Raposa Crítica
Freebie Banco de Ideias
Resenhas Literárias
GUIAS TERA ONLINE

Você não é bem-vindo aqui

Vou contar um negócio para vocês, são cinco anos e meio de blogsfera  e muitas coisas mudaram, mas outras infelizmente continuam intactas, os leitores que não leem.

Sabe aquele povo que comenta um "bonito aqui, to seguindo, segue de volta?", ou aqueles que se acham um pouco mais espertos, passam o olho pelo post e falam algo bem superficial sobre o tema ou a foto, só porque querem o retorno da visita? Então, é dessa galera que eu to falando. E para todos eles eu tenho um recado:

VOCÊ NÃO É BEM-VINDO AQUI

Pode parecer um pouco rude, um pouco cruel e agressivo falar assim, tão diretamente. Mas é porque eu to saturada de engolir esse tipo de comentário e cansada de ficar me sentindo mal achando que não sou capaz de cativar a pessoa a ponto de ela não ter nada relevante sobre os meus escritos para falar. Porque a cada comentário fofo que eu recebo, eu dou um sorriso, mas um comentário desses é capaz – se o dia já não estiver colaborando – de terminar de arruinar meu humor.

Porém, com o tempo eu percebi que não sou eu o problema, mas as pessoas que fazem esse tipo de comentário. E se alguém aqui passa por isso e se pergunta a mesma coisa, saiba que seu conteúdo é lindo porque você se dedica pra isso e se a pessoa não gostar do que diz, a porta da rua sempre será a serventia da casa.

Em muitos blogs que leio, eu vejo muito o conselho de definir seu nicho. Qual o seu nicho? Que tipo de leitor você quer atingir? Bom, a minha resposta é: eu quero leitores que leiam!

Eu quero leitores que venham aqui e vejam o que escrevi, que gostem e, mesmo que não comentem, se disponham a perder minutos de seus dias para conhecer o que sai da minha cabeça. Os que comentam, muito obrigada, amo todos vocês, é bom inclusive para eu conhecer seus blogs, porque quero conhecer quem quer me conhecer através de minhas palavras.

Agora, se você não quer me ler, tá fazendo o quê aqui? Eu não quero números, eu quero leitores! E não me importo se esse post vai fazer com que as minhas visitas diminuam ou qualquer coisa do gênero. Antes só do que mal acompanhada.

E tenho dito.

5 atividades de rotinas na minha vida de blogueira
Quando amar se tornou uma maldição
[ FREEBIE ] Tenha sempre o que postar no blog com o Banco de Ideias

Receba as novidades:

39 comentários
  • Juliana Borges

    Olha, eu concordo em partes com o que você disse. Todo blogueiro (pelo menos a maioria) usa aquele esquema de retribuir visitas, pois esse é um meio de divulgar o blog, mas ele não ta sempre com vontade de ler posts, ou então, ele simplesmente não tem o menor interesse no assunto que é falado no blog. Eu por exemplo odeio ler posts sobre resenha de maquiagem e tals, porque não gosto dessa parte de beleza, então seria até falso se eu fizesse um super comentário sobre o assunto. Ainda tem algumas pessoas que, por mais que tenham gostado do post, simplesmente não curtem muito ficar estendendo o comentário. Cada um é cada um né. Mas tem gente, que, por puro egoísmo, finge que lê os posts e comenta qualquer coisa em qualquer blog que esteja. Acho que esse é o tipo de blogueiro que acha que só o seu trabalho deve ser reconhecido, sabe? Bom, mas eu tento ligar o f*da-se pra esse gente, afinal, quem ta deixando de ler e aprender algo super legal são eles 😉
    xoxo

    http://www.s2juuh.blogspot.com.br/

    Responder
  • Marcela Rabello

    Oi jade!
    Acabei de conhecer o seu blog e já te aplaudo de pé, pois está cada vez mais difícil encontrar pessoas na blogosfera que pensem assim. Achei seu post super bem escrito e determinado, adorei! Ao todo tenho dois anos de blogosfera e já não suporto esse tipo de comentário "oportunista", imagina você então!
    É por isso que passei a ignorar comentários desse tipo e comecei a participar da campanho "sigo porque gosto", você jé conhece?

    Link da campanha: http://sigoporquegosto.tumblr.com

    Continue assim, que voltarei sempre! 😉 Beeijos,

    http://www.marcelarabello.com.br

    Responder
  • Camila

    Acho os que falam qualquer coisa a respeito do tema, sem ler, piores do que os que pedem sdv! Uma vez falei sobre um livro e repeti inúmeras vezes que o livro era irritante, que a narrativa entediou, que o autor viajou… falei milhões de vezes… uma pessoa foi lá e comentou: "UAU, esse TAMBÉM é meu livro preferido, ele é muito incrível mesmo!"… fiquei com cara de tacho :s
    E o que me dá mais raiva, é q essas mesmas pessoas visitam os blogs famosinhos e leem cada letra de uma propaganda de papel higiênico, por exemplo… –'

    Estou contigo e super apoio! Leitores que leem tbm é o meu sonho!

    Blog Subexplicado

    Responder
  • Evelin wagner corrêa

    Essa postagem me definiu tanto! Não acredito que as visitas do teu blog venham a despencar por causa desse desabafo, afinal de contas o blog é teu e tu fala aqui sobre o que tu queres, o mínimo que as pessoas que vem até aqui deveriam fazer é, se comentarem, que comentem algo que tenha realmente sentido!
    Já tive muitos comentários, e ainda tenho, a maioria é assim, de "tô seguindo, retribui?", "passei por aqui pra ver sua postagem e já estou seguindo, vem conhecer meu canto também", etc, etc, etc… Tá, quer que eu visite o teu blog, beleza, mas não faz só esse comentário.
    É muita gente com blog, que quer apenas atenção, quer apenas seguidores e não, como tu mesma disse, leitores.
    Participo da blogsfera desde os meus 13/14 anos, nesses 11 anos, ví de tudo, mas essa moda nova, tá de morrer.

    Beijos

    Lovely Evv
    Instagram da Evv

    Responder
    • Jade Amorim

      É um mal antigo, né Evy? Mas tudo bem, a gente é melhor que isso! Obrigada pelo coment! :3

      Responder
  • Tais Basso

    Você falou TUDO menina!!!
    Quando as pessoas deixam recado assim para mim, eu ignoro, apenas agradeço pela visita mas não sigo essas pessoas… se eu sigo, é porque eu gostei… se você me segue, é porque você gostou do meu blog, certo? Eu sigo mais por e-mail, e quando o blog não tem aplicativo, eu mando e-mail para blogueira colocar o aplicativo… e estou pedindo pra você colocar também (rs) no seu blog pois gostaria te seguir por e-mail.
    Beijinhos.

    Responder
    • Jade Amorim

      Tais, compartilho da sua opinião, se eu sigo ou visito alguém, é porque gostei. No momento eu to tentando arrumar várias coisas em relação ao blog, uma delas é o feed e a news, mas por enquanto você pode me seguir pelo bloglovin, ele funciona como uma feed! 😀
      http://www.bloglovin.com/en/blog/12459365
      Beijos.

      Responder
  • Tess Quirino

    Concordo plenamente. É muito decepcionante passar horas escrevendo um texto para um ser-humano vir e comentar "que legal, me segue?"

    Alias eu acho essa de mendigar seguidores em todas as redes sociais um saco, mas de longe no blog é a pior coisa.

    Não conhecia seu blog. Achei muito original.

    parabéns!

    Responder
    • Jade Amorim

      Seja bem vinda, Tess! De fato, esse mendigar de seguidores sempre foi uma prática super criticada por mim mesma, eu fico super incomodada só de ver.
      Volte sempre! 🙂

      Responder
  • Raíssa França

    É chato receber comentários assim, não é nada demais tirar um tempinho e se dedicar ao texto escrito. É que as pessoas só se preocupam com quantidade e não com qualidade. Beijo!

    Responder
    • Jade Amorim

      Exato, Raíssa. Eu sempre paro para ler o que todas que comentam por aqui escrevem, acho o mínimo a se fazer!

      Beijos.

      Responder
  • Bruna S.

    Oi Jade! Primeiramente, parabéns pela coragem de falar abertamente sobre isso. Ao meu ver, são essas pessoas que só comentam/seguem esperando retribuição que tornam a blogosfera cada vez mais limitante. Acredite, a culpa não é tua. Teu blog é ótimo e isso está acontecendo com todos. Não tenho nenhuma amiga blogueira que não relate as mesmas coisas. E isso é tão triste, né? Porque as pessoas escolhem tornar seus blogs tão vazios a ponto de só desejarem números. Também me irrita muito ler esses comentários do tipo "amei o post, segue meu blog?". Parece que as blogueiras não valorizam o trabalho que as colegas fazem. Como se só o delas tivesse valor. Já escrevi sobre isso no meu blog também, é algo que me incomoda e que me faz não retornar no blog de quem faz isso.
    Beijo, Bruna S. do Chanel Fake Blog |

    Responder
    • Jade Amorim

      Olá, Bruna. Muito obrigada, eu realmente vejo muitas blogueiras comentando por debaixo do pano, mas não vejo muitas falando abertamente sobre isso. Quanto ao caso, sempre aconteceu, sabe? Mas hoje isso passou a me irritar mais, meio que me sinto "velha pra isso". E de fato, as blogueiras atualmente com essa história de ganhar dinheiro querem só o ouro, mas se esquecem do que é realmente ter um blog.

      Obrigada pela visita, volte sempre! 🙂

      Responder
  • Jessica M

    Poxa, como isso é chato. Eu sai do blogger porque achei que isso fosse parar (ja que em wordpress sequer tem como seguir). Mas o problema persistiu e continuo recendo comentários ao estilo "legal a postagem, da uma passadinha no meu blog?).
    Ontem mesmo pensei várias vezes se eu deveria parar de blogar. Tem horas que desanima. Outro dia fiz uma postagem fotográfica, e escrevi duas linhas, e nem isso leram!!! Quanta falta de consideração.
    Mas sempre tem alguém que lê e te encoraja, e isso vale por todos os outros descarados rs.
    Beijos.

    Responder
    • Jade Amorim

      Não pare não, Jessica. Desanima esses comentários mas existe uma quantidade muito maior dos bons! *-*

      Responder
  • Sâmia Laços

    Vi seu post depois que uma colega compartilhou num grupo que participo e concordo que esse é O problema da blogosfera. Um problema que prejudica a todos, porque no final das contas todo mundo acaba sendo inserido nesse cenário robotizado de comentários sem qualquer conteúdo ou as mensagens de "visita meu blog" em todas as divulgações em grupos do facebook.
    As pessoas não sabem mais diferenciar qualidade de quantidade e sequer sabem a definição de bom senso.
    Mas sabe qual o resultado disso? Milhares de blogs fantasmas, com leitores igualmente fantasmas: não existe interação com o conteúdo produzido, qualquer influência sobre o leitor e muito menos leitores fiéis.
    Beijos,
    Sâmia Laços do Closet Criativo

    Responder
    • Jade Amorim

      Nossa, fico feliz que tenham gostado e compartilhado o link do post! E é exatamente isso que você falou, leitores fantasmas para blog fantasmas. Que graça tem? Obrigada pela visita. 🙂

      Responder
  • Pepa

    Oi Jade, é a Vi, esse é um problema que a maioria dos blogueiros que desejam ter um conteúdo enfrentam, porque tem aqueles blogueiros que estão acreditando na fabula de que blog da dinheiro, e esta tentando conseguir um bom numero de seguidores custe o que custar.
    Blog até pode dar dinheiro, mas podemos contar nos dedos quem são as pessoas que vivem de blog, a maioria se dedica, porque gostam, porque querem conhecer pessoas, mesmo que seja virtualmente, querem trocar experiências..
    Quando vou responder comentários, visitar blogs, procuro fazer exclusivamente isso, para me dedicar, ler, entender, dá trabalho, mas se desejo ser respeitada, tenho que respeitar as pessoas.
    Muitos beijos,Vi

    Responder
    • Jade Amorim

      Vi, é exatamente isso! Se você quer ser respeitada, respeite! É tão simples, básico e fácil que não entendo porque não conseguem fazer isso! 🙁

      Responder
  • Camila

    Concordo plenamente!!
    Passo pelo mesmo problema… é tão triste pois quem ama escrever se sente tão rejeitado!! Foi ótimo ter tocado nesse assunto..
    A maioria das blogueiras são preguiçosas demais e só pensam em número..
    Coloquei seu post na minha divulgação de hoje o

    http://www.chadecalmila.com

    Responder
    • Jade Amorim

      Eu me sinto muito mal às vezes, outras consigo ignorar e seguir minha vida, mas ainda assim, não é fácil!

      Responder
  • Fábio Alves

    Hehehe… Gostei do desabafo! Ou seria uma bronca?!? Enfim… tb fico chateado com os comentários do tipo "Gostei do blog. Tô te seguindo, me segue de volta!". Afinal, de q adianta a quantidade, não é mesmo?!? Qr pessoas q leiam e possam acrescentar algo para a melhoria da minha escrita. Seria pedir demais em um país onde as pessoas não leem???

    Responder
    • Jade Amorim

      É bem uma bronca para todos que servirem a carapuça. E concordo contigo, é pedir demais que as pessoas leiam um texto antes de querer se auto divulgar?! haha

      Responder
  • Alex Araujo

    Concordo com vc Jade, eu tbm fico possesso de raiva ao ver pessoas fazendo esses comentários vazios.

    Apesar de não ter o meu blog ainda (estou desenvolvendo 5ª versão daqueeele projeto que eu te falei, mais talvez eu o lance até o final desse ano) eu meio que tomo as dores de quem é "vítima" desse tipo de comentarista (se é que se pode chamar assim esses falsos leitores…)

    Tenho que conefessar que muitos fazem isso (geralmente blogeiros de primeira viagem) na inocência, já que não tem muita noção de que essa é uma prática abominável na blogsfera. Mais tem outros que fazem por safadeza mesmo, só para tentar aumentar o page rank de seu blog no Google através dessa técnica de SEO Black Hat.

    Vou deixar um link aqui que talvez possa servir pra vc ou algum de seus leitores. É sobre o atributo rel="nofollow", que serve para impedir que os robôs do Google sigam os links para certas páginas externas.
    https://support.google.com/webmasters/answer/96569?hl=pt-BR

    Bjo, espero que esse link seja de alguma serventia 🙂

    Responder
    • Jade Amorim

      Alex, eu li sobre esse mecanismo recentemente, eu vou procurar saber mais sobre ele, muito obrigada pela dica! 😀

      Responder
  • Gabriela Freitas

    NADA PIOR
    Detesto, em negrito itálico e sublinhado, abrir meus comentários e dar de cara com alguns que não agregam em nada. Raras as vezes que devolvo visita, eu comento nos blogs que eu gostei, porque são os que tem a ver comigo, tem uns que eu leio e nem falo nada por preguiça ou não saber bem o que comentar. A blogesfera deu uma aumentada ultimamente e com ela surgiram mais desses "falsos leitores". Tenho nojo, exatamente isso, nojo de quem que quer crescer sem merecer reconhecimento nenhum. Se teu blog for bom, cara, ele vai bombar e você não precisa fingir que curtiu um texto ou espalhar comentários pela blogesfera, isso é feio, patético e ~maisumavez~ nojento.

    http://www.novaperspectiva.com/

    Responder
    • Jade Amorim

      Gabriela, me abraça! Você entendeu completamente o espírito da coisa! Eu também fico revoltada que nem você nesse tipo de situação! Falsos leitores nunca foram bem vindos aqui e nunca serão!

      Beijos.

      Responder
  • Morgânia Almeida

    Levei um susto ao ler tua chamada…Isso não costuma acontecer comigo, acho que é porque meu blog é novo.
    🙂
    Beijos

    Responder
    • Jade Amorim

      Morgânia, sorte a sua! E a chamada era para dar susto mesmo! haha

      Responder
  • Ariana Coimbra

    Adorei o post. Comenta de volta Jade? kkkkkk

    Isso é terrível, torra a paciência da gente mesmo. E a gente sempre sabe quem leu ou não.

    Responder
  • ღღღღ Cici ღღღღ

    kkkkkkkkkkkkk… adorei seu post!
    Cheguei aqui através de uma amiga, pois esta semana tb desabafei no meu blog com relação à esta chatice.
    Eu me acho bem paciente, mas tudo tem limite, né!
    Bjns
    🙂

    Responder
    • Jade Amorim

      Cici, isso é uma coisa que todo mundo sofre com, né? É uma pena! 🙁

      Responder
  • Ohana Fiori

    Acho que as pessoas não entendem que para ter um blog, não é necessário somente falar coisas legais e receber produtos de loja para resenhar. Estamos aqui para nossas opiniões e queremos que elas sejam lidas e discutidas como iguais.

    Estamos aqui também não só para escrever mas para ler também, entrar no mundo blogger é ser tanto blogueiro quanto leitor dos outros blogs, admiradores, e entre outros. É triste ver como é tomado o rumo das coisas hoje em dia.

    Acabei de ler um post no grupo "Leitores DDM" de uma menina que havia comentado no blog da outra, duas frases eram sobre o post e o resto era auto-divulgação. Acho isso ridículo… Porque né, se a pessoa não quer ler o post, vai embora, não força comentário não. hahaha

    Eu também fico meio down quando esses comentários aparecem no meu blog. (Eu amei quando recebi o seu *-* hahaha), porque a gente escreve um post super bacana e tal e a pessoa fala "Também gosto, acho legal" ou "Ai amei td" e poem o link do blog e fim. Dá até depressão de responder o comentário ahahahahaha (na verdade eu nem sei o que responder xD)

    Triste realidade Don't be so shy <3

    Responder
    • Jade Amorim

      Ohana, as pessoas se esqueceram pra que que é um blog. Esses rumos não são de hoje. Também detesto auto-divulgação e faço questão de não visitar blogs assim!

      Beijos.

      Responder
  • Fernando

    Olá Jade.
    Isso é uma coisa que, infelizmente, não vai mudar nesse mundo dos blogs. A conquista pela audiência faz com que as pessoas saiam comentando de forma frenética e nem se dão ao trabalho de ler a postagem. E se a postagem se estender um pouco então….. Aí complica. Sabe, como não consigo postar muito, tento manter aqueles leitores que sempre comentam no meu blog e cada comentário que recebo deles me faz continuar, mesmo que de vez em quando eu receba aquele comentário insólito "muito bom seu post". Escrever faz bem e com o tempo fui deixando de ligar para isso, mas que aborrece, aborrece, sim, não tem jeito.
    Grande abraço
    Blog Fernu Fala II

    Responder
    • Jade Amorim

      É Fernando, isso é uma coisa complicada. Eu mesma tenho mania de falar demais nas minhas postagens, então meus leitores fantasmas são muitos. Mas é como você disse, cada comentário é um motivo para continuar!

      Responder
  • Bianca

    Eu também odeio comentários desse tipo! Um dia postei sobre um livro que li e não gostei e recebi um comentário do tipo "também adorei esse livro, é ótimo", fiquei com muita raiva! Os comentários de "já estou te seguindo, me segue de volta?" também me irritam, eu só sigo quem eu realmente gosto e me identifico, quando recebo comentários assim nem visito o blog.
    Beijos

    Responder
    • Jade Amorim

      Bianca, isso já aconteceu comigo também. É nesse tipo de situação que a gente pega esses falsos leitores no pulo. E minha reação também é a mesma, se comenta assim, não vou nem perto do blog da pessoa. Isso mais afasta leitores do que os aproxima.

      Responder

Receba as novidades: