá fazer olhando pela sua animação. Quando ele levanta os braços para cima, será o Círculo primeiro. Quando ele junta suas mãos no peito, será o Donut primeiro. 

APENAS NA HARD MODE

 

"Input code verified. Processing code…"

Há dois possíveis cenários para esta mecânica: 1011110 e 0111101. Eles representam uma dica para o último ataque dessa mecânica.

Você não precisa ser um geek de codificação, mas isso basicamente é uma representação binária de ligado (1) e desligado (0) – ou, neste caso, 1 significa morto e 0 significa vivo. Essa mecânica tem 3 partes. 4 lâminas, 3 lâminas e 5 lâminas. Assistindo o gif é fácil de entender e então ler. 

1011110
0111101

Não há nenhum truque para isso, mas dando uma solução fácil, tudo que você precisa fazer é olhar para o código e mover em direção ao lado que termina com 1. Então 1011110 significa mover para a esquerda e 0111101 significa mover para a direita.

Terceiro Boss

RK-9

Nada de especial na Normal Mode para este boss, porém conselho da tia Jade: Faça as mecânicas corretamente já na normal para ir treinando para a Hard Mode.

MECÂNICAS BÁSICAS

 

Stomp, 2x fisting, Rocket smash

 

Bloqueie tudo e você ficará bem.

Observação: A explosão de pedras (última parte do giff) pode dar dano em alguns DPS melee se sua hitbox se deslocar em alguma animação de skill ou desync. Sim, estamos falando com você que joga de Slayer.

 

Sem enraged 
Double front, single back smash

 

Bloqueie e esquive tudo.

Com Enraged
Double front, single back with frontal rocket smash

 

Bloqueie e esquive tudo.

MECÂNICAS ESPECIAIS

Triple fisting, Rocket bombardment, front smash + rear pizza wave

 

Tank: Bloqueie os punhos, esquive a pedra, bloqueie o soco, repita.
DPS: se o boss der uma longa pausa após os punhos = corra para a lateral, pois a wave não pode ser esquivada.

S-bomb

 

Não pode ser bloqueado ou esquivado. Evite o dano. 
Os punhos de pedra irão bater duas vezes no ar, depois um único murro no chão e então a Bomba em S.

 

O ataque também pode ser dois murros ao invés de um.
Os punhos de pedra irão bater duas vezes no ar, depois dois murros no chão e então a Bomba em S.
Reaja imediatamente para o lado oposto do murro.

  • Tanks evite diagonalmente para longe do punho que está no chão.
  • DPS evite diagonalmente para longe do punho que está no ar.

 

Na Hard Mode quando a vida do boss cair abaixo de 70% ele começará a fazer a S-Bomb DUPLA, como no gif abaixo: 

 

"Unknown Lifeform Detected: Tracking…"

 

Seleciona um alvo aleatório. Essa mecânica primeiro cria um círculo de aproximadamente 7m de raio debaixo do alvo e então, de repente, ele se expande para 15m de raio em quatro direções. Essa expansão acontece baseado para onde o alvo está olhando, mais ou menos que nem na imagem abaixo:

 

O triângulo azul indica onde o alvo estará olhando.

PRINCIPAL MECÂNICA

"Protection Protocol: Initiating…"

 

Fase de shield. Quebre ele ou você irá wipar.

 

"Radar System: Initiating…"

 

 

Com essa mensagem, o boss irá checar se há algum player muito longe do boss (acima de 14 metros). Em seguida essa mecânica pode mostrar duas mensagens vermelhas diferentes:

 

"Notice: Unable to Confirm the Exteriors"

 

O boss irá explodir em volta dele num círculo.
Não pode ser bloqueado, mas pode ser esquivado. Inflige Stun que pode ser cleansado. Healers devem priorizar tank já que ele morrerá para quase tudo a partir daí.
Este ataque é feito quase imediatamente após a mensagem, mas dá para dar iframe.

 

"Notice: Confirmed the Exteriors"

 

O boss irá explodir em um donut em área.
Não pode ser bloqueado, mas pode ser esquivado. Inflige um debuff de sangramento que NÃO PODE ser cleansado. 
Este ataque tem um pequeno delay, diferentemente do círculo.

APENAS NA HARD MODE

 

"Heat Detection Protocol: Initiating"

A mensagem acima irá aparecer em azul, e abaixo aparecerá a mensagem em vermelho ao mesmo tempo:

Protocol Activated: Melee Combatant Detection: Vá para longe, em torno de 10 metros, porque acontecerá um dano em área perto do boss (O chamado da pt pode ser "OUT")
Protocol Activated: Ranged Combatant Detection: Vá para perto do boss, cerca de 7 metros, porque o dano em área será um donut. (O chamado da pt pode ser "IN")
Protocol Activated: Multi-range Combatant Detection: Ande para trás e use iframe para frente, você já viu isso várias vezes no jogo antes. (O chamado da pt pode ser "WAVE")

Essa mensagem irá aparecer durante a luta. A primeira mensagem irá aparecer porém o boss não fará nada – você deve memorizar o que é. Para facilitar, apenas memorize as palavras chaves (Melee, ranged ou Multi-range). Então na segunda vez que você ver a mensagem, o boss irá iniciar a mecânica e você deve agir baseada nas duas palavras chaves que você viu na ordem que apareceram.

A primeira vez que ele anunciou a mecânica não irá acontecer nada imediatamente, mas depois disso sempre que ele chamar de novo a mecânica irá "acumular". Essa mecânica será sempre a combinação de duas dessas frases. Então, por exemplo, Multi-range primeiro e então Melee. Isso significa que você tem que primeiro dar iframe na Wave e então se afastar do boss, porque o dano em área em volta dele está vindo.

Depois da primeira vez que ele fizer a mecânica, ele irá anunciar a frase apenas uma vez. A primeira mecânica que ele fizer será sempre a última que ele fez na vez anterior. Continuando o nosso exemplo anterior, se em seguida ele anunciar a palavra chave Ranged, ele irá começar com Melee e então com Ranged (Fora e então Dentro).


Erro? Sugestão? Comentário?
Mande uma mensagem na nossa aba de contato ou me dá um oi lá no Tempest Reach nos chars: Chobits e Dunny.

Receba as novidades: