Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

Como sai da maior ressaca literária do ano

Quando o ano começou, eu estava a todo vapor com as leituras. Recém formada, queria colocar os anos de leitura atrasados em dia. Acabou que cumpri minha meta de 50 livros, do ano, ainda em maio. E aí eu fui perdendo o ritmo. Voltei a jogar vídeo game, comecei a assistir várias séries novas, tudo pra preencher o vazio de tempo de quem não andava disposta a ler nada.

Ainda assim, eu continuava lendo. Dois ou três livros por mês. Recebia da editora e comprava vários outros também (quem acompanha os bookhaul sabe). E aí teve o BEDA, onde me desdobrei pra fazer 31 posts. E então veio a ressaca.

Setembro terminei apenas um livro e comecei outro. Outubro… não li nenhum. Fiquei empacada em Carbono Alterado, mesmo que estivesse adorando a história. O que eu poderia fazer? As parcerias continuavam, eu precisava ser pontual. Tantos livros maravilhosos que eu tinha na estante sem serem lidos…

E aí eu decidi que precisava fazer algo sobre isso.

Conversando com alguns amigos, que não tinham o hábito de leitura como eu e queriam ler mais, eu montei um grupo. Neste grupo, resolvemos colocar em prática a técnica do sprint literário.

O que é o Sprint?

O Sprint Literário consiste em você separar alguns minutos do seu dia para focar na leitura. Pode ser 10, 15, 20 minutos. Distribuindo isso entre um compromisso e outro, lendo e parando, ele te ajuda a progredir.

Neste grupo de amigos, definimos horários específicos onde leríamos juntos. Somados, nossos sprints nos garantiriam 1h de leitura por dia. Porém, ao invés de fazê-lo direto, distribuímos em período da manhã, da tarde, fim de expediente e de noite.

Dessa maneira, não sentíamos o peso da leitura.

15 minutos é o tempo que você passa, às vezes, rolando a timeline de alguma rede social enquanto pensa no que fará a seguir. Mesmo que um livro seja lento, ou chato, ou qualquer outra coisa, 15 minutos é um tempo suportável de leitura. São só alguns poucos minutos, porque não?

Lendo de pouco em pouco, quando notei estava num ritmo de cerca de 50 páginas por dia. Metade do que costumava ler, mas um avanço de quem estava em zero. Claro que, quando a leitura deslanchava, não me impedia de ler mais. Mas pelo menos me esforçava para ler o mínimo estipulado.

E o que seria o Forest?

A parte mais difícil desse processo é conseguir realmente se focar nos 15 minutos (ou o tempo que você estipulou pro seu sprint). E neste momento, fomos apresentados ao aplicativo Forest.

O Forest é um timer que bloqueia seu celular enquanto você planta uma árvore. Se você mexer nele, sua árvore morre. Cruel, eu sei. Mas efetivo.

Você pode escolher o tempo a partir de 10 minutos até 120min. Quanto mais tempo, mais você planta e em níveis diferentes de estágio. Ao finalizar seu tempo, sem deixar sua árvore morrer, você pode juntar moedas e comprar novos modelos de árvores, ou juntar o suficiente para plantar uma árvore no mundo real.

Assim, graças ao app, eu não só tinha um timer pra saber quando o tempo do meu sprint acabou, mas também algo que me impedia de me distrair no celular.


Nisso, eu voltei a ter um certo ritmo de leitura e, em apenas meio mês, estou no quinto livro. É ótimo conseguir voltar a apreciar a leitura. E quando o dia está mais difícil, basta tirar alguns momentos. 😉

Wishlist Literária para a Back Friday
'Para Cada Infinito' me fez querer jogar RPG!
A visão sobre a mulher de Zack Magiezi em 'Notas sobre Ela'

Receba as novidades:

2 comentários
  • carol sena

    eu estou assim, desde que sai do emprego não consigo focar em ler nada, e lista não ta pequena, acho que esse ano vou ler bem menos que o ano que vem, mas amei a dica, vou baixar esse app agora e vou tentar essa técnica dos 15 minutos sim. obrigada pelas dicas

    Blog Entre Ver e Viver

    Responder
  • Carol Justo

    Adorei esse aplicativo, gostei demais da ideia e já quero ele no meu celular. <3 Mas vou ter que liberar espaço. Vou usar ele p/ tudo ahahha

    Carol Justo | Pink is not Rose

    Responder

Receba as novidades: