Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

A busca de Em Algum Lugar nas Estrelas


Ligar os pontos. Minha mãe dizia que olhar as estrelas tinha a ver com isso. Lá em cima é como aqui embaixo, Jackie. Você precisa procurar as coisas que nos conectam. Encontrar os jeitos com que nossos caminhos se cruzam, nossas vidas se interceptam e nossos corações se encontram.

— Em Algum Lugar nas Estrelas

Me sinto incapaz de começar essa resenha de outra maneira. Na verdade, pra qualquer lado que eu olhe é difícil começar essa resenha, pois os sentimentos que Em algum lugar nas estrelas me despertou são difíceis de exprimir em palavras.

Terminei a leitura em janeiro, seis horas depois de tê-la começado. Acredito que faz uns sete anos desde a última vez em que um livro me prendeu tanto que não consegui fazer outra coisa até terminá-lo. Faz outros muitos punhados de anos que li um livro que me deixou a beira das lágrimas.

Em algum lugar nas estrelas pode ser classificado como um livro de aventura, amizade e perda, mas que vai muito além disso. O ano é 1945, a Segunda Guerra Mundial está quase no fim, mas as marcas que ela deixou em Jack Baker é difícil de superar. Sua mãe morreu e o pai, um tenente da marinha, é ausente e parece não saber lidar com o filho. Sem ter quem cuide de Jack, o garoto é matriculado num internato no Maine, um ambiente muito diferente do que está acostumado.

 

O colégio militar, a dor da perda da mãe, o oceano que nunca viu e o ambiente hostil fazem com que Jack se sinta insignificante. E é neste momento que ele conhece o jovem Early Auden.

Considerado um esquisitão e isolado do resto dos alunos, Early é um jovem brilhante, mas com muita dificuldade em lidar com o mundo e seus sentimentos. Ele possui seus próprios rituais, como músicas para ouvir em determinados dias da semana. Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo.

Às vezes é melhor não ver todo o caminho que se estende diante de você. Deixe a vida surpreendê-lo. Há mais estrelas por aí do que as que já têm nome. E todas são lindas.

— Em Algum Lugar nas Estrelas

Na nota de agradecimento da autora, ela explica que Early sofria de Asperguer ou síndrome do espectro autista. Contudo, como a doença só foi descoberta depois da Segunda Guerra, ela nunca foi mencionada na narrativa.

A genialidade de Early faz com que o jovem enxergue os números de maneira especial. Eles contam histórias. Para ele, cada número tem uma textura, uma cor, um cheiro. Sua maior obsessão é com os números do Pi, o jovem consegue calcular as casas decimais de Pi como quem lê uma odisseia.

Não são só números. E não estou inventando uma história. A história está nos números. Olhe para eles! Os números têm cores… azul do oceano e do céu, grama verde, um sol amarelo e brilhante. Os números têm textura e paisagem, montanhas, ondas, areia e tempestades. E palavras… sobre Pi e sua jornada. Os números contam uma história.

— Em Algum Lugar nas Estrelas

A narrativa do livro é dividida entre a história que Early lê do número Pi e toda a simbologia e referência que faz com suas vidas. E quando chegam as festas de fim de ano e a escola fica vazia, é por conta dessa mitologia que Jack e Early partem numa aventura em busca do lendário Urso Apalache, que na história do jovem Pi (transformado em um personagem por Early) é a constelação da Ursa Maior. Eles encontram piratas, seres fantásticos e algumas respostas para batalhas travadas em suas mentes e corações.

 

Em Algum Lugar nas Estrelas é uma daquelas histórias que você vai se lembrar por toda a vida. É um ensinamento que vai levar no seu coração e sentir a necessidade de compartilhar com outras pessoas.

Lançado pela Dark Side Books, no selo Dark Love, a história imediatamente entrou na minha lista de livros favoritos. Com uma das edições mais bonitas que residem na minha estante, o trabalho da editora como sempre é primoroso. Acabei encontrando ao longo da leitura um ou outro erro ortográfico, mas que em nada interfere no desenvolvimento e ritmo da narrativa.

Sendo atualmente o melhor livro que li em 2017, a minha recomendação pra ele é universal.


Em Algum Lugar nas Estrelas
Título da obra: Em Algum Lugar nas Estrelas
Autoria: Clare Vanderpool
Páginas: 288
Gênero: Fantasia, Infantojuvenil
Editora: Darkside Books
ISBN: 9.78856663683E+12
Ano de publicação: 2016
Onde encontrar: SkoobGoodreads
Onde comprar: AmazonSaraivaSubmarino
Sinopse: EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, e que inspirou personagens já clássicos como o Sr. Spock (Star Trek), o Dr. House e Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam paracasa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.
Como sai da maior ressaca literária do ano
A visão sobre a mulher de Zack Magiezi em 'Notas sobre Ela'
Refúgios e histórias em 'Minha Vida Fora dos Trilhos'

Receba as novidades:

55 comentários
  • Nath

    Amei a capa desse livro, lindo demais.
    Gosto muito de histórias como essa e vou deixar anotado em algum lugar na minha lista enorme de livros para ler! A história me parece ser bem interessante.

    Beijos!

    Responder
    • Jade Amorim

      Ela é maravilhosa né? Menina, super recomendo dar uma prioridade com amorzinho para esse livro! ♥

      Responder
  • Karolini Barbara

    Esse eu ainda não li, no entanto, super me admirei com sua resenha. E a DarkSide é um amor com sua edições, a cada dia ela se torna minha editora favorita. Inclusive já li dois livros da editora A Noiva Fantasma e A Garota Submersa, e sinceramente me interessei muito pela linha Dark Love da editora. Esse livro já está na minha lista de vontades do ano de 2017.

    Até mais!
    Karolini Barbara

    Responder
    • Jade Amorim

      Karol, pode ter certeza de que essa edição é maravilhosa! Eu estou louca para ler A Noiva Fantasma, e a linha Darklove é muito maravilhosa MESMO, apesar de eu gostar muito de todas!

      Responder
  • Kelly Mathies

    Eu estou lendo esse livro no exato momento em que vim aqui rs. Ainda estou na metade e algumas partes acabam se arrastando pra mim, mas a história como um todo é sensacional. Eu descobri tanta coisa bacana, tantos jeitos diferentes de viver e de encarar a perda. Sem mencionar o fato da diagramação ser a coisa mais linda do mundo. EU sou apaixonadíssima pelo marcador que veio junto, pelas ilustrações dos mapas e das estrelas ♥

    Responder
    • Jade Amorim

      Kelly, sério que você achou algumas partes lentas? Eu devorei esse livro tão completamente! hahahaha Mas sim, ele é maravilhoso né? E a edição é maravilhosa mesmo! Eu sou apaixonada por ela, uma das mais bonitas da minha estante!

      Responder
  • Rubyane

    Tenho muita vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado. Parece ser um livro incrível! Espero poder ler ele logo.
    A resenha ficou ótima, só me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro =D

    Responder
    • Jade Amorim

      Rubyane, não só parece ser incrível como é! Espero que consiga aproveitar essa leitura o quanto antes!

      Responder
  • Luana Souza

    Esse livro está na minha wishlist só por conta da edição lindíssima. A DarkSide Books sempre faz um trabalho incrível com seus livros! Eu nunca havia lido uma resenha da história, mas depois de você ter dito que só levou 6 horas para lê-lo… nossa, eu fiquei curiosíssima *-* gosto muito de livros que se passam nessas épocas de guerra, e de romances, e de estrelas! Vai ser uma das minhas próximas compras, com certeza <3 ah, e as fotos estão um amor!

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, difícil não amar as edições da Darkside Books né? E essa história é incrível mesmo, apesar de que o contexto da guerra praticamente não é abordado, viu? rs Espero que compre sim, porque super vale cada centavo!

      Responder
  • Deborah Wolfgang

    Ah, entendo bem esse sentimento de encontrar AQUELE livro, e também faz muito tempo que não leio algo que me desperte dessa maneira! (talvez tenha acontecido há um ano, com A Garota que Perseguiu a Lua, ou antes). Não sei se leria esse livro agora, já que estou em outra vibe, mas a tua resenha e os trechos que vc citou me convenceram de que é um ´timo livro!
    Um beijo!

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, li muitos livros assim esse ano, to bem feliz. Cada livro maravilhoso que nem sei. Não conheço esse A Garota que Perseguia a Lua, já vou atrás para ver se é tão bom quanto você diz. ♥

      Responder
  • Julia

    Ameei a resenha! Comprei ele esses dias pela net, sem ler nada sobre e nem resenhas, mas agora até me animei! Não vejo a hora de ele chegar pra eu ler!!!

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina pode ler sem medo, é maravilhoso! <3

      Responder
  • Amanda Caldas

    Menina, que lindas as fotos <3
    Eu já queria ler o livro, sua resenha só despertou ainda mais esse desejo.

    Parabéns. beijos.
    http://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    Responder
    • Jade Amorim

      Fico muito feliz que você tenha gostado, Amanda! Tenho certeza de que não vai se arrepender! 😀

      Responder
  • Thomas Gabriel

    Apaixonei demais nessa capa maravilhosa, o que já despertou bastante a minha curiosidade. Como não conhecia o livro, sua resenha fez com que eu me interessasse por ele, como você disse que leu em tão pouco tempo, isso fez eu acreditar que irei gostar e muito desse livro. A história parece incrível e já que desejo ler muito esse ano, por que não colocar esse livro na minha lista? Parabéns pela resenha excelente, sucesso!

    Com amor,
    Tom.

    Responder
    • Jade Amorim

      Thomas, coloque ele na sua lista siiim! Tenho certeza de que você vai gostar muito da história, ela é tão encantadora quanto a capa! ♥

      Responder
  • Rayane Freitas

    Amei essa resenha, fiquei super com vontade de ler :O

    Responder
    • Jade Amorim

      Espero que aproveite a leitura então Rayane! 😀

      Responder
  • Graziella Santos Benedito

    Andam falando tanto desse livro! Parece tão bom, sua resenha me convenceu a ir atras e comprar ele logo.
    Que resenha fantastica Jade, de verdade, arrasou! Amei as fotos!

    Beijos

    Responder
    • Jade Amorim

      Ele é realmente um arraso viu, tenho certeza que não se arrependerá nem um pouquinho! ♥

      Responder
  • Leslie Leite

    Achei a capa do livro linda e pelo que pude perceber a história tbm é.
    Fiquei curiosa pra poder ler, terminar um livro em seis horas pode significar que ele é viciante, haha.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Não só pode como foi exatamente o caso, Leslie! Ele é maravilhoso, recomendo demais! ♥

      Responder
  • Dai Castro

    Eu não sabia que o personagem principal tinha Asperger! A minha cunhada é diagnosticada com essa doença e acho que por isso, a leitura seria bem tocante para mim.
    Tem livros que se tornam tão especiais na nossa vida, né? E essas edições da Darkside são tão lindas que ´dá orgulho tê-las na estante!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    Responder
    • Jade Amorim

      Dai, a doença não é mencionada em nenhum momento sabe? Principalmente porque ela não era conhecida na época que se passa o livro., mas sim é super tocante! E eu amo demais meu cantinho dark, edições maravilhosas! ♥

      Responder
  • Stéfhanie

    Eu amei o livro! Desde a história, capa, escrita.. Tudo me encantou!
    Amei a resenha <3

    Responder
    • Jade Amorim

      Ele é maravilhoso mesmo né? Pega o coraçãozinho da gente de jeito. ♥

      Responder
  • Andressa Souza

    Eu já estava curiosa sobre esse livro porque a capa é lindíssima, mas sua resenha foi arrebatadora. Quero ler demais agora!

    Responder
    • Jade Amorim

      Ele é maravilhoso em todos os aspectos, Andressa! Não vai se arrepender. ♥

      Responder
  • Tatiana Gallner

    Estou extremamente encantada com a capa desse livro, já está salvo aqui nos favoritos para quando der eu comprar, achei lindo demais!
    Sua resenha está maravilhosa e despertou o desejo de ler, beijos!

    Responder
    • Jade Amorim

      Tati, fico feliz que tenha gostado, ele é realmente maravilhoso. E por dentro então as constelações! ♥♥
      Sem palavras, um dos mais lindos da minha estante, tanto em edição quanto conteúdo!

      Responder
  • Ane

    Acho linda a capa deste livro e pela resenha ele parece ser uma leitura incrível., daqueles que a gente termina querendo compartilhar a história.

    Responder
    • Jade Amorim

      Exatamente, Ane! Quando eu o li eu fiquei louca para começar a escrever a resenha dele, porque o máximo possível de pessoas precisava lê-lo!

      Responder
  • Mari

    Esse livro é maravilhoso mesmo. Fora que essa edição da Darkside tá maravilhosa, né? Eu amei a leitura!
    Beijos
    Mari

    Responder
    • Jade Amorim

      Não consigo me lembrar quando uma edição da Dark Side decepcionou, de verdade! haha
      Ele é muito incrível mesmo! ♥

      Responder
  • Yui Pink

    Oi! Gostei da resenha, o livro parece interessantíssimo. Gosto de temas de livros assim. É uma boa dica de leitura, já tá anotado aqui para uma próxima busca numa Saraiva ou Livraria Cultura qualquer. Abraços e sucesso!

    http://www.pandapixels.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Yui, super recomendo a compra viu? Mas se eu fosse você optaria por comprar online, já que os descontos são ótimos e tu consegue pegar ele por em torno de uns 25 reais. Nas livrarias eles costumam vender pelo preço de capa que é 49! xD

      Responder
  • Inajara

    Olá! Amei a resenha e adorei o livro… Sei que a gente não deve jamais julgar livros pela capa… Mas se ele for tão maravilhoso quanto a capa, com certeza vou ler! E é maravilhoso mesmo quando a gente se prende num livro que acaba devorando ele sem nem perceber… Perde a noção de tempo e espaço imerso no mundo dele… Saudades disso!

    bjs

    http://www.vintageandgeek.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Ele é tão maravilhoso quanto a capa, eu juro! Eu nem esperava muito quando comprei ele, mas nossa, melhor leitura do ano até agora! hahaha ♥

      Responder
  • Aline Amorim

    Nem lembro a última vez que li um livro em apenas um dia.
    Achei a história bem interessante e já fiquei desejando comprá-lo.
    Beijos

    Responder
    • Jade Amorim

      Espero que goste, Aline! 😀

      Responder
  • letras e costuras

    a capa/edição desse livro é tão mágica! <3
    quero muito ler ele, sempre que vejo alguém comentando dele em vídeos no youtube, é elogiando em demasia e que foi um dos melhores livros de todos os tempos. super quero!
    :****

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, é maravilhosa a capa e o conteúdo também viu? Sem tirar nem por, eu nem dava muito pela história mas amei demais quando finalmente o li! ♥

      Responder
  • Tatiane


    Eu quero tanto esse livro, tinha pedido ele de amigo secreto no ano passado, mas acabei ganhando dois outros que estavam na lista.
    Sua resenha me deixou emocionada, amei a forma como você falou sobre ele, acho que quando eu ler vou me acabar de chorar ♥
    Eu simplesmente amei ♥♥♥♥
    ótima sexta
    bjo

    Responder
    • Jade Amorim

      Tatiane, pode ter certeza que é um livro maravilhoso e emocionante de verdade! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo em breve! 😀

      Responder
  • Mari Dahrug

    A história parece ser linda e do jeito que eu gosto, vou procurar pois fiquei com vontade de ler também. Adoro quando um livro me prende desse jeito!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

    Responder
    • Jade Amorim

      Mari, pode procurá-lo tranquilamente que você não vai se arrepender! ♥

      Responder
  • Kaila Garcia

    Que resenha maravilhosa, Jade. Esse livro é um amorzinho! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Ele é incrível mesmo! 😀

      Responder
  • Mandy

    Que gracinha as estrelinhas que você fez nas fotos! Amei a resenha, gosto bastante de livros que retratam a 2ª GM (antes, durante ou depois), é uma matéria que sempre me interessou em buscar mais conhecimento sobre ela e me aprofundar nos fatos. Com certeza irei procurar esse livro pra ler. Ultimamente os livros que eu tenho lido TODOS que foram traduzidos estão com erros ortográficos, tô achando até algo comum, vou me surpreender quando encontrar um totalmente sem erros.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    Responder
    • Jade Amorim

      Mandy, eu sou apaixonada por essas estrelinhas, o nome delas é lucky star, tem toda uma simbologia em volta delas. hahaha
      Sobre a 2ª GM, se você quiser ler Em Algum Lugar nas Estrelas por isso, pode desistir, porque a guerra se é mencionada algumas poucas vezes é muito, e a história não é nem um pouco ambientada no meio dela. hahaha
      É de verdade uma história sobre amizade e perdas e aventura, é lindo demais! ♥

      Responder
  • kamii

    Ameeei a resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler! Antes essa capa maravilhosa já estava paquerando comigo a um tempinho!
    Com certeza estará na minha lista de 2017 🙂

    Responder
    • Jade Amorim

      Menina, pode ir ler sem medo, a história que tem dentro é tão maravilhosa quanto a capa! ♥

      Responder

Receba as novidades: