Os distúrbios emocionais por Harumi Hironaka

Me deparei com essa artista da mesma maneira aleatória que encontramos tudo que nos surpreende na internet: por acidente. Lembro de estar procurando imagem para uma postagem aqui do blog quando uma ilustração prendeu minha atenção. Era uma jovem extremamente branca, as veias a mostra, estilo gótico, cabelo descolorido e com dois dedos na boca.

Aquilo era íntimo. Era pesado, e tinha uma mensagem muito clara.

gif_ilustras_harumi

Gif por Idea Fixa.

Procurando a quem creditar, me deparei com outros desenhos da autora que me capturaram da mesma maneira que o primeiro. Descobri que ela gostava de retratar distúrbios emocionais, e ela era maravilhosa nisso.

Nunca pensei que minhas pinturas iriam ser vistas por tanta gente. Não pensei que, ao olhar na profundidade dos olhos de cada uma destas meninas eu encontraria um espaço familiar. Elas não são simplesmente mulheres nuas. Elas são um estado de espírito, um trastorno de personalidade. Ha algo dentro delas que vibra, que está mal. Nenhuma é perfeita e é por isso que, mesmo fantasiadas, são mais reais do que muita gente que anda lá fora.
Harumi Hironaka para Idea Fixa.

Qual foi minha surpresa ao descobrir que essa artista mora no Brasil? De origem peruana, Harumi passou boa parte da sua vida no Japão, mas aportou em terras tupiniquins a algum tempo e vive atualmente na grande São Paulo.

ss2016-11-06at11-31-28 ss2016-11-06at11-28-59

 

Sem conseguir conter minha curiosidade e com o peito apertado em identificação por aquelas expressões, sai em busca de toda informação que eu pudesse encontrar. Descobri que Harumi é uma mulher extremamente bonita, e que o Instagram dela é como uma mina de ouro.

Me perguntam: “como faz para pintar?”. Não tem uma fórmula definida. A única coisa que eu sei é que a prudência nunca moveu meus pincéis. Me excitam as crises e as emoções em estado puro. Nada me dá mais energia que ficar na borda do precipício, olhar para o abismo, sentir o mal-estar e a vertigem. São essas situações de emergência que me levam a traduzir essa raiva, minha dor, minhas fantasias… em cor.
Harumi Hironaka para Indie Art Magazine

Eu que sempre lidei com meus próprios distúrbios emocionais, minhas crises de ansiedade e demônios, confesso que entro quase em estado de transe enquanto observo esses desenhos. Cada um deles carrega uma história, um sentimento, um medo. São poucos artistas que conseguem me fazer sentir de maneira tão crua e bruta.ss2016-11-06at11-32-52 ss2016-11-06at11-27-26
 
Exatamente por isso me senti na obrigação de compartilhar com vocês um pouco desse trabalho. Por enquanto Harumi vende os desenhos dela apenas para fora em sua loja online, mas espero ansiosamente pelo momento em que poderei ter um desenho dela pendurado na minha parede.

Related Posts

30 Discussion to this post

  1. Acho que você salvou minha vida, eu amo esses desenhos! Também achei eles fuçando na internet e eu amei todos, sem exceção <3
    Menina Psicótica

  2. Nossa, amei! Um super achado. Obrigada por compartilhar. Já estou seguindo a artista no instagram.
    Bjão!

  3. Krol Hime disse:

    Como posso dizer… Uau… Profundo, muito profundo…. eu amo coisas profundas ate como ela fala de seu trabalho me conquistou.

    Primeira vez aqui e já amei <3

    Otimo fds

    Kissu :**

    http://www.watashinosekaibykrol.com

  4. Thaynara disse:

    “A única coisa que eu sei é que a prudência nunca moveu meus pincéis. Me excitam as crises e as emoções em estado puro. Nada me dá mais energia que ficar na borda do precipício, olhar para o abismo, sentir o mal-estar e a vertigem. São essas situações de emergência que me levam a traduzir essa raiva, minha dor, minhas fantasias… em cor.” Essa citação me destruiu, me identifiquei quando me refiro à escrita. Obrigada pela dica!

  5. Já tinha visto algumas artes, mas desconhecia a autora!!! Já abri o instagram para conhecer um pouco mais do trabalho,, achei incrível!

    Beijos, Love is Colorful

  6. Jade, coisa linda, adorei!
    Apesar de sempre adorar as ilustrações do IdeaFixa não conhecia essa artista.
    Adoro esse tipo de traço e esse estilo gótica suave.

    PS: o link do Spotify deu certo. AEE ❤️ Obrigada mais uma vez, babe.
    Beijão

    • Jade Amorim disse:

      Não sou muito de frequentar esse site, Vivi. Descobri pesquisando mais sobre a autora. Agora que achei, vou dar uma stalkeada por lá. E de fato, esse traço gótica suave dela é um ahazo. Fico feliz que o link do spotify tenha dado certo! ♥

  7. simone disse:

    Estou conhecendo a arte agora, se me deparei com elas antes pela internet não lembro, mas gostei muito e entrei no Instagram, a artista é linda e tem muito talento, a sensibilidade em cada arte e o impacto que causa é evidente.
    Charme-se

  8. Aline Amorim disse:

    Muito intensos.
    Não conhecia eles.

  9. Ingra disse:

    Gente que lindooo! Não só os traços né mas o compromisso de retratar problemas reais e muito mais comuns do que a gente imagina né? Feliz que temos um talento desse em nossas terrinhas! <3
    Beijoca :*
    http://www.amosoublog.com

    • Jade Amorim disse:

      De fato, Ingra. Geralmente os artistas buscam retratar coisas felizes, e etc, e ela foi por um caminho super diferente, buscando na sensibilização expressar sua arte! ♥

  10. Vii Bernard disse:

    Eu não conhecia o tabalho dela, mas entrei no instagram agora quando acabei de ler o seu post e simplesmente me apaixonei. Tem traços marcantes, mas tão delicados. A forma como desenha a pele das personagens faz parecer que a pele é tão frágil. E a Harumi é muito linda, muito mesmo. Obrigada por compartilhar essa artista e essa belezura toda. Sério, apaixonei mesmo.

    Beijo. | http://www.viibernard.com.br

    • Jade Amorim disse:

      Fico feliz que tenha gostado, Vi! Também me sinto igualzinho você! hahahaha E de fato, eu adoro o jeito que ela faz a pele das personagens, a veia a mostra, as vermelhidões que parecem machucados, tudo isso passa muito a sensação de fragilidade.

  11. hellz disse:

    INCRÍVEL, JADE

    também tenho lá os meus demônios pra lutar e me sinto muito bem representada por artistas como essa. Nós, eu e você, realmente compreendemos a subjetividade de cada pintura, cada dor representada, cada nuance. Achei de uma sensibilidade incrível – cada vez mais tenho passado a admirar os japoneses por causa dessa vertente íntrinseca ao povo oriental.
    também quero um dia poder ter um quadro desses na minha parede!

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    • Jade Amorim disse:

      É exatamente assim que eu me sinto sobre ela, Hellz. É como se eu sentisse na pele, como se cada traço ali me trouxesse uma lembrança, um sentimento. Espero que ela comece a vender aqui no brasil logo, principalmente porque ela mora por aqui né, poxa! XD

  12. O trabalho da Harumi é extraordinário, conheço há um tempo, por meio de indicação no blog da Marimoon, e desde então fiquei apaixonada pela forma como esta garota consegue transmitir tão bem os sentimentos que muitas meninas vivem a sentir. Confesso que no meu quarto tenho muitas e muitas dessas obras impressas coladas na minha parede, acho elas muito lindas mesmo 🙂
    Beijo!

  13. Duds disse:

    Que trabalho maravilhoso! Obras viscerais, muito doloridas e ao mesmo tempo lindas! Amo como alguns artistas conseguem realmente transparecer o que sentimos <3

    • Jade Amorim disse:

      Isso foi o que mais me atraiu nela, ela realmente conseguiu transparecer muito do que passa por dentro de mim, e isso me conquistou! Fico feliz que tenha gostado, Duds!

  14. Já me deparei com as artes dela mas não cheguei a pesquisar pra saber quem fazia, sós ei que agora to seguindo no Instagram porque achei as artes, além de lindas, também com muita história pra contar por trás, sabe? Gostei bastante! As cores fortes, escuras, pesadas e com uma profundidade enorme em cada traço. Adorei!

    Beijos!

    • Jade Amorim disse:

      Fiquei surpresa com o tanto de gente que veio me falar que já tinha visto os desenhos dela por aí, realmente é o tipo de desenho que não passa despercebido pela gente, né? Acho que o que mais gosto no trabalho dela é exatamente esse excesso de história carregado em cores e expressões. Ela sabe muito bem aproveitar da simbologia!

  15. Bruna disse:

    Não dá pra olhar estas ilustrações e não querer ficar minutos admirando-as. Simplesmente estou apaixonada no instagram dela, estou seguindo já. E realmente, quem diria achar um talento desses morando aqui no Brasil. Concordo ctg tbm, achei ela linda! Acho mt interessante ver os ´’distúrbios’ que passamos durante a vida ilustrados assim, você os vê de modo diferente. Adorei o post Jade e adorei poder conhecer esta artista. Beijos linda!

    • Jade Amorim disse:

      Eu também fico hipnotizada pelo o que ela faz, você não é a única, Bruna! Fico feliz que tenha gostado, o trabalho dela com certeza merece ser divulgado! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *