Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas
SORTEIO ATIVO

Como fiz e imprimi a papelaria do blog

Acredito que a partir do momento você encara seu blog como uma parte séria da sua vida profissional, surge aquele desejo de "oficializar" isso com os produtos de papelaria. Mas aí surgem as dúvidas: O que eu faço? Como eu faço? Onde imprimo?

Foram meses pensando, repensando, juntando as moedinhas. Até que finalmente eu bati o pé e decidi: vou fazer! E fiz!

Muitas pessoas contratam o serviço de um design para cuidar da arte (você pode contratar o meu!), mas como eu trabalhei por alguns anos em agência de publicidade e aprendi muito com os meus colegas de trabalho, resolvi me aventurar sozinha. É que mesmo que eu tenha experiência para o web, o impresso tem uma série de coisas diferentes que foram novidade. A minha sorte é que eu tive o lindo do Elso pra me ensinar o que faltava.

O processo de criação da arte do material

Foto linda que a @romanceerotic fez dos marca páginas do blog que enviei pra ela.

Primeiro de tudo você precisa saber qual a identidade visual que você quer para a papelaria do blog. Para o marca página, eu quis que fosse algo completamente alheio ao blog, algo que a pessoa mantivesse porque achasse bonito e funcional. Optei pela frente uma frase que eu gosto muito do Antoine de Saint-Exupéry e pra composição, juntei alguns elementos florais que achei que ficaria harmonioso com a fonte.

A parte de trás e opcional, e decidi fazer algo que mantive a mesma identidade visual. Também criei uma pequena "to do list", para usabilidade ao marcador. Foi apenas no final do marcador que coloquei o nome do blog e o link, bem discreto.

Já o cartão de visita eu imprimi dois modelos. Um o modelo com a logo do blog de um lado e meus dados do outro, e outro apenas com meus dados, apesar de ter o link do blog nele. A ideia era usá-los em dois momentos diferentes: o primeiro quando eu quisesse divulgar exclusivamente o blog; e o segundo quando fosse pra falar do meu trabalho como freela.

A escolha da gráfica e entregas

Também envieipara o lindo do @um.sonho.literario ♥

Na hora de escolher onde imprimir, eu busquei aquela com o melhor custo x benefício. Mesmo sendo gráficas locais sem custo de frete, nenhuma conseguiu bater o preço da 360imprimir.

Sabendo certinho as dimensões dos meus materiais, que eles deveriam ser salvos em CMYK (não em RGB que é a paleta de cores apenas para a WEB) e qual era o o formato necessário do arquivo, o processo foi bem simples. Tive um pequeno problema com a dimensão de um dos cartões que eles me avisaram durante a revisão.

Todo esse processo de revisão, encomenda e entrega durou cerca de três semanas. O frete para a minha região é fixo, e recebi em caixas super bem embaladas. O papel era o clássico couchê 300 grama. E, como eu tinha escolhido que a pessoa que usasse meu marca página teria um lugar para escrever nele, eu não poderia usar a laminação fosca.

Ainda assim o material veio numa qualidade e resistência ótima.

Da distribuição desse material

A @leiacantando também divulgou no ig dela! 😀

Os cartões de visita eu imprimi o milhar (ou seja, tenho dois mil cartões para entregar!), mas como eles não são realmente usáveis, eu busco apenas manter alguns comigo dentro da carteira. Sempre surge uma ou outra conversa que acaba no assunto blog ou um network profissional. Dê seu cartão, faça a pessoa se lembrar de você!

Já os marca-páginas, eu sempre busco enviar alguns em livros de troca,sorteio, dar para amigos e, recentemente, eu distribui para quem quisesse me passar o endereço para envio. Eu imprimi apenas 250, então não quis deixar em livrarias ou lojas, mas pretendo quando for uma quantidade maior.

A divulgação que recebi ao fazê-lo foi bem satisfatória, e mais satisfatória ainda foram os elogios. É maravilhoso saber que algo que você criou do zero teve uma recepção tão boa! Já tenho ideia para o próximo, e pretendo imprimir o milhar. E aí ninguém me segura que vai ter marca página do blog em tudo quanto é lugar!

[ FREEBIE ] Tenha sempre o que postar no blog com o Banco de Ideias
BEDA: Impressões finais e porquê não valeu a pena
'Meu amigo Dahmer' e como a negligência social colabora no desenvolvimento de monstros

8 comentários
  • Yuri S

    VOCÊ ME DEU UMA IDEIA MARAVILHOSA COM ESSE POST! <3
    Super amei o que você fez, e o melhor ainda é se aventurar fazendo essas coisas.

    Responder
    • Jade Amorim

      Yuri, eu não sei qual foi a ideia mas ME CONTA PELO MENOS QUANDO COLOCAR EM PRÁTICA, EU SOU CURIOSA! hahahaha Fico feliz que tenha gostado. ♥

      Responder
  • Priscila

    Menina que coisa legal, adoro marcadores, já pensei em fazer pro meu blog, mas faltou um pouco de verba para investir. Isso me lembra que tenho q fazer pro meu livro, que só ganhei 100 da editora rs
    O seu ficou lindo, adorei o designer. Acho otimo pensar na identidade, quando fiz a minha fiquei tão feliz.
    Beijo grande flooooor

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/08/04/a-musica-atualmente-imagem-palavra-beda04/

    Responder
    • Jade Amorim

      Priscila, de fato pede alguma verba, mas agora que eu comecei não quero mais parar, e agora que eu comecei a vender arte para outros blogueiros eu to fervilhando de ideias que eu quero sair imprimindo um monte, acho até que vou montar uma lojinha para vender unitário. hahahaha. Fico feliz que tenha gostado, caso precise de alguém para fazer pra você lembre-se de mim! ♥

      Responder
  • Lua

    Menina imprimi cem cartoes no começo do ano, ja até perdi alguns vários mas nunca tive coragem ce distribuir

    Responder
    • Jade Amorim

      Sabe que no começo realmente tem certa vergonha, mas hoje em dia eu sou super distribuidora viu? Envio para todo mundo MEIXMO. hahahahaha. É questão de costume. ♥

      Responder
  • Rayanne Buchweitz

    Que legal Jade! Na próxima vou querer o meu, viu? kkkkkkj
    Você sempre faz umas coisas tão bonitinhas, assim como os wallpapers pro celular (uma designer dessas aiaiai)
    Adorei a opção da gráfica, os preços são mesmo bons e to até pensando em fazer meu cartão com eles, só falta o dinheiro mesmo hahahah
    beijo!

    Responder
    • Jade Amorim

      Raaay, pode deixar que faço o seu sim, só mandar uma mensagem pra mim! ♥ Eu to querendo imprimir mais algumas artes de marcadores, tenho tantas ideias que to até pensando em começar uma lojinha e vender. hahahaha

      Responder

Receba as novidades: